Ciudad Cayalá é ícone do neourbanismo na Guatemala
O master plan reúne tudo em um só lugar
Olhares de diversas partes do mundo se voltaram para a Ciudad Cayalá desde que começou a ser construída na Cidade de Guatemala. Sua história tem mais de um século, mas o master plan assinado pelo arquiteto e urbanista Léon Krier começou a ser planejado em 2003. A proposta desta área é proporcionar uma experiência marcante e memorável aos visitantes e moradores. O projeto de alto padrão privilegia em sua totalidade áreas ao ar livre desenhadas cuidadosamente para serem desfrutadas em família. Há vários restaurantes, hotéis, áreas desportivas, centros de entretenimento, espaços religiosos, universidades, escolas e muito mais. Além disso, há áreas de escritórios e residenciais integradas à zona comercial, cujo acesso se faz a pé e permite uma sinergia empresarial saudável e de muito valor. Esse modelo pioneiro serve de inspiração para outros países, além da Guatemala.
Segundo Héctor Leal, diretor-geral de Ciudad Cayalá, o local se distingue pela arquitetura, segurança e variedade de serviços. “Cayalá privilegia a qualidade de vida com áreas verdes, zonas de pedestres, lojas e restaurantes. O planejamento urbano dá prioridade à segurança e ao conforto dos residentes e dos visitantes. É um ambiente exclusivo e cosmopolita”, diz.
A história mais recente
Inaugurado em 2011, o local passou por expansão ao longo dos anos. Algumas delas são consideradas muito especiais, como a segunda fase do Paseo Cayalá, depois Distrito Moda, Cayibel, Igreja Católica, Cayaland e Plaza Nogales. “A Ciudad Cayalá já teve um crescimento de mais de 32 mil ㎡ em áreas comerciais, 27 mil ㎡ de escritórios e conta com mais de 4.500 vagas de estacionamento para veículos e motocicletas.” E isso foi acompanhado por projetos como Décimo, Cardales,, Distrito Empresarial, Belesa e Lirios, entre outros.
“A expansão da área comercial tem sido fundamental para o nosso desenvolvimento contínuo. Com o tempo, lojas, boutiques, restaurantes, opções de entretenimento e serviços foram adicionados para atender às necessidades dos residentes e visitantes. Isso contribuiu para que se tornasse um destino atraente de alta qualidade.”
Desde o início, Cayalá foi projetada para gerar comunidades integradas, sendo expoente do neourbanismo nacional. Antes era denominada como Paseo Cayalá. No entanto, com o passar do tempo, nasceu o conceito de cidade, pois existem áreas comerciais que se misturam harmoniosamente com as residenciais e as de escritórios, estando todas a curtas distâncias. “Desta forma, o pedestre se torna mais relevante do que o veículo, o que naturalmente promove a convivência comunitária em nossos espaços, promovendo assim a integração, como acontece em uma cidade. E isso marca a evolução de uma área comercial e de entretenimento ao ar livre, hoje, Cayalá é um complexo urbano mais amplo, com serviços, comércio e moradia”, explica Leal.
O mix comercial
A ABL total é de 198.619 ㎡, incluindo áreas comerciais, residenciais e de escritórios. Atualmente, possui mais de 50 lojas, com destaque para Banana Republic, Guess, Mango, DKNY, Adidas, Ishop, Arturo Calle, Columbia, Naf Naf, DevRed, Levis, Fratelli, Parfois, Swarovski, QuickSilver, Skechers, Totto, Velez, Bass, Fetiche, Cemaco e Cinépolis. “A harmonia do lugar e a mistura de lojas e entretenimento é o mais importante para a experiência das pessoas que nos visitam”, detalha Leal.
É conhecida muito ainda por promover eventos culturais, concertos ao ar livre, festivais de arte, feiras de alimentos, celebrações comunitárias, inaugurações, lançamentos de produtos exclusivos, eventos beneficentes e esportivos.
Há muito entretenimento para toda a família, desde áreas esportivas com mais de sete quadras de futebol, uma piscina olímpica e sete academias. Para crianças e adolescentes, há um parque de trampo, Dodge Ball e uma parede de escalada; podem ainda usar o Canopy com um percurso de mais de 500 m a uma altura de 170 m. “Temos ainda para os pequenos a Cayaland, onde podem andar no carrossel, na pista de carros, escolher entre jogos mecânicos, trampolins ou um Eurobungy. Para os amantes do cinema, há sete salas. Já quem gosta de show, há uma esplanada onde se organizam concertos de artistas de renome mundial. Há ainda salões para eventos sociais ou corporativos com capacidade para até 500 pessoas.”
A oferta gastronômica também é ampla, podendo encontrar restaurantes com serviço da culinária chinesa, mediterrânea, italiana, mexicana, fondues, steakhouse, frutos do mar e alta gastronomia. Há ainda fast-foods que oferecem hambúrgueres, tacos, pizzas e sanduíches. “Temos também um mercado gastronômico “Cayibel”, onde você pode saborear pratos de marcas empreendedoras, que podem ser harmonizados com vinhos, cervejas e coquetéis”, conta o diretor-geral.
Fluxo e vendas
A Ciudad Cayalá está posicionada como um destino turístico da Guatemala, por isso, recebe muitos estrangeiros, sendo a maioria dos Estados Unidos, El Salvador, Honduras e Europa com destaque para a Espanha. O fluxo é de 500 mil visitantes por mês. “O maior movimento de turistas se dá na temporada de Natal, entre novembro e janeiro.”
O ano de 2023 foi muito positivo. As vendas anuais superaram em mais de 67% o ano anterior. O início de 2024 começou com muito movimento e foi o primeiro ano em que excederam as metas em quase 300%. “O ano passado teve resultados melhores do que o período pré-pandêmico, o que mostra um mercado recuperado e em crescimento. “Marcas de renome procuraram a Cayalá para fazer parte de nosso mix porque veem o potencial de nosso projeto. Em 2024, estamos otimistas e esperamos um crescimento de 20% na receita.”
Segundo o diretor-geral, após a pandemia, os clientes passaram a confiar ainda mais na Ciudad Cayalá devido à segurança de seus espaços abertos. “Todos os dias, vemos muitas famílias fazendo compras e se divertindo em nossas áreas comerciais, pessoas passeando com seus animais de estimação, jovens fazendo compras e se divertindo com seus amigos, casais tomando uma taça de vinho ou pessoas em trajes esportivos correndo pelas ruas. Cayalá se tornou uma inspiração que nos levou a vários mercados.”
Cuidados com o meio ambiente
Em busca do equilíbrio entre o urbanismo e a natureza, Leal diz que promovem a cultura de desenvolvimento sustentável. Por exemplo, coletam os resíduos gerados nos espaços comerciais e residenciais e, em seguida, os transferem para uma área, onde esses materiais são classificados e, em seguida, descartados para reciclagem ou reutilização. “Dessa forma, evitamos contribuir para que os resíduos cheguem ao aterro sanitário da cidade, reduzindo o uso desse serviço em até 70%. Além disso, por meio de nossas estações de tratamento de águas residuais, cumprimos as normas ambientais do país, fornecendo um processo adequado para as águas residuais, a fim de evitar a contaminação de afluentes. Parte da água tratada é reutilizada para irrigar áreas verdes próximas às nossas estações de tratamento, evitando assim o uso de irrigação convencional.” Nos viveiros, reproduzem as plantas ornamentais que plantam em todos os projetos comerciais e residenciais. “Além disso, parte dos benefícios é a produção de fertilizante natural por meio de compostagem, que usamos em nossos viveiros e áreas verdes”, conta. Enfim, esses cuidados contribuem para que os clientes possam vivenciar uma belíssima experiência na capital do país.