SET/OUT 2022 – Edição 243 Ano 35 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Universo Pet: estudo da Abrasce apresenta tendências e oportunidades

12 de outubro de 2022 | por Solange Bassaneze | fotos: Divulgação

O primeiro Boletim de Tendências e Oportunidades, um e-book, mostra como esse mercado pode ser ainda mais explorado pelos shoppings

Sempre atenta às tendências de consumo e comportamento dentro e fora do Brasil e com o objetivo de orientar o setor de shopping centers, a Abrasce lançou o Boletim de Oportunidades e Tendências, direcionado aos empreendedores e varejistas.

Foram os dados de que o Brasil é o segundo maior país do mundo com animais de estimação – são 55,9 milhões e 25,6 milhões de cães e gatos, respectivamente – e de aqui o pet é integrante da família que jogaram luz para as oportunidades deste nicho.

Por isso, o primeiro estudo vem sob o tema Universo Pet, segmento em alta e que também contribui para outros setores da economia.

Shoppings em todo o país, inclusive, já realizam investimentos e ações voltados ao público que tem um animal de estimação.

O primeiro shopping pet friendly foi o Shopping Pátio Higienópolis e esse movimento só cresceu na última década. “A área de Inteligência mapeou que, atualmente, 91% dos shopping centers são pet friendly, mas ainda há espaço para ser aproveitado pelos empreendimentos como aponta o estudo”, diz Caroline Louise Gulisz, coordenadora de Inteligência de Mercado da Abrasce.

Entre os principais assuntos abordados estão: estrutura do mercado pet, principais players, distribuição geográfica, ações pet friendly e serviços oferecidos nos shoppings, presença dos pet shops no mix, entre outros assuntos.

“O Boletim de Oportunidades e Tendências traz essa radiografia detalhada com um panorama geral da cadeia produtiva, possibilidades de novos negócios e modelos de atuação. O e-book, patrocinado pela Petz, mostra como se dá essa evolução e configuração nos malls”, declara Caroline.

O levantamento considerou empreendimentos inaugurados até 2021.

“A Abrasce entende que essa é uma grande oportunidade também para o varejo deste segmento se instalar no shopping, aproveitando essa tendência comportamental”, declara a coordenadora de Inteligência de Mercado.

Inclusive, o estudo apresenta os principais players especializados em produtos exclusivos para pets.

Segundo Amanda Colombo, head de expansão da Petz, os shoppings que investiram primeiro em boa estrutura e bom mix para os pets ganharam um grande market share nos últimos anos.

Quem não trabalhou com essa antecedência, agora, busca se adaptar ao que já é uma forte exigência dos frequentadores dos empreendimentos.

E a presença da Petz nos shoppings centers é uma demanda do cliente atual. Além dos pets fazerem parte da composição das famílias há anos, hoje, ele também é considerado como um ‘filho’.

“Não pode ficar desatendido pelo centro comercial que visa resolver a vida do cliente. Patrocinamos o Boletim de Tendências e Oportunidades – Universo Pet, porque acreditamos na nossa importância para esses clientes e queremos estar presentes nos shoppings para levar essa comodidade aos tutores”, declara Amanda.

O Boletim de Oportunidades e Tendências está disponível gratuitamente para os associados na área restrita do site (www.abrasce.com.br) e traz muitas informações, dicas e dados que podem ajudar na tomada de decisões para incluir novas estratégias em seus ativos. Para os não associados, o e-book pode ser adquirido por R$ 300 na loja on-line da Abrasce.

Case inspiracional

Entre tantos shoppings, o Mooca Plaza é um exemplo pet friendly a ser seguido. Segundo Alexandro Tedesco Rigon, gerente de marketing do empreendimento, há cerca de quatro anos, a inauguração do Pet Park, uma área ao ar livre com mais de 2 mil m², ampliou a forma de atender os visitantes com pets.

Em 2020, veio mais uma inovação e o empreendimento ganhou a Praça Pet com 500 m², um local confortável e destinado para os clientes que queiram comer na companhia de seus bichinhos. “A adequação do Mooca Plaza traz novas opções de espaços pet friendly para a convivência dos tutores e seus animais de estimação. O posicionamento também funciona internamente, já que os funcionários da nossa administração podem trazer os seus pets para o trabalho e são recebidos com caminha e potinhos de água e comida”, relata.

O Pet Park é cercado e protegido e há aparelhos e espaço de agility com obstáculos, rampas, túneis, parede de escalada, escadas e bastões, além de um espaço verde para que os cães possam correr tranquilamente sem coleira

Esses dois novos espaços atraíram o público com pet e se tornaram destinos, o que impulsiona as compras e o uso de serviços disponíveis no shopping. “Temos um fluxo intenso e frequente de clientes, por isso, nós permitimos e incentivamos a convivência sadia dos animais de estimação e nossos clientes dentro do mall, desde que sejam respeitadas as regras de circulação disponíveis no site e no SAC”, reforça Rigon. 

A Praça Pet é um ambiente destinado somente à alimentação, para que os clientes não precisem escolher entre levar o pet para passear e sair para comer, já que as praças de alimentação tradicionais não permitem a entrada de animais
Há área destinada à alimentação com mesas e bancos, além de bebedouros espalhados pelo local

Há ainda clientes que fazem festas de aniversários para os seus animais de estimação no Pet Park e recebem convidados, contribuindo com o movimento do shopping.

“Além da praça de alimentação pet, temos outras operações gastronômicas, como o Hocca Bar e Madero, que possuem espaços externos onde os tutores podem fazer as refeições na presença de seus animais.”  

No St Marche do Mooca Plaza Shopping, o cliente também pode fazer as suas compras tranquilamente enquanto o pet descansa e aguarda o retorno do dono em uma estação da Pet Parker, um ambiente exclusivo e gratuito para cada pet.

Alexandro Tedesco Rigon, gerente de marketing do Mooca Plaza Shopping
“Temos essa mesma tecnologia na Praça Pet, para que o cliente possa deixar o cachorro enquanto se dirige à Praça de Alimentação, depois, basta soltá-lo e aproveitar a companhia durante a refeição”, explica o gerente de marketing do Mooca Plaza.

Em 2022, teve mais novidade. Uma operação da Petz de 700 m² foi inaugurada no segundo piso do shopping. “Foi uma incrível adesão ao nosso mix. As lojas com produtos para os bichinhos são de extrema importância para nós e para o nosso público.”

Fora isso, o shopping sempre promove eventos especiais como o Carnaval Pet e a bAUlada. Ambos foram realizados no Pet Park de forma gratuita e aberto ao público.

“Tivemos muita música com DJ, ambientação e decoração específicas para cada ocasião e até mesmo distribuição de petiscos. Cada ação é pensada para ser única.”

Pensado para eles

Vendo essa demanda e necessidade dos consumidores, muitos shoppings têm investido nesses ambientes exclusivos, atendendo os desejos dos consumidores. E as novidades não param de acontecer em todo o setor. O ParkJacarepaguá, inaugurado em novembro de 2021, já nasceu pet friendly e conta com o ParCão, um espaço pet ao ar livre delicioso com diversos brinquedos para os animais de estimação. Além disso, promove eventos especiais. No primeiro São João do Parcão, o arraial teve de coração especial com direito até a barraca do lambeijo, Cãodrilha e concurso com desfile de fantasias caninas.

Imagem do ParCão do ParkJacarepaguá na inauguração do empreendimento

O Porto Belo Outlet Premium também pensou em quanto os pets demandam cuidados e estrutura especial em um passeio ou uma pausa para descanso durante uma viagem. Atento aos novos comportamentos do cliente, o empreendimento ganhou, em outubro de 2021, o Pet Park Q Mais, um espaço de 100 m² com oito atividades de agility para animais de diferentes portes, que desenvolvem disciplina, respeito e inteligência canina. O empreendimento dispõe também facilidades como bebedouros especiais com água corrente, casinhas com saquinhos higiênicos espalhados pelo mall e, mais recentemente, o Pet Food, área com mesas e cadeiras dispostas na parte externa da Praça de Alimentação direcionadas para famílias com animais de estimação. Além disso, outro ponto positivo é que 100% das lojas aceitam pets.

Mais uma iniciativa recente é a Praça Pet do Parque D. Pedro Shopping. A área de quase 38 m² foi instalada para que os tutores possam aproveitar para fazer refeições na companhia de seus pets. De forma muito otimizada, o espaço conta com bebedouros, saquinhos e ganchos para prender as coleiras. Mais uma ação adicionada à estrutura do empreendimento para tornar a experiência dos clientes ainda mais confortável. De acordo com a coordenadora de Inteligência de Mercado da Abrasce, existe uma forte tendência das praças para pets crescerem nos próximos anos em malls de todo o país e isso já está acontecendo.

Para saber todos os dados do estudo, acesse agora a área restrita e faça o download. Se você não é associado Abrasce, acesse a loja no portal abrasce.com.br.

Conheça o trabalho da ONG Vira Lata Vira Amigo

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