Palmares Open Mall é um destino agradável em Mendoza
De strip mall a polo urbano, o centro comercial de uso misto não para de se desenvolver e investe em novas expansões
Cercada pelo Leste da Cordilheira dos Andes, a capital do vinho argentino, Mendoza, atrai turistas de todo o mundo, que vão para conhecer as belezas naturais da província, visitar algumas de suas maravilhosas vinícolas e desfrutar da renomada gastronomia. A apenas 10 minutos do centro, fica o Palmares Open Mall, que se consolidou com um verdadeiro polo urbano e recebe 10 milhões de visitantes por ano, sendo que 71% são da região e frequentam o empreendimento semanalmente. Pesquisas mostram ainda que 96% do público classifica a experiência em Palmares como boa ou muito boa.
Segundo Diego Lago, gerente geral do Palmares Open Mall, é um centro comercial único no país por seu design, arquitetura e diversidade de uso. Se encontra imerso no próprio desenvolvimento urbano com 270 hectares. Está localizado no coração de um máster plan, composto por lotes de moradias e edifícios residenciais e comerciais com escritórios no mais alto nível na zona Sul da Grande Mendoza.
“Desde a sua origem, se caracterizou por combinar os principais elementos que hoje regem a categoria de shopping: gastronomia, moda, entretenimento e serviços (Food, Fashion & Fun).” O entorno, a multiplicidade de propostas e o desenvolvimento permanente fazem com que se diferencie já que proporciona a comodidade necessária para gerar uma alta frequência de visita.
“O crescimento exponencial de Palmares permitiu que se tornasse um centro de atração imprescindível para a região, contribuindo para o posicionamento de Mendoza como uma zona de elevado tráfego turístico e, naturalmente, favorecendo o desenvolvimento de empresas locais e nacionais que apostam no crescimento da região”, destaca Lago.
Ao longo dos anos
Inaugurado em 1995, já passou por dez expansões. “Desde a fundação, a visão e a determinação do seu fundador, o engenheiro Mário Groisman, levaram Palmares a estar em permanente crescimento e desenvolvimento e orientado para a melhoria contínua.” De acordo com o gerente geral, a última expansão, quando inauguraram o último piso, entregue em dezembro de 2021, está entre os momentos memoráveis.
“Esse marco nos mostrou a diferença entre aquele strip malll nascido em 1995 e o centro comercial de uso misto consolidado em 2023. O fato de termos lojas no piso superior, juntamente com o desenvolvimento de um espaço exclusivo de casa e decoração, foi um ponto de inflexão em nossa história.”
E tem mais expansão a ser inaugurada. Há a previsão de inaugurar o Palmares Work Place com 3.500 ㎡ até meados de 2024 e, no início de 2025, serão mais 6 mil ㎡ de ABL para continuar o crescimento no setor sul do shopping.
Além do objetivo estratégico de crescimento constante, trabalham na diversificação, tendo em conta as necessidades da comunidade e as exigências do setor.
“Somos movidos por uma renovação permanente e de qualidade. Estou convencido de que esta é a base do nosso centro comercial, usos mistos, diversificação e melhoria contínua. Hoje, dentro do centro comercial, para além de lojas de varejo e gastronomia, temos uma academia, escritórios, bancos, uma universidade e um centro médico integrado com clínicas, diagnóstico por imagem e cirurgia ambulatorial.”
Traçando uma retrospectiva, há muitos momentos importantes. Em 1997, dois após a inauguração como strip mall, ganhou 10 salas de cinema operadas pela rede Cinemark. Em 2001, foram concluídos os 45 espaços comerciais, o Centro Médico e a ampliação do estacionamento.
“Em 2005, desenvolvemos o primeiro bloco de escritórios corporativos e, em 2008, agregamos 25 lojas e aumentamos a área de cirurgia do Centro Médico. Em 2010, foi a vez de expandir os escritórios. Em 2012, reconvertemos a área gastronômica, construindo os terraços de restaurantes, ainda fizemos o departamento financeiro e de concessionárias de automóveis.”
Em 2015, as obras no estacionamento trouxeram mais 600 novas vagas em dois níveis subterrâneos e, em 2018, aconteceu a abertura da primeira etapa do novo Edifício Sul, onde foram adicionadas 4 mil ㎡ de ABL. Em 2021, inauguraram o último piso, acrescentando 3 mil ㎡ de ABL, e inauguraram o HomeBox, um espaço dedicado exclusivamente ao design e à decoração. Em 2022, foi a vez de abrir o setor de elipse com 6 mil ㎡ de ABL voltada ao varejo.
Mix completo
Atualmente, são 195 lojas, 12 escritórios e a universidade. “Das operações de varejo, 30 são de gastronomia, que, juntamente com os terraços ao ar livre, sem dúvida, são um grande atrativo para nossos visitantes, sejam eles locais ou turistas de todo o mundo. Nossas lojas, em particular, atendem amplamente às necessidades de nossos visitantes.” São 37 mil ㎡ de ABL. O centro comercial não tem praça de alimentação e esse é um dos grandes diferenciais.
A maioria das propostas gastronômicas está localizada nos 300 metros lineares com áreas abertas. Essa alameda é muito valorizada pelos visitantes locais e turistas, pois a vegetação permite que o cliente se abstraia e desfrute. “Palmares também foi o incubador de projetos bem-sucedidos que, hoje, são empreendimentos consolidados em Mendoza, na Argentina e no mundo. Por exemplo, o famoso enólogo Alejandro Vigil iniciou seus projetos Vigil Wine Club (a versão urbana da Casa Vigil), República, Chachingo e Bur 22 em nosso mall. Também começaram por aqui: Zitto, Innamorato, Nipoti y Omoi Sushi Nikei. Todos com excelente performance e aceitação do público.” Outro exemplo é a franquia Le Pain Quotidien – a primeira sucursal fora de Buenos Aires – que se tornou a segunda no ranking nacional de vendas da rede.
O empreendimento tem ainda 10 salas de cinema, das quais duas contam com assentos totalmente reclináveis e qualidade de som e imagem XD. Há ainda um parque indoor, operado pela Playland, em que há muitos jogos, salões de beleza, carrinho de bate-bate, entre outros atrativos.
Visitantes
Por ser uma província turística, Mendoza atrai turistas argentinos e estrangeiros e tem uma variada rede hoteleira, inclusive, a companhia de Palmares é proprietária do Diplomatic Hotel, um dos 5 estrelas da cidade. Conta ainda com uma conectividade com o resto do mundo. Há voos diretos tanto de várias províncias argentinas como de São Paulo, Rio de Janeiro, Lima, Santiago de Chile e Panamá.
“A isso, podemos somar que somos a maior fronteira terrestre com o nosso país vizinho, Chile. Palmares tornou-se um lugar de visita obrigatória, seja para fazer compras ou para desfrutar de nossa variada oferta gastronômica. Embora a maioria dos visitantes estrangeiros seja chileno, temos um grande fluxo de brasileiros e o restante da composição é muito variado em termos de origem. Há ainda turistas de diferentes partes da Argentina.”
O empreendimento também conta com Palmares Membership, um programa de benefícios que concede descontos aos beneficiários nas lojas participantes do mall. “Agora estamos transformando esse programa em um aplicativo disponível para IOS e Android, o que facilitará muito a adesão dos turistas, para os quais concederemos benefícios adicionais. Os hóspedes do Diplomatic Hotel também terão benefícios exclusivos”, revela Lago.
Vendas e ocupação
A Argentina passa por momentos delicados na economia e na política, mesmo diante do cenário turbulento, Palmares teve um resultado positivo em 2023. Em média, as vendas dos locatários foram 15% acima da taxa de inflação do país e a taxa de ocupação atual é de 100%.
“2023 foi um ano difícil para a Argentina, as mudanças no contexto político e as diferentes instâncias de votação em nível nacional ou provincial mudaram constantemente o panorama. Apesar disso, o balanço é positivo para nossa empresa, o fluxo de turismo e a realidade da província geraram resultados benéficos para nossa atividade. Sabemos que em 2024 encontraremos novas regras para os mercados e veremos com que rapidez podemos assimilá-las. As expectativas são totalmente positivas no que diz respeito à nossa empresa e com uma visão de médio prazo, ou seja, 2024 e 2025, de maior otimismo. Esses são anos em que não pararemos de crescer.”
A perspectiva para esse ano é manter os níveis de vendas, inaugurar o Palmares Work Place, segundo edifício de escritórios corporativos, e, até o primeiro trimestre de 2025, adicionar 6 mil ㎡ de ABL para o varejo.
Sem barreiras
Sobre a omnicanalidade, Lago afirma que essa realidade pode ser vista desde a interação com os visitantes, a comunicação e o marketing, mas, ele crê que o digital não substituirá a vivência. “Talvez seja uma questão geracional, mas acredito que os latinos nunca deixarão de querer se reunir ou de querer ter contato com o produto que queremos.” O Palmares tem alinhado todos os nossos canais de comunicação para impactar os consumidores com a mesma mensagem, o app é um caminho para a interação omnichannel: ele tem até um Gift Card e uma carteira virtual, mas, em termos de comercialização, é um desenvolvimento realizado mais pelas marcas.
Durante a pandemia, Mendoza foi uma das províncias da Argentina que menos sofreram com as restrições.
“Embora o Governo tenha previsto o isolamento de março a outubro de 2020, só estivemos sob essa disposição de março a junho. Nossas características geográficas nos permitiram viver esse momento com menos carga. O comportamento dos nossos consumidores não mudou. Poderíamos dizer que voltamos à normalidade total e, felizmente, hábitos muito positivos permaneceram, como a oferta de álcool em gel tanto nos corredores dos shopping centers quanto nos restaurantes. Acredito que, em algum ponto e associado ao turismo local, Mendoza se beneficiou da crise sanitária, pois permitiu que pessoas que frequentavam destinos no exterior descobrissem a variedade de ofertas gastronômicas e de entretenimento da província”, conta o gerente geral.
Pilares social e de sustentabilidade
Algumas práticas de ESG já fazem parte do dia a dia da operação do Palmares. Os telhados das salas de cinema, por exemplo, são um parque solar e alimentam uma parte do mall. O tratamento e a separação de resíduos são trabalhados em conjunto com o município. Em relação ao social, colaboram com diferentes ONGs, principalmente as dedicadas a melhorar qualidade de vida de crianças em situações de vulnerabilidade.