Abrasce promove encontro com players de outlet
Palestras, tour com visita guiada e confraternização marcam o evento
O 2º Encontro de Outlets teve um dia de imersão com troca de conteúdo entre varejistas e empreendedores, networking e uma visita técnica programada ao Catarina Fashion Outlet, em São Roque (SP), para que o grupo pudesse conhecer a última expansão do empreendimento.
Os convidados foram recebidos em um hotel no bairro Brooklin para acompanhar palestras durante a manhã. Mônica Vianna, gerente de relacionamento e insights da Abrasce, reforçou a importância do engajamento do Comitê de Outlets para a realização do evento, que teve o apoio do Catarina Fashion Outlet, Indigo, Collab Label e Intranet Mall.
Na abertura, Caroline Louise, coordenadora de Inteligência de Mercado da Abrasce, apresentou os dados do estudo de outlets no Brasil, um segmento que teve seu primeiro ativo inaugurado em 2009 e segue o conceito americano. São 16 empreendimentos no país, com uma média de um novo outlet por ano. Há a previsão da inauguração de mais quatro novos ativos, sendo três para 2024 (Outlet Premium Imigrantes, Olímpia Garden Outlet e Santa Maria Outlet). Caroline ainda apresentou as tendências e trouxe um recorte do estudo Varejo de Shopping – Marcas em expansão, realizado trimestralmente pela entidade. “Desde 2021, temos mais de 170 marcas que expandiram de 22 segmentos diferentes em outlets, liderados por alimentos e bebidas e seguidos de vestuário, artigos esportivos, artigos de decoração, perfumaria e cosméticos”, afirma. O estudo está disponível para todos os associados.
Do varejo
Para falar sobre uma das principais âncoras do varejo, um dos convidados foi Sidney Fernandes, diretor de desenvolvimento e expansão do Grupo SBF. O executivo comentou sobre a atuação da Nike no Brasil para o setor de outlets. “É um canal estratégico transacional e sensível a preço, que amplia o contato direto com o consumidor. Ativamos muitos clientes por meio das operações de outlet. Nessas lojas, apenas 30% são closeout (produtos de ponta de estoque que não foram vendidos nos canais tradicionais), 70% são rebuy, em que recompramos a coleção, colocamos esse pedido na fábrica, e recompomos a grade com as numerações. Os descontos vão de 20% a 40% off nos canais de outlets, dependendo do segmento. Os preços dos produtos da Nike são tabelados e isso nos dá uma oportunidade melhor de estratégia de imagem para as operações de outlet.”
As lojas de outlet da Nike necessitam de um menor investimento, já que oferecem menos serviços, pois as pessoas estão mais em busca de preço, e têm menos funcionários (headcount) e mais autoatendimento. A conversão é três vezes maior do que uma loja convencional, as pessoas vão realmente para comprar.
“É um modelo bem mais resiliente à crise com custo de taxa de ocupação mais baixo. É um capex e opex mais baixo. Se tiver uma boa estratégia de mix, sortimento e preço, é um canal superpoderoso”, aponta Fernandes.
Os outlets da Nike atraem multidões em datas promocionais como a Black Friday. Atualmente, o outlet representa 17% da Nike no Brasil. “Temos 42 operações, sendo que nove de outlets estão no top 10 de faturamentos. A média de receita anual é de R$ 30 milhões por operação em outlet”, diz Fernandes. A Nike segue em expansão e, até outubro de 2023, já tinha 12 contratos fechados para a abertura de novas lojas em 2024.
Ricardo Conte, sócio e presidente da rede de lojas QMais Outlet, contou sobre o início da trajetória no setor de outlet. Anterior a esse negócio atuou no segmento de logística e, em seguida, se tornou um grande saldista, chegando a possuir 1,4 milhão de peças de diversas marcas e segmentos, tendo as primeiras operações em Diadema (2013), São Bernardo do Campo (2014) e Embu das Artes (2018). No entanto, quando o estoque já não tinha itens tão atrativos, foi preciso mudar a estratégia de negócio.
Com a oportunidade de um ponto de venda maior do que já tinha no Porto Belo Outlet Premium, mudou para realmente criar uma loja de moda em 2018. A rede seguiu em expansão, hoje, são 14 operações no país e vende marcas renomadas como Adidas, Nike, Fila, Guess, DC Shoes, Billabong, Quiksilver,Von Dutch, Sawary Jeans, entre outras . “Fomos a primeira rede de lojas em outlets que a Nike autorizou a venda. Hoje, somos um dos 10 maiores clientes da Nike no Brasil em volume de negócio”, destaca Conte. Além disso, lançou uma marca própria, a QMais for You, em dezembro de 2019, complementando o ‘made for outlet’, e ela já representa 35% das vendas nas lojas da QMais Outlet.
Empreendedores
Entre os representantes de ativos, Marco Sodré, superintendente do Recife Outlet, foi um dos convidados a ministrar uma palestra sobre o empreendimento, que fica na cidade de Moreno, a apenas 70 km de Recife (PE). Inaugurado em maio de 2021, com 14.400 ㎡ de ABL, passa por nova expansão com posto de gasolina, uma operação do Bob’s com drive-thru e mais um restaurante, previstos para inaugurar em janeiro de 2024. A última expansão tinha ocorrido ainda em 2022, quando construíram uma loja de 800㎡ para receber a QMais Outlet. “Temos 70 operações e recebemos um fluxo mensal de 100 mil pessoas por mês.” O Recife Outlet atrai público de um raio de 200 km, inclusive, de outros estados, e a ampliação da BR-232, depois dos transtornos causados pelas obras, vem incentivar mais essa ida ao empreendimento.
“Como temos um terreno para a expansão em que podemos duplicar o outlet, utilizamos o espaço para fazer uma pista de 4×4, na qual recebemos eventos de montadoras como Jeep, Chevrolet e Nissan, com isso, conseguimos convergir esse cliente, o que traz vendas e gera visibilidade. Já tivemos também encontro de carros esportivos e de jipeiros”, relembra Sodré.
São 45 hectares de terreno, com parte de área preservada, mas há um projeto de master plan para receber uma grande atração.
Michael Domingues, superintendente do Grupo Tacla, também mostrou o novo olhar sobre o Porto Belo Outlet Premium, que completa seis anos em dezembro, trazendo cada vez o conceito de family friendly. Com mais de 104 operações, oito restaurantes e fluxo mensal de 350 mil visitantes, possui uma área de abrangência de 150 km e 80% dos clientes efetivamente compram. Traz ainda muita conveniência com o posto de gasolina e uma operação da Starbucks com drive thru, que acaba atraindo os clientes para o mall. Oferece ainda um pet park, bike station, imobiliária premium, entre outros serviços. “32% do fluxo são de moradores da região. Para eles, o outlet virou shopping”, conta o superintendente do Grupo Tacla. Recebe ainda muitos turistas da América do Sul.
Segundo Domingues, o sucesso está nos pilares construídos desde a inauguração: marca, estoque e preço com desconto. “Nossos contratos exigem 35% de desconto de cada lojista e temos uma curadoria muito forte para que isso seja cumprido. Além disso, temos muitos lojistas com MFO (produtos made for outlet) e conseguimos trazer ainda a indústria para o varejo de outlet.” O Porto Belo Outlet Premium oferece ainda diversas opções gastronômicas, entretenimento e atividades para a família, aumentando o tempo de permanência do cliente, que chega a seis horas. O empreendimento também trabalha o alto potencial do trade turístico.
Passará a ser um complexo com a próxima expansão. “Vamos transformar essa grande área que temos em um ecossistema de negócios e já começamos a fazer isso. Vamos ter um conjunto de atividades, que interage e tem sinergia, onde as pessoas poderão se divertir, trabalhar, viver e morar.”
Atualmente, são 21 mil ㎡ de ABL e há uma área muito grande a ser explorada, fora os condomínios novos que estão chegando. Há um adensamento muito forte do entorno. “A partir do ano que vem, começa a expansão. Miramos no entretenimento e projetamos um hotel para o futuro. As negociações com o hotel já começaram e a de entretenimento é uma parceria com o Grupo Oceanic, em que vamos inaugurar, em 2024, um parque temático de 25 mil ㎡ com 20 atrações, uma experiência imersiva de fazenda. Além disso, teremos ainda a abertura de um cinema com três salas.”
Visita técnica
Após as palestras ministradas pela manhã, o grupo seguiu viagem para conhecer a expansão do Catarina Fashion Outlet, foi recepcionado pela equipe do empreendimento e almoçou no restaurante Pobre Juan Bar B. Cue, o que gerou muito networking. Em seguida, a superintendente Tatiana Cazarim fez uma apresentação sobre os negócios do Grupo JHSF e os investimentos mais recentes, mas o foco principal foi o Catarina Fashion Outlet.
O ativo passou pela terceira expansão, inaugurada em de outubro, com um aumento de 23 mil ㎡ de ABL, chegando a 51 mil ㎡ de ABL. Tem 1 km de extensão agora, então, ao visitá-lo, a dica é sempre ir com calçados confortáveis. Passou a ter 300 operações de marcas nacionais e internacionais, contabilizando os quiosques, e o empreendimento passou de quatro operações de restaurantes para 11, fora os presentes na Praça de Alimentação. Além de se tornar o outlet do país, é o mais premiado. A companhia sempre está preocupada com o desenvolvimento do entorno e o Catarina Fashion Outlet é um grande gerador de empregos, inclusive, mantém uma parceria com a prefeitura de São Roque com essa finalidade.
A maior parte dos frequentadores é da cidade de São Paulo (27%) e da Grande São Paulo (39%) e o público é 48% masculino e 52% feminino. “Isso se deve principalmente a força das marcas esportivas”, afirma Tatiana. O ativo recebe 32 milhões de visitantes ao ano e o ticket médio é de R$ 850. Em épocas como Natal e Dia das Mães, esse valor sobe para R$ 2.900. “45% dos clientes saem de casa com o objetivo de compra e 78% efetivamente compram.” Também é um ambiente em que os pets são muito bem-vindos e conta com infraestrutura para recebê-los. Chegam a receber 3 mil cachorros mensalmente.
Tatiana também reforçou que a auditoria de preços é o carro-chefe do negócio. “Fazemos um trabalho bem diferenciado. Em 100% das operações a cada seis meses, um auditor visita cada loja e analisa se a condição contratual está sendo cumprida”, pontua a superintendente.
O Catarina Fashion Outlet detém a maior área total de todos os outlets, com 435 mil ㎡, 14,14% de ABL do mercado e quase 20% de lojas do mercado. “Buscamos dentro de casa melhorar o que temos, então, focamos na concorrência não em fazer igual, mas que cabe em nosso negócio.” Por isso, trouxeram novidades que faltavam no empreendimento: mais restaurantes, estacionamento coberto e mais entretenimento, como o cinema com seis salas VIP. Após a apresentação, o grupo fez um tour guiado, passando por toda a área da expansão. As obras começaram em março de 2021 com término em outubro de 2023. Por ter quase dobrado de tamanho, o empreendimento também elevou o time de facilities. Apesar de ser necessário esperar alguns meses para ver como a expansão irá refletir nos resultados, a expectativa é que haja um crescimento de 45% em vendas e aumento de 40% de fluxo até o final ao ano comparado ao mesmo período de 2022.