MAR/ABR 2021 – Edição 234 Ano 34 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Mulheres no comando

9 de abril de 2021 | por Solange Bassaneze | Fotos: Divulgação
CONHEÇA A HISTÓRIA DE ALGUMAS LÍDERES DO SETOR DE SHOPPING CENTER

Chegar a altos cargos ainda é um desafio para as mulheres. Apesar das conquistas nas últimas décadas, há um longo caminho a ser percorrido.

No setor de shopping centers, elas também vão ganhando cada vez mais espaço e trazem a sensibilidade feminina na liderança.

A Revista Shopping Centers convidou as coordenadoras estaduais da Abrasce e mais Mirela Cubilhas, sócia da Enashopp, para representar as mulheres do setor.

Todas têm um ponto em comum: são apaixonadas pelo que fazem e amam lidar com pessoas. Conheça um pouco mais sobre elas!  

De Salvador para o mundo

Após iniciar a carreira em uma construtora, Mirela Cubilhas migrou para a área de entretenimento e implantou o primeiro Wet’n Wild no Brasil, parque aquático localizado na região de Itupeva (SP). Permaneceu por alguns anos como gerente de marketing e de vendas do parque. A realização profissional veio um pouco depois quando recebeu uma proposta para ingressar no setor de shopping centers como gerente de marketing do Shopping Barra, em Salvador (BA).

“Em seguida, fui convidada a fazer parte da Enashopp, administradora de shopping centers, em que, atualmente, sou sócia de três executivos incríveis: Naildo Macedo, Edison Rezende e Alexandre Manzalli. Juntos, vencemos diversos desafios, dentre eles, estudar o mercado angolano, para inaugurar e administrar o primeiro shopping center do país, o Belas Shopping, em Luanda”, relembra.
Mulheres do setor Mirela Cubilhas - Revista Shopping Centers
Mirela Cubilhas, sócia da Enashopp

A executiva é apaixonada pelo que faz e sua família sempre soube da importância que a carreira tem em sua vida. Casada e mãe de dois filhos, hoje com 21 e 19 anos, ela diz que o equilíbrio e a multiplicidade são fundamentais para conseguir administrar os diferentes papéis. “Não é uma tarefa fácil equilibrar as atividades. Por diversas vezes, tive que abrir mão de estar com a família para estar no trabalho, mas não me arrependo. Até porque a qualidade do tempo que eu tinha junto a minha família sempre foi muito boa.” Quando os filhos eram pequenos, precisava ter a segurança que eles estavam bem para que eu pudesse focar no trabalho. “Optamos por deixá-los numa creche em tempo integral, próxima ao trabalho. Eles eram os primeiros a chegar e os últimos a sair. A minha vida profissional é muito importante para mim e a minha família entende isso e me apoia, pois sempre deixei claro que amo o que faço.”

À frente de uma grande empresa de shopping, ela lidera pelo exemplo. “Dou estímulo às minhas equipes. Contribuo sempre com a formação e a capacitação de cada um. Sou determinada, objetiva, persistente e não enfraqueço durante uma dificuldade. Também sou otimista, positiva, perseverante e inquieta.” Para ela, as lideranças femininas têm uma relação interpessoal diferenciada, mais interessadas em propósito, humanização, além de executar multitarefas simultaneamente. Mirela ainda ressalta que, na Enashopp, 70% do time é composto por mulheres.

Para ter energia, a executiva segue um ritual durante a semana antes de sair para trabalhar. “Faço as minhas orações, agradecendo e entregando a Deus o meu dia. Em seguida, pratico alguma atividade física aeróbica ou musculação. Tomo um bom café da manhã e, impreterivelmente, às 9 horas já estou trabalhando. Minha rotina varia entre visitar os empreendimentos, realizar e acompanhar os planejamentos estratégicos, reuniões com as equipes, com fornecedores, lojistas e empreendedores.” No retorno para casa, sem ter um horário certo, faz questão de ter um momento com a família e a leitura de cabeceira é um hábito praticado antes de dormir. Um momento de relaxamento essencial antes de viver um novo dia. 

No Amazonas

Assim como muitos universitários, Josana Mundstock, superintendente do Manaus Plaza Shopping, entrou no mercado de trabalho com muita garra. Começou prestando serviço ao Unibanco por uma empresa e, em pouco tempo, entrou para o time da instituição financeira. Grávida de gêmeos aos 24 anos, ela perdeu um dos bebês e descobriu que sua filha tinha Síndrome de Down. Então, decidiu dar uma pausa na carreira para poder se dedicar à maternidade por cerca de um ano. Logo veio o segundo filho, mas não precisou parar de novo. Em 2008, foi para a área comercial e de marketing no setor de shopping center. No ano seguinte, virou superintendente, atividade que exerce até hoje, só que agora em outro empreendimento, no Manaus Plaza Shopping. 

Mulheres do setor Josana Mundstock - Revista Shopping Centers
Josana Mundstock também está no segundo mandato como coordenadora estadual do Amazonas pela Abrasce

“Moramos em um Estado um tanto isolado. Naquela época, a dificuldade era muito grande quanto à troca de informações e do conhecimento técnico no segmento de shopping center. Como só havia quatro shoppings na cidade de Manaus, sendo apenas um de rede, senti a necessidade de buscar mais conhecimento, inclusive jurídico, e treinamento específico diante das diversas demandas e tratativas com os empreendedores, lojistas, consumidores e demais stakeholders.” Por isso, a administradora resolveu cursar Direito, depois fez mestrado e agora doutorado. 

“Nunca parei de estudar e aprofundar meu conhecimento no segmento de shopping center. Sou uma apaixonada pelo setor e eterna estudante. Sempre busco unir o conhecimento na Administração e no Direito, para desempenhar uma gestão focada em resultado econômico com segurança jurídica.”  

No cargo de superintendente, ela é inspiradora e, quando necessário, rígida. “Cobro muito, pois vivemos dos resultados do negócio, mas, dou liberdade para meu liderado trabalhar. Contratamos as competências e as habilidades para somar. Gosto de compartilhar conhecimento e de desenvolver pessoas.” Segundo ela, o poder de adaptação e de superação das mulheres na liderança faz a diferença. “Nossa sensibilidade nos torna mais alerta. Conseguimos identificar, resolver e absorver ao mesmo tempo uma maior quantidade de demandas.”

Em casa, ela encontra apoio para o dia a dia. Sua família incentiva e vibra com suas conquistas. “Meu marido me ajuda em tudo, meus filhos foram criados com independência e responsabilidade, então, somos uma família ‘autossuficiente’, não pesamos em nada uns aos outros.” Nos momentos de estresse, o refúgio é o seu lar e o encontro com os amigos. Plantas e música também ajudam a trazer o equilíbrio de tanta responsabilidade. “Vivo intensamente, costumo dizer que dormir é perder de tempo.” 

Direto de Roraima

Natural do Maranhão e roraimense de coração, Luciana Teixeira é formada em Administração e Direito e iniciou a carreira em uma franquia de ensino telepresencial. Passados cinco anos, entrou no segmento de mineração, o qual considera sua melhor escola. Essa experiência profissional a tornou uma mulher mais forte, confiante, destemida e em constante busca por desafios. “Cresci, amadureci e, sem dúvidas, me tornei uma profissional mais capacitada e cheia de habilidades.” 

Luciana Teixeira - Revista Shopping Centers
Luciana Teixeira, gerente de vendas e marketing do Roraima Garden Shopping e coordenadora estadual de Roraima da Abrasce

Em 2018, recebeu uma proposta para trilhar novos horizontes e entrou no mundo shopping center, assumindo o financeiro e a gestão de contratos do Roraima Garden Shopping.

“Cada aprendizado me motivava e, sempre que possível, me envolvia com outras áreas como marketing e comercial. Em fevereiro deste ano, assumi a gerência de vendas e marketing do shopping e posso dizer que amo o que faço.”

A prática de atividade física diária faz com que já comece o dia disposta. O relógio toca às 5 horas e, em 30 minutos, já está malhando na academia. A jornada de trabalho começa às 8 horas e termina por volta das 19 horas. Apesar de se considerar workaholic, sabe o momento de desacelerar. “Sempre busquei ter uma vida saudável e viver momentos em família e com os amigos, além de viajar sempre quando posso. É claro que, ao iniciar um novo desafio, mergulho de cabeça e deixo de lado alguns hobbies, mas não por muito tempo. Distrair a mente, ter hábitos saudáveis e cuidar de si e dos seus é essencial para ter vida longa e equilibrada, principalmente em tempos de pandemia.”

Na sua liderança, ela sempre busca influenciar positivamente as pessoas.

“Ao liderar pelo exemplo, conseguimos motivar mais as pessoas e assim ter êxito nos resultados”. Segundo ela, cada momento exige posturas diferentes do líder e é essencial ser um pouco de cada. Para ela, a principal diferença da liderança feminina está nos detalhes. “A mulher tem mais sensibilidade e empatia para lidar com as situações adversas do dia a dia. É mais organizada, empática, criativa, claro, que podemos encontrar essas características em alguns homens, mas é muito raro”, brinca ela. 

No litoral paulista

Apaixonada por matemática e pessoas, Mariane Doconski, superintendente geral da Divisão Malls, do Grupo Mendes, atua na área administrativa desde os 18 anos. Em 2000, ingressou no mundo do varejo de shopping centers e nunca mais saiu. Hoje, atua como superintendente regional no Grupo Mendes, administrando o Praiamar Shopping, o Brisamar Shopping e mais uma torre comercial no litoral paulista. “Gerenciar pessoas é fascinante, desafiador e um constante aprendizado”, diz. 

Como líder, gosta muito de delegar, mas não abre mão de um bom fluxo de comunicação clara e rápida. E sempre está próxima de todos os seus liderados. “Faço questão de estar com a equipe nos momentos de crise, pois são os de maior impacto a todos e, normalmente, mostram talentos e oportunidades. Acredito no crescimento das pessoas, dos profissionais e procuro oportunizar isso, assim como mostrar que nunca paramos de aprender e, por isso, temos o dever de manter nossa mente aberta e atenta para estudar constantemente.”

Mariane Doconski - Revista Shopping Centers
Mariane Doconski também é coordenadora estadual da Abrasce no litoral de São Paulo

Ainda é muito grata a todo o aprendizado recebido dos profissionais com quem conviveu. “Sou quem sou hoje por ter tido sempre pessoas importantes ao redor: aprendi com cada um.” Com tanta responsabilidade, ela se prepara logo cedo, com muita meditação e alongamento. Depois de tomar um bom café, segue para o trabalho. “Tenho o privilégio de morar em Santos e estar perto de minha base, que fica no escritório central da holding. Durante o dia, também visito e passo períodos nas unidades, onde me reúno com as equipes, discutimos estratégias e ações, além de visitar também outros empreendimentos para bechmarking”, conta. 

Ela diz ainda que as mulheres que exercem um cargo de liderança têm um olhar mais abrangente. “Isso auxilia muito na leitura das situações e nas decisões. Também costuma ter mais empatia para negociar e fazer acordos. Além disso, por termos aptidão de fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo, produzimos com mais intensidade.”

Em sua opinião, as mulheres ainda carregam no DNA a flexibilidade para atuar em diversos cenários simultaneamente: ser filha, irmã, esposa, amiga, mãe e profissional, além de cuidar da casa e de si mesmas. “Claro que a carga é alta e demanda muita energia e equilíbrio. Por isso, procuro buscar o equilíbrio por meio da meditação, prática de yoga e alimentação saudável”. Mantém ainda estreito contato com a natureza e tem alguns hobbies, como cozinha, leitura e música. “Procuro dar o devido peso a cada parte de meus papéis e, muitas vezes, preciso me dedicar mais a um ou outro: ter essa percepção é muito importante.” 

Da Bahia para Curitiba

São mais de 30 anos de carreira no setor de shopping centers. Ainda na faculdade, a baiana Daniela Baruch conseguiu um estágio em um shopping em Salvador. Durante 22 anos, trabalhou na Aliansce, atualmente Aliansce Sonae. Foram quase duas décadas dedicadas a cargos na superintendência e na direção. Como faz o que gosta, sente muito prazer e uma satisfação pessoal que faz os olhos dela brilharem ao falar da trajetória profissional. O dinamismo e a reinvenção dos shoppings ao longo dos anos sempre a motivaram.

Mulheres do setor Daniela Baruch - Revista Shopping Centers
Daniela Baruch, superintendente do Shopping Muller e coordenadora estadual do Paraná pela Abrasce 

Para acompanhar esse movimento do setor, se especializou ainda mais. Há oito anos se mudou para Curitiba, após ser convidada para ser superintendente do Shopping Muller e tem sob sua liderança 189 funcionários. “Gostar muito de gente facilitou a minha escalada. Alcancei essa posição muito em função das pessoas que eu liderei, mas ninguém me puxou para cima. Foram os colegas de debaixo que me jogaram para cima, porque sempre criei oportunidades para os meus liderados crescerem dentro da empresa. Posso dizer que essa é a minha grande qualidade: saber extrair o melhor de todos.”

Quando assumiu a superintendência do maior shopping de Feira de Santana (BA), o fato de ser mulher fez com o fato virasse notícia na cidade. “Até hoje eu guardo esses recortes. Foi algo bem festejado.” Daniela acredita que as mulheres são mais sensíveis para lidar com tudo o que acontece com pessoas ou com o mercado. “Nos permitimos trabalhar mais a sensibilidade, então, lidar com pessoas é mais fácil no universo feminino.”

Por ser uma pessoa diurna, o relógio toca pontualmente às 5h15 e ela já começa o dia com a prática de exercícios. “Depois que adquiri esse hábito, não abro mão, porque me deixa mais ativa para o trabalho. Chego sempre antes da abertura do shopping e trabalho de portas abertas, seja para qualquer situação interna ou mesmo para receber o lojista.” Essa proximidade com o varejista é fundamental na opinião de Daniela. “Eles são os melhores termômetros para que o planejamento de estratégias do empreendimento.” Gosta também que todos respeitem os horários de entrada e saída, para que tenham vida social e familiar. “No momento em que estou em casa, vivo plenamente minha família, mas todo mundo sabe que pode contar comigo assim como posso contar com a equipe. Se eu estiver procurando alguém fora do horário, realmente é uma emergência.”

No Centro-Oeste

Um estágio no Independência Shopping, em Juiz de Fora (MG), deu início à carreira de Tatyanne Faneco. Ainda jovem, descobriu e se encantou pelo universo de shopping centers. Aos poucos, cresceu dentro da empresa, assumindo novos cargos e desafios. Em 2013, recebeu um convite para mudar de cidade e ser gerente financeira do Norte Sul Plaza, um dos shoppings da ARGO, em Campo Grande (MS). Há dois anos, foi promovida ao cargo de superintendente do empreendimento. 

Mulheres do setor Tatyanne Faneco - Revista Shopping Centers
Tatyanne Faneco, superintendente do Norte Sul Plaza e coordenadora estadual da Abrasce no Mato Grosso do Sul

Com sua equipe, ela procura ser sempre inclusiva, ouvindo a todos. “É um trabalho de parceria, onde cada um contribui de alguma forma para a construção ou encontramos juntos a solução para alcançar o resultado.”

No dia a dia, são muitas demandas rotineiras como reuniões com lojistas, poder público, atendimento à imprensa, reuniões virtuais ou presenciais junto à holding e time do shopping e, agora, novas demandas em parceria com a Abrasce. Há também algumas mais pontuais como planejamento estratégico, entre outras. “Entre as demandas diárias, alguns dias da semana reservo a pausa do almoço para a prática de exercícios na academia dentro do shopping mesmo.” 

Antes e depois do trabalho, ela se dedica ao marido e à filha e ainda faz alguns cursos on-line. “Realmente, a rotina exige bastante, mas amo todos os papéis que desempenho em minha vida. Sou muito realizada pela trajetória profissional, exercendo o que eu realmente gosto, assim como por ser mãe, esposa. Deus foi muito generoso comigo, colocando as pessoas certas ao meu redor para que seja possível que eu desempenhe todos esses papéis.”

Segundo ela, as mulheres na liderança colocam a alma no que fazem.  “A mulher por si, como é multitarefas 100% do tempo, consegue ter uma ampla visão da situação, avaliar diversas possibilidades e encontrar a melhor solução.”

  • GOSTOU? COMPARTILHE: