NOV/DEZ 2020 - Edição 232 Ano 33 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Os brasileiros e os shoppings

9 de dezembro de 2020 | por Glauco Humai | Fotos: Divulgação
Finalmente chegamos ao final de 2020.

Este foi, sem dúvida, o ano mais desafiador dos últimos tempos. Por outro lado, toda a dificuldade que passamos mostrou a incrível resiliência e a força do setor. Além da nossa capacidade em inovar, evoluir e apresentar soluções para lojistas, fornecedores e, especialmente, consumidores. 

O nosso setor foi um dos mais impactados pela crise do coronavírus. Todos os shoppings do país foram fechados, alguns por praticamente quatro meses. E se muitas lojas fecharam, nossa eficiência na gestão, evolução e inovação trouxe muitas novas operações e muitos outros lojistas. Iremos terminar o ano com uma vacância de cerca de 8% e uma tendência de redução desse índice. A expectativa é que, em breve, retornemos para ao patamar do início de 2020, na casa dos 5%. 

Nesta edição, você também confere uma pesquisa inédita, encomendada pela Abrasce e realizada pela Fronte Pesquisa, que mostra como o consumidor brasileiro tem carinho muito grande pelos shoppings. No levantamento, 88% dos entrevistados declararam que têm sentimentos positivos relacionados aos malls, por exemplo. 

Para o ano que vem, uma das grandes prioridades da Abrasce será a Reforma Tributária. Diferentes propostas tramitam atualmente e estamos acompanhando de perto junto ao governo e ao Congresso Nacional. 

Por isso, montamos e estamos liderando um grupo de especialistas com advogados tributaristas, economistas e consultores, para que possamos formular uma proposta do setor. Queremos levar nossas sugestões ao governo e ao Congresso Nacional. 

Acreditamos que este não é o momento ideal para se discutir um tema tão complexo e que irá impactar tantos setores. Ainda estamos vivendo a pandemia e a crise econômica e diversos segmentos foram profundamente atingidos e tentam se recuperar e manter empregos. Acreditamos que a Reforma Administrativa deve ser prioritária à Tributária.  

Outra expectativa para o próximo ano é a retomada do segmento tão importante, que é o de cinemas. As salas já voltaram a operar e seguem um rígido protocolo de segurança. Aos poucos, o público retorna às telonas e, com os grandes lançamentos programados para 2021, esse movimento deve se intensificar nos próximos meses.

Nós esperamos que, no ano que vem, todos continuem operando com os protocolos de segurança – uso de máscaras, sanitização, higienização, monitoramento dos frequentadores – para que tenhamos um ambiente ainda mais seguro para todos. Se ao longo desse ano, mostramos muita força, união e responsabilidade, em 2021 não será diferente. Tenho certeza que logo o setor retomará os patamares de vendas do período pré-pandemia. 

Que todos tenham um final de ano não apenas de muitas vendas, mas também de muita paz, saúde e alegria. 

Desejo a todos um feliz Natal e um próspero ano novo.

Até 2021!

  • GOSTOU? COMPARTILHE: