Retomada acima das expectativas nos outlets brasileiros
O cenário atual é de crescimento em fluxo e vendas
O segmento de outlets ganha cada vez mais relevância no país. Com a pandemia, assim como os shopping centers, os empreendimentos tiveram que permanecer fechados durante um período. Mas, retomaram as atividades paulatinamente, conforme os decretos estaduais e municipais. Em um momento de recuperação da economia, se tornam pontos importantes de consumo já que oferecem descontos de até 80% durante todo o ano.
Desempenho na retomada
Segundo Aline Righi, gerente de marketing do Porto Belo Outlet Premium, desde a reabertura em maio, os números de performance de vendas e fluxo vêm crescendo e batendo em dois dígitos os resultados de 2019. “A partir de julho, as procuras comerciais também aceleraram. Com as restrições no mercado brasileiro, as indústrias identificaram que nosso empreendimento é um canal de vendas interessante para ‘escoar’ esse estoque parado. Dessa forma, chegamos em novembro com uma vacância bem pequena”, relata.
O panorama é parecido no I Fashion Outlet Novo Hamburgo e no I Fashion Outlet Santa Catarina. Ambos já têm um movimento significativo e uma evolução muito positiva, estando bem próximo dos números obtidos antes da pandemia. “Em momentos de crise, as pessoas se contêm, tentam poupar mais, o que é positivo para o segmento de outlets. Estudamos diversos exemplos de retomada do varejo em outros lugares do mundo, investimos em tecnologia e estamos fazendo tudo de maneira gradual e organizada. Hoje, se sabe mais sobre a doença e estamos percebendo uma nova dinâmica para o dia a dia”, aponta Charles Krell, vice-presidente de operações da Iguatemi Empresa de Shopping Centers.
O Catarina Fashion Outlet, localizado em São Roque, a 40 minutos de São Paulo, também tem tido bons resultados. “Após passar pelo desafio dos três primeiros meses de operação (junho a agosto), nos quais tivemos de trabalhar com maiores restrições em termos de horários e de público, em setembro a operação finalmente deslanchou”, diz o superintendente Jorge Niubó. A partir de outubro, o Catarina passou a ter forte crescimento de vendas e público comparado ao mesmo período do ano passado.
Inaugurações
Novas lojas foram incorporadas ao mix em todos os empreendimentos.
No I Fashion Outlet Santa Catarina chegaram Diesel, Aeropostale e iPlace; e no I Fashion Outlet Novo Hamburgo, a loja Love B iniciou sua operação durante a pandemia. “Esperamos seguir evoluindo no controle da Covid-19 e, assim, ganhar mais confiança dos clientes para circular e consumir”, ressalta Krell.
No Catarina Fashion Outlet, após a reabertura do mall em 3 de junho, algumas operações importantes foram inauguradas. Entre elas, estão GAP, Pobre Juan Bar-B-Cue, l’oeil, O Boticário, Pizza Crek, Parmeggio e Fila. “Lembrando que as três primeiras são exclusivas em outlets no país. E teremos mais aberturas até o final do ano, como Reserva, Triya, Ortobom, Grifiti, Bhagavan, entre outras”, ressalta Niubó.
No Porto Belo Outlet Premium, desde abril, foram inauguradas sete operações: Acostamento, Fatto a Mano, Mark Down, E10 Home Confort, Maestro Gelato e Café, Água de Coco e Zinzane. “Assinamos também com a rede de postos e conveniência premium Juninho e a abertura está prevista para abril de 2021, o que converge para o nosso propósito de nos tornarmos um complexo de soluções para Santa Catarina”, destaca Aline.
Comportamento do consumidor
O tempo de permanência do cliente também tem crescido gradativamente. “Sentimos esse acréscimo tanto pelo controle de permanência do estacionamento quanto no aumento do ticket médio das compras. Mais tempo, mais vendas”, relaciona a gerente de marketing.
A partir de 1 de novembro, o Porto Belo Outlet passou a operar no horário normal das 10 às 22 horas, todos os dias da semana. “Essa volta à normalidade aumenta a sensação de segurança pois evita a aglomeração de pessoas. Isto é, os passeios podem acontecer de forma mais tranquila e há ainda o fator psicológico de retornar ao normal, que mostra que podemos seguir em frente com nossas rotinas”, ressalta Aline.
De acordo com Krell, as pessoas estão se sentindo um pouco mais seguras para voltar a circular e, naturalmente, consumir também. “Percebemos ainda que eles estão mais focados quando vão realizar suas compras. A expansão do horário de funcionamento possibilitou mais opções aos consumidores, evitando aglomerações, ampliando os serviços e reforçando o sentimento de segurança. Aos poucos, vamos retomando a rotina e voltando a fazer parte do dia a dia dos clientes.”
De forma geral, os clientes do Catarina Fashion Outlet têm entendido o momento e seguem respeitando os protocolos de distanciamento e uso obrigatório de máscara. “A expansão do horário de funcionamento tem possibilitado que o fluxo de pessoas fique mais diluído e melhor distribuído. Isso traz maior conforto e segurança ao passeio e às compras de nossos clientes”, relata o superintendente.
O fim do ano
A expectativa até o encerramento de 2020 é de muito fluxo e vendas. O Porto Belo Outlet Premium adotou o tom de que é tempo de comemorar a vida após tantas restrições em suas campanhas publicitárias, buscando entregar soluções para o consumidor. Uma delas é o lançamento de um personal shopper, com 12 horas de serviço gratuito. “Queremos atender também as pessoas que quiserem se planejar nas compras e não ‘perder’ a viagem. Vamos integrar os clientes com o rol de produtos que nosso outlet possui e ainda fazer a conexão do lojista ao consumidor, para uma possível reserva ou venda via WhatsApp”, detalha Aline.
O Porto Belo Outlet Premium é um empreendimento com vocação turística no litoral de Santa Catarina. Por isso, a equipe monitora os índices de reservas de hotéis, pousadas e aluguéis como pela plataforma Airbnb, e os números têm sido interessantes. “As famílias pretendem viajar de carro, evitando aeroportos ou rodoviárias. Isso é excelente para nós, pois estamos localizados na principal rota turística de acesso à Florianópolis e Balneário Camboriú (BR-101).
Nos empreendimentos I Fashion Outlet Novo Hamburgo e I Fashion Outlet Santa Catarina, Krell diz que estão bem animados para o último bimestre, tendo em vista que os resultados dos outlets estão surpreendentemente satisfatórios, uma vez que as pessoas estão procurando cada vez por locais arejados e abertos, além de buscar por bons preços. Trabalharam com mais força a Black Friday, já que o principal diferencial dos empreendimentos são preços baixos o ano todo.
“Com toda prudência ao ambiente em que circulam consumidores e colaboradores, acreditamos em um crescente volume de atividades, muito próximo do que foi visto em novembro e dezembro do ano passado. Estamos com a expectativa de que o movimento de vendas no Natal seja extremamente satisfatório, o que será motivador para nós, para os lojistas e para os clientes que, aos poucos, retornam às suas atividades cotidianas”, declara o vice-presidente de operações.
Niubó afirma que a expectativa para o final do ano no Catarina Fashion Outlet não poderia ser melhor. Além disso, ressalta a importância do passeio seguro e com preços atrativos. “Oferecendo os melhores descontos e a possibilidade de compras em um mall a céu aberto, com todos os protocolos de segurança sanitária implantados e com a recente certificação do selo Safe Guard, as pessoas acabam encontrando uma experiência única”, reforça.