
Grupos de shopping centers reconhecidos pelo Great Place to Work revelam suas estratégias de gestão
Eleitas como as melhores empresas para se trabalhar em anos consecutivos, as companhias são fontes de inspiração e de boas práticas
As 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil foram divulgadas em outubro pelo Great Place to Work® Brasil (GPTW), que, na ocasião, comemorou 25 anos de existência. Mais de 4 mil empresas se inscreveram, impactando cerca de 1,8 milhões de funcionários. Além desta premiação, a consultoria tem ainda mais de 40 rankings anuais entre setoriais, estaduais e regionais, Pequenas Empresas e Gestão Saudável, Mulher, LGBTQI+, Étnico Racial, Pessoas com Deficiência, 50+ e Primeira Infância.
De acordo com o GPTW, um bom ambiente é aquele que é reconhecido como o melhor pelos colaboradores, priorizando as pessoas no centro de suas estratégias. A pesquisa é realizada em duas etapas: quantitativa, em que é necessário que a empresa atinja a amostra mínima de funcionários e obtenha uma nota igual ou superior a 70%, e depois é feita a avaliação das práticas culturais. Ao longo desses anos, o setor de shopping centers também vem sendo reconhecido pela consultoria. Confira o diferencial de algumas das companhias.
Entre as 50 primeiras do ranking nacional de 2021
A Ancar Ivanhoe foi eleita a 47ª Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil e é o 14° ano consecutivo em que recebe esse reconhecimento. Segundo Evandro Ferrer, CEO da Ancar Ivanhoe, o GPTW é sempre um momento muito aguardado pela companhia. “Esperamos com grande expectativa o resultado de um ano inteiro de trabalho focado nas pessoas e nas relações, buscando proporcionar uma atmosfera de alta performance e de constante aprendizado e desenvolvimento da equipe.”
A companhia se orgulha da classificação depois de passar por tantas mudanças nos últimos 14 anos. “Nos mantermos no ranking entre as 50 melhores empresas para se trabalhar no país é sinal de que não perdemos a nossa essência e é um reforço do caminho que deve ser trilhado nos próximos anos, perpetuando a cultura e os valores Ancar Ivanhoe diariamente. A gestão descentralizada é, sem dúvida, a nossa fortaleza”, declara Ferrer.

A empresa busca constantemente empoderar seus líderes para que todos se sintam parte do negócio e prevaleça o sentimento de dono em cada um que conduz diariamente os empreendimentos do grupo. Segundo Ferrer, esse modelo de gestão faz com que as decisões sejam tomadas de maneira mais ágil e eficiente e que o ambiente de inovação seja cada vez mais forte. “Isso só é possível graças ao alinhamento realizado frequentemente com todos os times para que os nossos colaboradores saibam onde estamos enquanto empresa e onde buscamos chegar nos próximos anos.”
Para poder evoluir de forma constante, a Ancar cria anualmente estratégias voltadas para as pessoas e possui um comitê de clima com representantes de todas as áreas que discutem as melhores práticas do mercado e analisam formas de criar um ambiente que extraia o melhor de cada um, onde a inovação, além do sentimento de dono, faça parte do dia a dia de todos. Possui ainda outros comitês como o de diversidade, sustentabilidade, endomarketing, entre tantos outros fóruns que abrem espaço para a co-criação e o trabalho colaborativo. “Além disso, ao longo de todos os anos, nos dedicamos à nossa Universidade Ancar Ivanhoe, com o objetivo de capacitar e valorizar as pessoas, buscando o desenvolvimento de cada profissional da companhia,” destaca Ferrer.
Para 2022, o desafio da Ancar Ivanhoe continua com o objetivo de tornar o espaço ainda mais criativo e inovador através de uma equipe engajada e comprometida. “Acreditamos que um bom ambiente de trabalho, com pessoas felizes, gera resultados de alta performance”, pontua Ferrer. A companhia também aparece em outros rankings do GPTW e as melhores práticas dos shoppings reconhecidas pela consultoria são replicadas em outros empreendimentos do grupo. De acordo com Ferrer, a gestão descentralizada permite que as equipes tenham liberdade para propor soluções e iniciativas que contribuam para o negócio e criem um ambiente de experimentação e prototipagem de projetos que depois podem ser reproduzidos em todo o restante do portfólio.
Potência do Centro-Oeste
A Terral Shopping Centers é certificada pelo Great Place to Work desde 2018 e está há três anos consecutivos (2019 – 2021) no ranking das melhores empresas para se trabalhar da região Centro-Oeste. Também foi reconhecida como uma das melhores do país no setor de varejo no ano de 2019. Com 470 colaboradores diretos, receber essa validação é ter a certeza do bom clima organizacional. Segundo Marcio Rehder, diretor geral da Terral, o ranking é uma confirmação de que a cultura da empresa, a qual é de respeito e de valorização de pessoas, está sendo vivenciada na prática. “Usamos essa pesquisa de clima interno para sabermos como nossa equipe está se sentindo. Quando aparecemos bem avaliados e isso nos leva para o ranking, constatamos que conseguimos equilíbrio em ser uma empresa humanizada e, ao mesmo tempo, voltada para resultados”, diz.
Na avaliação quantitativa, as maiores notas da companhia sempre são nos indicadores de ética da liderança e se as pessoas se sentem respeitadas dentro da empresa, independentemente de raça, gênero, idade, etnia ou orientação sexual. Na parte prática, a Terral utiliza o relatório qualitativo para trabalhar melhorias internas e dar voz aos colaboradores. “De posse desse relatório, o RH faz um focus group com 100% da equipe, visitando os shoppings e, a partir de uma escuta ativa, criamos um plano de ação anual com as oportunidades mapeadas com objetivo de uma melhoria contínua no clima organizacional.”
Segundo Rehder, essa cultura foi o principal pilar de sustentação no enfrentamento da crise sanitária causada pela Covid-19 e na retomada dos negócios. Hoje, o mercado fala muito sobre o capitalismo consciente, que são as empresas que olham além do lucro, e a Terral sempre praticou isso mesmo antes do debate ganhar evidência. “O lucro é fundamental para a empresa continuar e crescer, mas temos uma preocupação genuína com o bem-estar dos colaboradores e em contribuir com a sociedade, inspirando pessoas com a nossa cultura e nossos valores. E isso nos ajuda a alcançar resultados, porque eles vêm através dos funcionários e como consequência de uma gestão e cultura que coloca sempre as pessoas em primeiro lugar”, conclui Rehder.

Equidade com olhar humano
A Iguatemi Empresa de Shopping Centers realiza uma pesquisa de clima desde 2012 e, em 2019, passou a utilizar a avaliação da consultoria do Great Place to Work. E logo no primeiro ano, já entrou na lista das melhores empresas para se trabalhar. Também foi reconhecida por dois anos consecutivos (2020 e 2021) na classificação do ranking temático Mulher. “O nosso negócio tem as pessoas no centro e nosso olhar é humano. Identificar os pontos de satisfação, fricção e de atrito na experiência do colaborador é algo muito importante. Por ser uma certificadora isenta, o GPTW nos ajuda substancialmente a ouvir mais vozes e, a partir disso, a criar planos de ação consistentes, orientados e colaborativos com os nossos comitês de clima, permitindo que a Iguatemi seja uma empresa para todos e todas trabalharem sem deixar ninguém para trás”, diz Vivian Broge, diretora de Recursos Humanos da Iguatemi.
Para utilizar os indicadores do GPTW, a companhia faz um desdobramento entre todas as áreas, junto aos representantes dos comitês de clima, que são pessoas voluntárias. Isso ajuda a manter essa discussão viva durante todo o ano. Com isso, são criados planos colaborativos individuais, direcionados a cada área, e organizacional, focado nos mais de 2 mil funcionários. A partir disso, são realizadas reuniões regulares para que esses comitês de clima acompanhem os avanços e a necessidade de replanejar algo, quando necessário.

A companhia ainda faz uma análise da pesquisa da certificadora para ver em que pontos evoluíram. “O GPTW diz que investir para que sua população tenha, pelo menos, três feedbacks ao longo ao ano é um indicador muito importante para desenvolvimento e engajamento, trazendo uma cultura de confiança aos colaboradores. Trabalhamos muito com isso ao longo da última pesquisa e aumentamos significadamente a quantidade de pessoas que havia recebido esse número de feedbacks ao longo do ano”, conta Vivian. A Iguatemi também cria metas específicas a cada rodada e planeja como mensurá-las.
Na questão da equidade, há também um trabalho muito intenso feito há vários anos e não é à toa que está entre as melhores empresas para as mulheres trabalharem. “O comitê de equidade tem uma atuação muito diligente e olha para todos os marcadores sociais, sendo um deles mulheres em liderança. “Temos muito orgulho nesse momento em termos uma transição de mudança de CEO, onde teremos a nossa primeira CEO mulher, não familiar, ocupando essa posição”, relata Vivian. Em novembro, Carlos Jereisatti Filho anunciou que Cristina Betts irá assumir a presidência da companhia a partir de janeiro de 2022.
A Iguatemi tem, inclusive, um programa em que convida as mulheres que voltaram da licença-maternidade nos últimos 18 meses para construir uma jornada de autoconhecimento e a se apropriarem de toda a potência que a maternidade traz e que pode refletir diretamente no trabalho. “É cada vez mais olhar para as human skills e ser uma empresa que tem capacidade e empatia. E o melhor lugar para se trabalhar é onde se tem segurança psicológica e onde podemos ser quem a gente quer. Mostra que elas podem exercer posições tipicamente ocupadas por homens, dando voz e criando espaços. Nós temos mulheres em cargos gerentes de segurança, manobristas, gerentes de operações, entre outros.”
Somado ao Great Place to Work e ao trabalho do comitê de equidade, a Iguatemi é signatária ainda dos princípios da ONU Mulheres. O fato de terem um plano consistente voltado para isso, inclusive, se submetendo a prêmios com auditorias de entidades de fora do país, mostra como a companhia é percebida. “Ficamos esse ano muito orgulhosos de termos entrado para o Prêmio WEPs Brasil 2020/2021, construindo ainda mais para esse pilar de mulheres em posição de liderança.” Essa premiação tem como guia norteador os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês de Women’s Empowerment Principles), lançados pelo Pacto Global da ONU e a ONU Mulheres em 2010. A Iguatemi tem ainda outros projetos de equidade, que cada vez mais trabalham com a transversabilidade de marcadores sociais e criam um impacto muito positivo.