Universidade Abrasce

Saiba reconhecer e estimular profissionais de longa data

Por  | Foto Divulgação | 10/2019 | Edição 226

Manter a motivação de funcionários mais antigos é tão importante quanto recrutar novos talentos

Celebrar o aniversário de contratação do funcionário é uma maneira de reconhecer o valor e a importância do seu trabalho

Selecionar currículos, acompanhar o candidato no cumprimento de todas as etapas do processo seletivo, contratá-lo e apresentá-lo aos novos colegas pode ser apenas o início de uma longa carreira na empresa. Mas, como manter a motivação do colaborador que já completou cinco ou até dez anos de casa?

A gerente sênior da Catho, Bianca Machado, reconhece a importância de recrutar talentos, porém é preciso saber a receita para manter os profissionais antigos. “Eles são o verdadeiro termômetro da empresa, pois representam uma instituição que engaja e estimula a equipe, além de manter um corpo de funcionários que continua trabalhando de forma produtiva, contribuindo para o seu crescimento.”

Para a gerente da Luandre – Soluções em Recursos Humanos, Barbara Alves, embora o clima da empresa seja um dos principais fatores para estimular os colaboradores a se manterem fiéis e vestirem a camisa, é importante que o RH tenha um plano de carreira para os profissionais que trabalham há mais tempo terem condições de crescer.

Mostrar a eles o próprio valor e a importância do trabalho é igualmente necessário o que pode ser feito por meio de gestos simples, como uma lembrança no dia do aniversário, comemoração de tempo de empresa e outras datas especiais. “Comunicação interna é outro fator relevante para os colaboradores. É preciso criar canais de divulgação do que acontece na companhia para que toda a equipe tenha conhecimento”, diz Barbara.

Para a gerente da Luandre, Barbara Alves, o RH precisa dar um suporte de plano de carreira para que os profissionais mais antigos tenham condições de crescer na empresa

Para estimular funcionários antigos, Bianca sugere oferecer oportunidades de aprendizado, seja por ofertas de cursos integrais ou com desconto; reconhecer esforços por meio de feedbacks, promoções, folgas ou até bônus em dinheiro; impulsionar novos desafios, propondo novas metas de resultados, buscas e conquistas; e integrar funcionários novos e antigos, encontrando equilíbrio por meio da troca de expertises.

Gerações em harmonia

Uma pesquisa realizada pela Catho com mais de 500 recrutadores mostra que 74% afirmam que Millennials (pessoas nascidas entre 1980 e 1995) se frustram e se desmotivam facilmente no ambiente corporativo. “O senso de urgência desses profissionais acontece de forma muito distinta das outras gerações, impactando diretamente no ambiente corporativo”, afirma Bianca.

Segundo ela, os Millenials, também conhecidos como geração Y, são intensos, precisam se sentir muito valorizados no ambiente organizacional, querem tudo com urgência e mudam de emprego com facilidade, influenciando o mercado de trabalho com novos métodos de comportamento. Por serem profissionais ansiosos e ambiciosos por crescimento, sentem a necessidade de motivação, desafios e novos projetos e ideias o tempo todo. “A área de RH deve estar sempre atualizada, uma vez que os recrutadores têm dificuldade de retê-los por mais de 12 meses na empresa.”

Segundo a gerente sênior da Catho, Bianca Machado, os Millenials (ou geração Y) são mais intensos, ansiosos e ambiciosos, com um senso de urgência distinto das outras gerações

Barbara nota que a geração Z, composta por jovens nascidos a partir dos meados da década de 1990, é ainda mais imediatista que a Y, com perfil empreendedor e admiração por empresas que atendem a valores como sustentabilidade e responsabilidade social. Por outro lado, os Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964) têm como objetivo a estabilidade profissional, iniciando a carreira em uma empresa e trabalhando nela até a aposentadoria, enquanto a geração X (nascidos a partir da anos 1960 até o final dos anos 1970) sonha em empreender ou mudar de profissão para alcançar suas realizações.

“Lidar com perfis diversos é um grande desafio, mas a principal dica é identificar o talento de cada um e entender o que é mais importante: a maturidade profissional do boomer, a visão mais estratégica da X, a habilidade multitarefa e tecnológica da Y ou as soluções inovadoras e digitais da Z”, ressalta a gerente da Luandre.

Para manter a harmonia entre colaboradores, ela indica um trabalho de “melhores práticas” entre a equipe, com apresentação de cases com exposição dos resultados, aprendizagem e melhorias; treinamentos corporativos e inovações de mercado. “É importante criar esse ambiente de troca para que as gerações entendam o que de bom podem tirar da experiência de quem tem mais tempo de empresa e as inovações encaradas pelos jovens com tanta facilidade”.

Amapá Garden Shopping

No Amapá Garden Shopping, quem completa três anos de empresa recebe benefício salarial

Um dos destaques da categoria Melhor Shopping para Trabalhar, do Prêmio Abrasce 2019, o Amapá Garden Shopping, em Macapá, AP, prevê na convenção local um benefício salarial para quem completa três anos de empresa e um novo benefício após cinco anos. Ou seja, quem é colaborador há mais tempo recebe bônus na remuneração.

A head de gente do Grupo Tenco, Julia Costa Gallo, conta que o benefício foi criado em coparticipação com o sindicato, com o objetivo de valorizar os funcionários que se empenham. “Utilizamos como base um estudo do mercado local e políticas internas. Nossa premissa é cuidar do time e valorizar os resultados por meio do alcance das metas individuais e coletivas”, explica.

Ela conta que a bonificação de performance é concedida a todos os funcionários, sendo estendida aos demais colaboradores. O cálculo, por sua vez, é feito a partir da conquista das metas predefinidas no início do ano. Além disso, o shopping possui um programa de avaliação de competência 180 graus para todo o time. “Somos uma empresa com poucos níveis hierárquicos, o que estimula o compartilhamento e o diálogo, com ambiente colaborativo e gestão compartilhada do empreendimento”, finaliza.

Shopping Metrô Itaquera

No Shopping Metrô Itaquera, quem faz aniversário de empresa é homenageado

Outro finalista da categoria Melhor Shopping para Trabalhar, do Prêmio Abrasce 2019, o Shopping Metrô Itaquera, na capital paulista, atua para o bom relacionamento e integração entre todas as áreas, valorizando os profissionais independentemente do tempo de casa. A business partner do shopping, Juliana Borzoni, revela que, ao completar cinco anos de casa, os funcionários recebem um selo simbolizando a importância de seu trabalho. O reconhecimento é feito durante um café da manhã no final do ano, onde os profissionais que completaram cinco, dez ou 15 anos de empresa são homenageados.

Ela afirma que os colaboradores ficam na expectativa de celebrar o aniversário de empresa para poder receber o pin e colocá-lo em seu crachá. “Em 2017, quando o shopping completou dez anos, presenteamos os funcionários que também tinham esse tempo de serviço com uma revista personalizada: cada um deles era a capa da publicação. É de praxe elaborarmos uma publicação anual com as marcas do shopping, porém essa edição foi especial”.

Bruno Tadeu, de 31 anos, iniciou em 2007 a carreira profissional na Ancar Ivanhoe, da qual o Shopping Metrô Itaquera faz parte. Inicialmente, exercia a função de Auxiliar de Conservação e Limpeza e, após seis promoções, tornou-se analista de suporte pleno, cargo que ocupa hoje. Prestes a completar 12 anos de empresa, ele elogia o reconhecimento. “Obter o selo de dez anos da empresa é algo muito gratificante. Por isso, tenho um imenso orgulho em atuar na companhia. Venho motivado e feliz para trabalhar e me sinto honrado de fazer parte desse time sensacional”.

Ele nota que a companhia sempre foi transparente sobre os seus valores. “O que mais me chama a atenção é o lema ‘Gente que gosta de gente’, pois mostra a valorização das relações humanas acima de tudo, e isso realmente fez diferença na minha vida, porque em nenhum outro local de trabalho tive o tratamento e o respeito que tenho aqui”, acrescenta.