MAI/JUN 2020 - Edição 229 Ano 33 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Centro Colombo, referência no varejo europeu, agora tem todas as lojas abertas e segue rígido protocolo contra a crise sanitária

16 de junho de 2020 | por Solange Bassaneze | Fotos: Divulgação
Com a suspensão da quarentena em Portugal, o shopping se preparou para o novo normal

Portugal adotou medidas de combate logo no início da pandemia e foi um dos países europeus mais eficazes na prevenção à Covid-19. Apenas o comércio essencial ficou aberto, inclusive nos shoppings. Por isso, a suspensão da quarentena se deu no início de maio, depois de um mês e meio de confinamento. No caso dos shoppings, a reabertura completa das operações aconteceu em 1º de junho em todas as regiões do país, exceto em Lisboa, que as medidas foram prolongadas até 14 de junho. Situado na capital do país, o Centro Colombo adotou um rígido protocolo para o combate ao coronavírus logo no início da pandemia já que os serviços essenciais nunca pararam de funcionar. 

Centro Colombo abre pós pandemia com protocolo rigoroso - Revista Shopping Centers
Centro Colombo é um dos empreendimentos da Sonae Sierra, que fica em Lisboa (Portugal)

Segundo Paulo Gomes, diretor do empreendimento, a segurança e o bem-estar dos visitantes, lojistas e colaboradores continuam sendo prioridade. O retorno das atividades cumpriu todas as medidas de prevenção e contenção para controle da doença, mantendo, inclusive, articulação com as autoridades de saúde e governamentais.

“O Centro Colombo e os lojistas estão completamente concentrados em garantir que as compras sejam efetuadas dentro dos mais elevados padrões de segurança. Todas as medidas da Direção-Geral de Saúde foram aplicadas de imediato de uma forma zelosa.”

Novo protocolo

Foram implementadas as seguintes medidas: 

  • Instalação de dispensers de álcool em gel em todas as entradas e em locais de maior fluxo ou passagem, como sanitários e fraldários;
  • Aumento do efetivo das equipes de facilities para garantir uma maior frequência de limpeza e desinfecção das superfícies; 
  • Reforço das rotinas de limpeza dos sistemas de ventilação e do ar condicionado, que é renovado a cada 10 minutos;
  • Permanência de um vigilante em cada acesso ao shopping para assegurar a obrigatoriedade de uso de máscara e de álcool em gel. O profissional alerta ainda para que todos respeitem e cumpram com as normas de conduta que estão afixadas nas entradas e no interior do mall. Além disso, ajuda no controle do cumprimento da capacidade conforme determinação do governo;
  • Os prestadores de serviços devem estar paramentadoscom equipamentos de proteção individual, como luvas e máscaras;
  • Sinalização e avisos por meio do sistema de som das boas práticas de conduta social, com ênfase para o distanciamento social de 2 metros;
  • Sinalização de circulação para manter o distanciamento e organizar o fluxo; 
  • Apoio aos lojistas na reabertura e no cumprimento dos decretos definidos pelas autoridades.

Ajuda ao lojista

Enquanto apenas as operações essenciais estavam abertas, a administração manteve um diálogo permanente com todos varejistas. “Decidimos suspender, a partir de abril, a emissão das faturas relativas ao pagamento da remuneração no âmbito do contrato de utilização de cada loja. O objetivo foi aliviar a atual situação financeira dos vários operadores. Outra providência foi reduzir as despesas comuns durante o período em que vigorou o estado de emergência no país”, explica Gomes. 

Paulo Gomes, diretor do Centro Colombo - Revista Shopping Centers
Paulo Gomes, diretor do Centro Colombo

Relevância no setor

O Centro Colombo foi o primeiro shopping temático e o de maior dimensão na Península Ibérica e revolucionou o panorama do comércio e lazer em Portugal. O empreendimento conta com uma alta capacidade de atrair investidores internacionais – algumas lojas, como a Fnac, instalaram-se pela primeira vez em um shopping em Portugal. Ainda hoje, é uma referência no varejo na Europa. “É o empreendimento com as maiores vendas e receita do portfólio da Sonae Sierra”, conta Gomes. O volume de vendas em 2019 teve alta de 2,5% em relação ao ano de 2018. Por ano, recebe 26 milhões de visitantes. 

Infraestrutura Centro Colombo pós pandemia - Revista Shopping Centers

Apesar de ter mantido as portas abertas com as lojas essenciais durante o estado de emergência, houve queda natural do número de visitas, já que a população acatou muito bem as recomendações do governo e dos órgãos de saúde. 

Segundo Paulo, ainda é muito cedo para fazer um balanço ou previsões das perdas. “Acreditamos que, como aconteceu em outros momentos de crise, os shoppings vão se adaptar para encontrar soluções equilibradas para proprietários, gestores e lojistas, ultrapassando este momento juntos e da melhor forma”, reforça. 

Fachada Centro Colombo - Revista Shopping Centers
O empreendimento conta ainda com duas torres comerciais. Cada uma tem cerca de 2.500 funcionários, que também são clientes fiéis do shopping

Diferenciais 

O empreendimento destaca-se da concorrência pelo posicionamento premium, pela sua oferta única, concretizada num espaço de excelência, com localização privilegiada na cidade. Fica próximo ao aeroporto e é de fácil acesso, sendo possível se chegar de ônibus, metrô e carro.

Com 408 mil m² de área construída e 114.856 m² de ABL, possui 325 operações. Dessas, 23 são âncoras, como Hipermercado Continente, Primark, Fnac, Zara, H&M, Worten, entre outras. O mix com grande número de lojas conceito atende os consumidores mais exigentes assim como as opções de lazer e entretenimento. As salas de cinema e o bowling city também puderam ser reabertos em 15 de junho. 

Bowling City Centro Colombo - Revista Shopping Centers
Bowling City e as salas de cinema também foram reabertos

O shopping recebe regularmente várias exposições relevantes, mas foram estabelecidos novos planos por conta da pandemia. O projeto A Arte Chegou ao Colombo, por exemplo, sempre trouxe obras e instalações artísticas, que não estão mais expostas nos museus. O objetivo é torná-las acessíveis ao grande público. O evento completa uma década agora em 2020 e é referência nacional. Entre as obras recebidas, estão a de artistas portugueses como Joana Vasconcelos, Paula Rego e, mais recentemente, de Vieira da Silva. Andy Wharhol ou Roy Lichtenstein são alguns dos destaques de nomes internacionais que já participaram do projeto. A exposição está mantida, mas terá um formato diferente do que o público está acostumado. 

Novos investimentos 

Durante o estado de emergência, o marketplace foi implementado em todos os shoppings geridos pela Sonae Sierra. A plataforma continuará sendo mais um canal de venda para os lojistas. “Em parceria com o marketplace Dott, disponibilizamos a adesão gratuita à plataforma. Além disso, até o dia 31 de maio, não houve cobrança de qualquer comissão sobre estas vendas. O balanço é muito positivo. A medida tem ajudado sobretudo os lojistas de menor dimensão que, até então, não tinham plataforma de e-commerce”, detalha o diretor. 

Drive in Centro Colombo - Revista Shopping Centers
Drive-in no estacionamento do Centro Colombo

O sistema de drive-in também foi criado neste período e sua continuidade ainda está sendo avaliada. “O serviço teve como objetivo aumentar e melhorar a oferta aos clientes. É mais uma ferramenta para fortalecer a omnicanalidade e assegurar que estamos em linha com exigências dos visitantes”, declara Gomes. 

Ponto turístico

Por receber turistas do mundo todo, o Centro Colombo se preocupa em oferecer uma boa experiência. O empreendimento faz parte do itinerário do hop on hop of Cityrama Grayline, ônibus turístico que percorre a cidade. 

No interior do mall, toda a sinalização é bilíngue assim como o website. Também há serviço de car sharing e três lojas são dedicadas ao tax refund, sendo que a maioria das operações adere ao tax free. “Ele também está na vanguarda em relação ao atendimento ao cliente via WhatsApp, que é realizado em inglês durante o horário de funcionamento do shopping. Em 2020, ainda haverá novidades na comunicação”, revela Gomes. 

Gastronomia diversificada

Segundo o diretor, a modernização dos food courts é uma tendência global. Atualmente, o empreendimento possui 60 operações de alimentação, entre fast-foods e restaurantes com diversos tipos de gastronomia como portuguesa, japonesa, americana, italiana, mexicana etc. 

Antes da pandemia, já havia um projeto de expansão, que visa criar uma nova área de restaurantes. O espaço estará ainda mais alinhado com as tendências atuais em termos de gastronomia e entretenimento. 

De acordo com o diretor, ainda é muito cedo para dizer que será adiado. Mas, eles seguem comprometidos com a expansão e a renovação da área e pretendem avançar conforme tinham planejado. 

Pertinho do estádio

Além de estar bem próximo a uma estação de metrô, o Centro Colombo fica em frente ao Estádio da Luz, do Clube Benfica. Em dias de jogos, o fluxo aumenta durante um curto período, especialmente na Praça de Alimentação e estacionamento, que possui mais de 6 mil vagas. É algo que faz parte da operação do shopping. 

O campeonato português retornou no início de junho sem a presença da torcida. Quando o público puder retornar aos estádios, o shopping segue preparado para receber os torcedores como sempre fez. 

O projeto

Quando foi inaugurado em 1997, o Centro Colombo rompeu barreiras por ser temático. A arquitetura e o design estão relacionados com a aventura marítima dos descobrimentos, um dos períodos mais relevantes da história de Portugal. 

Arquitetura Centro Colombo - Revista Shopping Centers
A arquitetura do empreendimento surpreende o visitante 

A Praça dos Navegantes relembra a audácia dos descobridores e o revestimento colorido do piso reproduz os mapas da época. Já a Praça Central, chamada de Trópico de Câncer, tem uma enorme rosa dos ventos, que demarca todos os lugares do empreendimento. Entre as duas praças, fica a Avenida dos Descobrimentos, revestida com mosaico português.

Um dos pilares do grupo

Há mais de 20 anos, a Sonae Sierra assumiu um compromisso com o meio ambiente e a sociedade. Por isso, aposta na implementação de medidas de eficiência na gestão de energia, água e resíduos. Também tem medidas para melhoria da segurança e saúde e integração da sustentabilidade na sua estratégia de negócio. 

Até 2018, melhorou a ecoeficiência dos seus centros comerciais na maioria dos indicadores-chave: 

  • Reduziu as emissões de gases com efeito de estufa em 79%;
  • Diminuiu o consumo de eletricidade em 47%; 
  • Reduziu o consumo de água em 23%;
  • Aumentou a taxa de reciclagem de resíduos em 239%. 
“No caso do Centro Colombo, aderimos no início deste ano ao Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020. A finalidade é implementarmos medidas sustentáveis adicionais tanto nele como no Centro Vasco da Gama”, afirma o diretor. 
Iluminação por LED Centro Colombo - Revista Shopping Centers
Toda a iluminação dos três pisos com lojas está sendo substituída por LED

Entre as medidas estão: instalação de iluminação LED no interior e exterior do empreendimento; manutenção dos sistemas de gestão técnica da iluminação e dos sistemas de ar condicionado; instalação de equipamentos redutores em torneiras, descargas e chuveiros; e investimentos em sistemas de rega mais eficientes.

A sustentabilidade faz parte da estratégia da Sonae Sierra. “Nos empenhamos para que as operações de todos os mercados em que estamos presentes minimizem o impacto ambiental e sejam seguras”, destaca Gomes.

  • GOSTOU? COMPARTILHE: