JUL/AGO 2019 - Edição 225 Ano 32 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Planos de carreira ainda são a melhor alternativa para reter talentos

1 de agosto de 2019 | por Paula Andrade | Fotos: Divulgação
Veja a importância de oferecer perspectivas de ascensão para seus colaboradores

As empresas que apostam em seus funcionários têm mais chances de reter esses talentos por mais tempo. “Seria muito importante para os shoppings investirem mais em seus profissionais, porque sabemos que, muitas vezes, o turnover é alto. Quando pensamos em evolução de carreira, quanto mais tempo o funcionário puder se manter na empresa, melhor. Colaboradores mais bem capacitados têm melhores ideias e trazem mais resultados ”, declara Renato Trindade, gerente executivo da Page Personnel, empresa responsável pelo recrutamento especializado de profissionais.

O primeiro passo para implantar o plano de carreira é fazer um mapeamento dos funcionários da empresa. “É preciso entender quem são as pessoas do time que realmente têm diferencial e vão conseguir crescer. Após esse reconhecimento para saber quem são as peças-chave, deve-se investir na capacitação e no desenvolvimento desses profissionais, seja com treinamentos internos, estudos ou benchmarking com outros shoppings”, acrescenta Trindade.

Mais proximidade

Sócia-diretora da A&B Consultoria e Desenvolvimento Humano, Susanne Anjos Andrade explica que no cenário atual os profissionais buscam evoluir cada vez mais rápido dentro das organizações. Além de cursos de capacitação, ela sugere outras medidas. “É importante dar espaço para os colaboradores crescerem. Um estagiário tem que aprender e participar para, depois, assumir uma vaga júnior, plena e sênior. Para isso, o comportamento dos líderes também precisa mudar. Eles têm de ser menos rígidos e dar tempo para os profissionais”, relata ela, que também é coach e professora na FIAP.

Sendo assim, a especialista recomenda medidas de humanização para reter os talentos. “Quando a empresa oferece um horário mais flexível, ambientes para happy hour, home office uma vez por semana e favorece uma boa comunicação, o ambiente de trabalho se torna mais leve e os resultados chegam de forma natural. Funcionário feliz tem rendimento melhor, pois não está trabalhando por obrigação e, sim, por prazer.”

Na prática

Atuando da concepção à gestão de shoppings, a Saphyr acabou de receber o certificação Great Place to Work , na categoria médias empresas. O reconhecimento veio, entre outros motivos, pelo incentivo ao crescimento dos funcionários. “Valorizamos muito as pessoas que correm atrás do seu planejamento de carreira. Buscamos promover um plano de oportunidades, deixando claro o que é preciso fazer para galgar novas posições. Reforçamos a importância do feedback claro e transparente, temos uma universidade corporativa para ajudar as pessoas a se desenvolverem nas competências organizacionais. Além disso, divulgamos internamente todas as oportunidades e incentivamos o job rotation como forma de ampliar o conhecimento do negócio e o desenvolvimento profissional”, informa Aline Ferreira, responsável pela área de Gente e Gestão da Saphyr.


Eles chegaram lá!
Confira depoimentos de profissionais que batalharam e foram reconhecidos:

Raul Menezes – Gerente de Operações do Shopping Parque da Cidade

“Sou arquiteto e estou há 13 anos na Enashopp. Fui convidado para fazer o acompanhamento de obras em um shopping de Angola. Era um trabalho de quatro meses, mas acabei contratado para assistente de operações da área de manutenção. Em seguida, fiz a implantação de um shopping em Salvador – o Paseo Itaigara. Fiquei por dois anos é fui fazer a implantação de outro shopping na capital baiana. Após dois anos, me tornei o responsável pelo suporte de todos os empreendimentos da Enashopp. Eu me mantive na área corporativa por três anos, quando surgiu na carteira o Shopping Parque da Cidade, que é onde estou hoje, ocupando a gerência de operações. Saí de assistente de comitê técnico para ser gerente de operações, passando por quase todos os cargos dentro dos empreendimentos. O bacana é que a empresa dá a oportunidade de mudar de área, participar bastante da gestão, conhecer muita gente e diversos serviços. Sinto que sou parte do corpo da empresa e que ela conta comigo para continuar crescendo.”

Elizangela Cardoso – Superintendente do Balneário Shopping

“Entrei em 2013 como gerente de marketing do Balneário Shopping, considerado o iconic mall do Grupo Almeida Junior. Exerci a função por cerca de dois anos e meio e surgiu a oportunidade para a superintendência. Em um primeiro momento, fiquei com um pouco de receio, porque era algo totalmente novo. Aceitei o cargo interinamente com a expectativa de que contratariam outra pessoa para a função, mas acabei me adaptando muito bem. Resolvi permanecer e estou até hoje. Já completei seis anos e meio de Balneário Shopping. Tenho muito orgulho de, como mulher, poder administrar um dos principais shoppings do Sul do país. É um desafio muito grande e sou muito grata pela oportunidade. O que mais me admira na empresa é o olhar dos proprietários da Almeida Junior. Eles são muito próximos e acessíveis das pessoas que ocupam cargos de gerência e coordenação. A empresa trabalha com meritocracia, procurando reconhecer os colaboradores. Antes de buscar por pessoas no mercado, sempre é feita uma análise interna para ver quem tem se mostrado com competências para assumir cargos. Isso, de fato, nos motiva a fazer entregas, a sonhar junto e a trabalhar cada vez mais para que a companhia possa cumprir seu objetivo: o de ser uma das maiores empresas de shopping centers do país.”

Rafael Fiedler – Diretor de Marketing e Digital da Almeida Junior

“Em 2019, completo três anos de Almeida Junior. É uma companhia que, apesar de ter uma visão corporativa muito forte, operar seis shoppings em Santa Catarina e ser a líder no estado, te dá liberdade de inovação e um ambiente propício para desenvolver projetos inovadores. Com esse viés, comecei a criar projetos diferentes no Balneário Shopping. Com o desenvolvimento dos trabalhos, veio o convite para assumir a superintendência do Garten Shopping. Lá, abri o leque de atuação comercial, com a condução de todas as equipes operacionais. Com o engajamento de todo o time e destaque do empreendimento dentro das metas estabelecidas, veio o convite para assumir a diretoria de Marketing e Digital da Almeida Junior. Gosto muito da energia da companhia e aqui encontrei o meu lugar. O importante para o profissional é buscar ambientes que permitam que ele seja quem ele realmente é. Isso está muito ligado à felicidade. Com essa liberdade, acabamos trabalhando mais e melhor.”


Curso de Gestão em Shopping Centers
Promovido pela Abrasce, entre os dias 21 e 25 de outubro, o curso é dividido em dois níveis e tem como objetivo compreender todas as áreas envolvidas na administração e na operação de um shopping. Voltado para administradores, empreendedores, executivos das áreas Comercial, Marketing, Financeiro, Jurídico, investidores e  prestadores de serviços, contará com disciplinas como Finanças, Gestão de Contratos, Marketing e Princípios do Varejo. Além do conteúdo teórico, os alunos participarão de visita técnica a um shopping center da capital paulista para analisar na prática as operações do empreendimento.
Ficou interessado? Então entre nesse link e tenha mais informações: https://abrasce.com.br/universidade-abrasce/gestao-em-shopping-centers-niveis-1-e-2/

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