SET/OUT 2023 – Edição 249 Ano 36 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Integrado às belezas naturais, Larcomar é um ícone na capital peruana

3 de outubro de 2023 | por Solange Bassaneze | Fotos Divulgação
O shopping passou por mudanças nos últimos anos e se tornou um dos mais importantes ativos do Parque Arauco no país

Sabe aquele lugar que você não pode deixar de ir? O Larcomar é um desses pontos. Situado na cidade de Lima, o shopping tem uma localização privilegiada no calçadão de Miraflores e foi construído sobre uma falésia, junto a um parque e com uma belíssima vista para o mar. Isso o torna um ponto de parada obrigatória para os consumidores locais e turistas de outras cidades peruanas e países.

Inaugurado em 1998, recebeu investimentos de US$ 60 milhões e tem muitos momentos memoráveis em sua história. “Ao longo destas duas décadas e meia, tecemos uma rede de tradições e eventos que refletem o nosso objetivo de criar espaços de encontro e diversão que contribuam para melhorar a vida das pessoas”, afirma César Morales, gerente de experiência de clientes Peru, do Parque Arauco.

Reposicionamento

Em 2010, o empreendimento foi adquirido pelo grupo internacional Parque Arauco e, a partir do ano seguinte, arquitetos internacionais desenharam e implementaram sua transformação, desenvolvendo um espaço de lifestyle e incorporando mais marcas de moda, gastronomia e entretenimento. Em 2019, Larcomar já tinha se posicionado como um dos shopping centers mais emblemáticos do país e um dos mais importantes ativos do grupo no Peru. “No Parque Arauco, estamos sempre observando e analisando as oportunidades de crescimento e reconversão dos nossos ativos. Nesse sentido, o Larcomar tem passado por diversas mudanças ao longo do tempo. A mais recente começa após realizarmos um estudo em 2019, em que decidimos reorientar o Larcomar para a vizinhança, já que estava muito focado em turistas, e a comunidade próxima não sentia que ele era seu shopping habitual de compras.” Neste contexto, planejaram alterações na infraestrutura do ativo para melhorar a circulação, mudanças que buscavam atrair o público para zonas mais frias e também posicionar o mall como o lugar preferido de quem vive e trabalha no entorno.

Assim, em 2021, chegou a H&M e, em 2022, renovaram a identidade de marca e a proposta de valor com o objetivo de se conectarem social e culturalmente com a comunidade. Com isso, recebeu novas salas de Cinépolis, incluindo o primeiro cinema júnior do país, houve a troca da localização dos restaurantes TGI Friday´s y Pardo´s e teve a entrada de novas marcas como Vélez, Prune, Isadora, Sissai, Crocs, Skechers, entre outras. Em julho de 2023, houve a abertura de mais quatro salas de cinema, entre elas, o primeiro cinema IMAX do país.

“Esse ano inauguramos ainda um novo mercado gastronômico, chamado Salazar Food & Drinks. Com investimento de US$ 23 milhões, traz um conceito de mesas compartilhadas, restaurantes aos arredores e um bar central, distribuídos em 700 ㎡ de ABL.” São 17 opções gastronômicas no Salazar, onde os visitantes podem desfrutar de comida, bebidas e música ao vivo, assim como uma experiência culinária excepcional num ambiente que exala frescor e modernidade. Além desse espaço, o Larcomar tem ainda mais de 30 propostas gastronômicas entre restaurantes, cafés, gelatarias, um pequeno food curt e um mercado gourmet. O Larcomar foi o primeiro shopping de Lima a ter um teatro, o que reforça a proposta inovadora de trazer algo diferente. O Teatro Plaza é mais uma opção de entretenimento para os clientes.

No total, o shopping possui 26,5 mil ㎡ de ABL e mais de 54,5 mil ㎡ de área construída. “Atualmente, conta com 111 lojas distribuídas por mais de 10 segmentos. Desde sua fundação, o shopping tem se destacado pela busca constante em gerar um mix de lojas e serviços que antecipem as preferências e tendências dos consumidores”, destaca Morales.

Um de seus diferenciais é que não possui âncoras. Embora tenha um cinema com 11 salas, o shopping tem um formato lifestyle com uma grande variedade de operações, nenhuma cumpre esse papel. Por área, a maior é a H&M, com 3.200 ㎡, e, como conceito, tem um pequeno supermercado Wong de 700 ㎡ . Há ainda uma Smartfit para atender quem quer praticar esporte. “Nesse sentido, a ancoragem é a experiência completa, a capacidade de desfrutar de cada canto, a variedade de marcas e a vista espetacular para o mar”, enaltece.

Outras frentes

Os investimentos efetuados não se resumem apenas em especialização, mas também em segurança. “Desde a aquisição do centro comercial, investimos mais de 126 milhões de soles no ativo, um terço dos quais em segurança. “Operar o shopping mais emblemático da cidade é uma grande responsabilidade e implica no compromisso de seguir oferecendo um espaço vibrante e completo para todas as idades e preferências. À medida que a demanda cresce e as necessidades dos visitantes evoluem, Larcomar tem-se esforçado por se manter na vanguarda e oferecer uma diversidade de opções que vão para além das compras tradicionais”, declara Morales.

Fluxo, vendas e ocupação

O ativo do Parque Arauco recebe mais de 650 mil visitantes por mês. O fluxo do Larcomar tem apresentado um crescimento significativo comparado ao período pré-pandemia. “O fluxo ultrapassa em mais de 10% o de 2019 e mais de 30% em comparação a 2022, como resultado das mudanças implementadas. Para nós, o período da pandemia serviu para nos prepararmos, gerarmos planos de crescimento e inovação, assim como implementar novas atrações, que os clientes valorizam, como o Foodhall Salazar, melhorar as circulações, projetar o novo mix, entre outra”, aponta o gerente de experiência de clientes.

Apesar do turismo no país não ter se recuperado por razões que vão além da crise sanitária, recebe hoje 10% a mais de visitantes estrangeiros do que em 2019. As nacionalidades variam conforme a época do ano. “Entre janeiro e maio, o Peru tende a receber mais turistas da América Latina, enquanto entre junho e outubro, a maioria dos estrangeiros vem dos EUA e da Europa.”

O ativo também está com uma taxa de ocupação superior a 95%. Isso obriga a equipe a selecionar cuidadosamente as novas marcas, que passam por um processo de curadoria. As vendas também seguem com resultados positivos, superiores a 2022 e à pré-pandemia. “As vendas e o fluxo de visitantes estão acima da média do mercado de shopping centers do país. Larcomar é um dos dois shoppings do portfólio de Parque Arauco no Peru com as maiores vendas por ㎡. Isso se deve também às grandes aberturas, experiências, relançamento de marca e novos espaços de entretenimento e gastronomia. Os restaurantes e operações do food curt vendem, em média, mais de 1.835 soles por ㎡ e alcançam vendas de até 3 mil soles por ㎡.”

‘Figital’

Desde 2020, estão sendo implementadas soluções de omnicanalidade atendendo as necessidades dos consumidores e lojistas. Em julho de 2021, por exemplo, abriram o primeiro ponto de pickup em parceria com a Linio, plataforma de e-commerce, para ter um espaço físico de coleta. No ano seguinte, fortaleceram o serviço somando novas marcas, chegando a ter 39, como Diners Mall, CasaIdeas, Renzo Costa, Oechsle, Promart, entre outras.

“Além disso, em 2021, acompanhamos a tendência global e realizamos o primeiro livestream em um shopping do Peru com a Sissai, fazendo mais eventos ao longo do ano com outras marcas.” Também implementaram o delivery com a Takelt, em que os consumidores podem fazer compras on-line, recebendo-as em casa ou retirando-as no shopping. O empreendimento ainda oferece o serviço de personal shopper. “Seguiremos fortalecendo o portfólio omnicanal e buscando mais aliados para somar as nossas iniciativas.”

Morales ainda destaca que, após a crise sanitária, há duas tendências que podem ser observadas no comportamento do consumidor. “Uma grande porcentagem de clientes é agora mais digital e, com isso, pesquisa mais antes de realizar uma compra ou ir até um mall. A pandemia acelerou a digitalização no mercado peruano, o que fez com estas pessoas tenham mais clareza no que buscam. No entanto, há outro grupo que procura sair mais e vê locais como o Larcomar como uma alternativa atrativa. Ambos os pontos nos demonstram que devemos evoluir para nos mantermos relevantes em um panorama de mudança constante.”

ESG

A sustentabilidade é um dos pilares estratégicos da companhia Parque Arauco e, por isso, tem levado muito a sério a construção da agenda ESG, dando prioridade a cada uma das áreas e trabalhando em conjunto com rigorosas normas internacionais.

“Recentemente, o grupo definiu o roadmap para a descarbonização e, neste contexto, se posicionou como a primeira empresa de shopping centers da América do Sul a comprometer-se a estabelecer metas de redução de emissões para 2031 com base na ciência climática, de acordo com o padrão internacional mais exigente e relevante nesta matéria, como o Science Based Targets (SBTi).”

Trabalhar sob este padrão, que considera a ciência climática, permite que a companhia esteja alinhada com a agenda global e avance a partir do papel em gerir os desafios climáticos que enfrentamos com profundidade e transversalidade. “E isso nos prepara para considerar no futuro a transição para sermos “Net Zero”, de forma responsável e sob de normas internacionais que abordam este tema com rigor.”

Entre os números regionais já alcançados nesta área, estão mais de 41.500 m3 de água foram reutilizados no último ano; 78% da energia total que abastece diretamente os shoppings provêm de fontes renováveis; mais de 5.400 toneladas de resíduos foram recuperadas em 2022; e houve ainda uma economia de 25% no uso de água em áreas comuns entre 2019 e 2022.

No caso do Larcomar, diversas iniciativas vêm sendo realizadas como iluminação em LED em todas as áreas comuns, medidas para reduzir o consumo de água, estações de recarga para veículos elétricos em parceria com Porsche, Volvo e Engie e ainda o apoio constante a empreendedores locais com impacto, por meio do programa desafio Kunan.

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