MAR/ABR 2024 - Edição 252 Ano 37 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Avanços da Inteligência Artificial

1 de abril de 2024 | por Glauco Humai

A Inteligência Artificial tem aproximadamente 70 anos e, nos últimos anos, houve o que tem sido classificado como quase uma explosão de IA. Após ganhar mais tração, empresas passaram a fazer investimentos, que a tornaram uma potência a ser explorada nos mais diversos campos. A alta capacidade dos computadores, a conectividade da era 5 G, a quantidade de dados gerados e a armanezagem nas nuvens com custos baixos foram os responsáveis por essas mudanças, que tendem ser cada vez mais aceleradas, gerando impactos em diversas áreas. E não será diferente com o varejo e o universo de shopping centers.

Na nossa matéria de capa, falamos de uma das maiores aplicações da IA para o varejo, a hiperpersonalização. Com o uso de ferramentas e a partir do consentimento do uso de dados pelo clientes, é possível captar essas informações e usá-las de maneira estratégica, influenciando as decisões de compras dos consumidores. Os avanços são tão significativos que surgem inúmeras possibilidades para converter vendas, engajar e fidelizar esse cliente. Só que existe um caminho a ser descoberto e percorrido por cada empresa para ter eficiência em sua aplicabilidade.

Falando ainda em tecnologia, abordamos nessa edição um assunto que ganha os holofotes do varejo diante do fenômeno que vem acontecendo nos Estados Unidos, o retail media. Impulsionado especialmente pelo aumento do comércio eletrônico e pela mudança dos orçamentos publicitários para canais digitais, escalou rapidamente no mercado americano e abocanhou uma fatia considerável dos investimentos em publicidade, passando de US$ 1 bilhão para US$ 30 bilhões ao ano em apenas cinco anos, de 2016 a 2021. No ano passado, chegou próximo a US$ 47 bilhões.

Trazemos ainda nessa edição um tema de grande relevância no setor: as campanhas de conscientização trabalhadas pelos shopping centers, que têm um grande impacto nas regiões onde estão inseridos e colaboram para reforçar esse comprometimento com a sociedade. Essa agenda tem sido consolidada aos longo dos anos com temas nacionais e locais. Você poderá ver como isso ainda está alinhado com os valores de grandes players do setor.

E por fim, um assunto que está super na rotina dos brasileiros é a feira livre. Há alguns anos ela passou a ganhar espaço em novos lugares e em novos horários, além da tradicional feira de rua aos domingos de manhã. E um deles é o ambiente de shopping center, que oferece horários diferenciados, estacionamento e segurança aos visitantes. E, claro, o melhor de tudo, produtos de qualidade com foco nos produtos locais orgânicos. Na reportagem, conferimos como alguns shopping centers criaram parcerias para levar essa alternativa a mais para seus clientes. Há iniciativas consolidadas e outras implementadas recentemente. Todas inspiradoras.

Boa leitura!

Glauco Humai,
Presidente da Abrasce.

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