MAR/ABR 2021 – Edição 234 Ano 34 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Fora das telas

9 de abril de 2021 | por Glauco Humai

O setor de shopping centers no Brasil é reconhecido pela sua resiliência e pela sua capacidade de rápida inovação e evolução. Diante da pandemia do novo coronavírus, iniciada há um ano e que ainda deve se prolongar por 2021 em todo o país, mais uma vez essas características foram destaque nos empreendimentos de Norte a Sul. 

A aceleração de processos de digitalização, omnicanalidade – assunto já discutido há muito tempo no setor – e novas soluções para atender o consumidor, assim como os protocolos de segurança, foram fundamentais para que os shoppings continuassem funcionando.

Porém, mesmo com todas essas soluções tecnológicas, a compra física é a preferência da grande maioria dos consumidores. Ainda com o salto nas compras on-line, 90% das vendas ainda são no ponto físico. Nada se compra a experiência de sentir a textura de um lençol, sentir o aroma especial da sua loja favorita ou mesmo tirar suas dúvidas com um vendedor de eletrônicos experiente. Em um momento em que as pessoas estão cansadas de ver o mundo pelas telas, as experiências no mundo físico se tornam ainda mais relevantes. Isso é o que trouxemos em nossa matéria de capa. 

E para uma experiência positiva nos shoppings, somam-se às experiências nas lojas, as opções de lazer, alimentação, serviços e também segurança. Em nossa reportagem de Gestão e Operação, abordamos como a segurança foi reforçada nos shoppings durante a pandemia, seja para uma correta aplicação dos novos protocolos, ou para aumentar a vigilância durante o período em que os shoppings estiveram fechados. 

Outro tema com bastante relevância no cenário atual abordado nesta edição é a importância da liderança feminina nas organizações. Por isso, trouxemos à pauta exemplos de mulheres líderes em shopping centers de todas as regiões do país. Elas contam um pouco sobre suas histórias, falam sobre cotidiano e desafios de comandar grandes equipes, especialmente durante a pandemia. 

Ainda temos um longo caminho para sair da crise causada pela covid-19, mas sabemos que, mais do que nunca, os shoppings estão preparados para enfrentar todos os desafios que estão por vir. Desde o início da pandemia, há mais de um ano, nosso setor tem atuado de maneira exemplar em duas frentes, tanto a de saúde quanto a econômica. 

Na de saúde, fomos o primeiro setor a desenvolver um protocolo rígido de operação, que protege e preserva a saúde de lojistas, funcionários e consumidores. Um protocolo seguido por vários outros setores e já referendado por diversas autoridade públicas e validado pela Consultoria do Sírio-Libanês. 

Do ponto de vista econômico, temos buscado o diálogo e medidas concretas junto ao poder público. Mas também adotamos medidas próprias para proteger e preservar a saúde financeira tanto do nosso setor e dos nossos equipamentos, quanto dos lojistas. E vamos continuar assim. Através de diálogo, de conversas, de negociação e da sensatez e equilíbrio, achando soluções para que possamos atravessar esse período único e triste da nossa história.  

Obrigado pelo apoio e contem com a Abrasce

Vamos seguir juntos e até a próxima! 

Glauco Humai

Presidente da Abrasce

  • GOSTOU? COMPARTILHE: