MAI/JUN 2019 - Edição 224 Ano 32 - VER EDIÇÃO COMPLETA

O incomparável Mauricio de Sousa

1 de agosto de 2019 | por Solange Bassaneze | Foto: Divulgação
Em um ano comemorativo de sua carreira, o cartunista traz surpresas no cinema, na área de entretenimento e, claro, nas histórias em quadrinhos

Mauricio de Sousa publicou sua primeirinha tirinha de quadrinhos do Bidu e do Franjinha na Folha da Manhã em 1959. Esse momento é nostálgico para o cartunista. “Agora em junho, já são 60 anos e ainda me vejo sorrindo de orelha a orelha naquele dia. Outro momento importante foi a publicação da primeira revista da Turma da Mônica, em 1970, pela Editora Abril. Bom que tenho muitas dessas boas recordações para revisitar sempre”, conta. Ao longo destes anos, já vendeu mais de 1,2 bilhão de gibis em todo o mundo. A Turma da Mônica conquista as crianças, independentemente da geração. Isso é resultado de muita dedicação e amor ao que ele e sua equipe fazem diariamente.

“Conseguimos manter leitores todos esses anos porque sempre estivemos atentos à linguagem da hora e da vez. Fazemos adaptações aos novos tempos, mesmo porque a comunicação muda rapidamente e as novas plataformas vão surgindo. Assim, sempre tem um pai que se aproxima de mim para dizer que aprendeu a ler com as nossas historinhas e que agora é o filho dele quem está aprendendo.”

Prepare-se

Com personagens tão queridos do público, a expectativa é grande para o lançamento do filme Laços, que estreia em 27 de junho nos cinemas de todo o país. Pela primeira vez, será com personagens live action, o que trouxe alguns desafios para o Mauricio de Sousa e o diretor Daniel Rezende. Entre eles, o de montar um elenco que lembrasse os personagens com força e o de manter o ritmo de uma grande aventura como propõe a história em que foi baseado o filme. “Acho que conseguimos fazer isso com maestria e sensibilidade. Nossos fãs de todas as gerações podem esperar tudo de bom e magia do começo ao fim. A história veio de nosso sucesso com a graphic MSP Laços, desenhada e escrita pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi. As crianças que representam os personagens principais vieram de um concurso gigante e, com certeza, são as que estavam melhor preparadas para esse nosso momento histórico. O diretor Rezende tratou tudo com uma delicadeza e arte que fazem a gente chorar de emoção”, relata.

Sobre a pré-estreia, Mauricio de Sousa tem um desejo. “Dá vontade de visitar, sem que ninguém me reconheça, várias salas só para ver a reação do público.” Lembrando que ele gosta de frequentar cinemas de shopping centers, principalmente na cidade de São Paulo, onde mora.

Além do filme, o grupo planejou outras surpresas para este ano comemorativo. Lançaram a primeira história com a nova personagem Milena. Embora já tivessem personagens negros, viram a importância de ter uma família inteira se mudando para o Bairro do Limoeiro. “Também estreamos o novo show Circo da Turma da Mônica Brasilis com os personagens ao vivo e que viajará por todo o país. Para o segundo semestre, teremos uma exposição em grande estilo contando nossa história. E ainda teremos mais novidades até lá.

Entretenimento no mall

Qualquer evento da Turma da Mônica em shopping é sucesso. Na hora em que planeja cada um deles, Mauricio diz que toda sua equipe se transforma em criança para sentir o que mais traria curiosidade e satisfação para o público. Conseguem adaptá-los para que caibam nas praças dos shoppings com boa utilização para evitar fila. A possibilidade de interagir com os personagens é sempre a base do pensamento. Em média, realizam de 25 a 35 encontros com personagens por mês. Além disso, há oito espaços temáticos simultâneos, percorrendo o Brasil: SuperAr – inflável; Villa da Mônica; Super Heróis; Esportes; Turma da Mônica Espacial; Labirinto do Louco; Cidade Colorir; e Melhor Amigo Pet. “O Cidade Colorir, por exemplo, nasceu da ação de colorir sobre um papel na mesa as próprias casas e edifícios em 3D. Lindo de ver todas aquelas crianças decorando uma cidadezinha”, reflete.

Estação da Turma da Mônica, no Shopping Cerrado – Goiânia (GO)

No ano passado, também lançaram a primeira Estação da Turma da Mônica, no Shopping Cerrado, em Goiânia (GO), em parceria com a ETM Brasil, ampliando ainda mais as opções de entretenimento para shopping centers. O espaço é um Family Entertainment Center com 1.600 m2 com atrações inspiradas nos quadrinhos. Já estão previstas mais duas inaugurações: no Shopping Patteo Olinda, em Olinda (PE), e no Shopping Metropolitano, no Rio de Janeiro (RJ).  Segundo o cartunista, o projeto de expansão é macro e tem como objetivo levar uma unidade para cada capital, mais o Distrito Federal, ou seja, mais de 30 unidades.

Parque da Turma da Mônica, no Shopping SP Market – São Paulo (SP)

Além disso, tem o Parque da Turma da Mônica, instalado no Shopping SP Market, em São Paulo (SP). Depois de 17 anos de operação no Shopping Eldorado e cinco anos inativos, o novo endereço é só diversão. Além de ser o maior parque da América Latina, os pais também podem brincar com os filhos, e não só ficar olhando. Acabamos de inaugurar mais uma atração, o “Simulador 4D”, com o filme Coelhadas nas Estrelas, que está fazendo enorme sucesso entre as famílias visitantes”, conta.

Influência mundial

Crianças de todas as culturas se identificam com os personagens, pois, muitas vezes, agem como eles. E essa essência captada com muita sensibilidade por Mauricio de Sousa faz suas histórias terem um alcance mundial. “Criei a totalidade dos nossos personagens principais baseados em pessoas reais. Amigos, filhos e parentes foram bases para eu obter personagens que se identificam com os leitores. Eles têm defeitos e virtudes como todos nós. Brincam, se desentendem, mas voltam a ser amigos, sempre. Quanto ao sucesso não é algo programado. É conquistado. Ele acontece com muito trabalho e a percepção do que cada leitor deseja.”

Com a crise que o mercado editorial vem sofrendo nesta década, a Mauricio de Sousa Produções veio na contramão devido à fidelidade de seu público. “Sempre há uma instabilidade que acompanha tempos de problemas econômicos, mas nunca perdi leitores e sim compradores de momento. O mercado, por exemplo, perdeu 1 milhão de leitores de livros em 2018, mas nossos livros nunca venderam tanto quanto nesse mesmo ano. Foram quase 2,6 milhões de  exemplares vendidos.”

“Os shoppings, principalmente nos centros urbanos, são as novas praças das pequenas cidades, onde todo mundo se encontra. Por isso, a área de cultura e lazer tem uma grande importância na programação. A segurança conta muito, pois passear com a família sem grandes preocupações é tudo o que queremos. É nos shoppings que as pessoas se encontram hoje em dia.”

Vale a pena visitar

Para quem quer conhecer de perto o trabalho feito pela Mauricio de Sousa Produções, o novo estúdio foi aberto para visitação há um pouco mais de um ano de terça a quinta-feira, com duas visitas por dia e capacidade para até 40 pessoas. Atende famílias, grupos, escolas e fãs, e a compra do ingresso pode ser feita pelo site. O local já recebeu mais de 5 mil pessoas.

Mauricio de Sousa Produções

“Há muitos anos, eu e minha esposa e diretora de arte, Alice Takeda, planejávamos uma forma de fazer da visita ao estúdio uma aventura, mas havia problemas estruturais em nosso prédio antigo. No novo estúdio, pudemos criar uma ambientação mágica que faz com que as pessoas vejam nossa fábrica de criações em funcionamento, de onde saem as historinhas, animações e shows para o mundo. Os visitantes viram crianças. Ou são crianças mesmo”, conta.

Parcerias

Se parar para pensar em produtos da Turma da Mônica, já vem uma lista enorme na mente. São 150 empresas que licenciam cerca de 3.500 produtos. Além disso, a internacionalização da marca vem em uma curva ascendente. “Estamos entrando no mercado japonês com a Mauricio de Sousa Produtions Japan, que já lançou vários produtos com a turminha e também atua na parte social junto às escolas de várias cidades de lá.” Nas mídias sociais, a Mauricio de Sousa Produções mostra também sua relevância: as animações da Mônica Toy têm mais de 6 bilhões de visualizações no canal oficial no YouTube.

Ilustração | José Márcio Nicolosi
  • GOSTOU? COMPARTILHE: