A expansão da Cellairis Brasil no varejo de shopping centers
Com 26 operações inauguradas em malls apenas nos últimos dois anos, a rede prevê um crescimento de 23% no faturamento de 2022
De origem americana, com sede em Atlanta (EUA) e centenas de operações pelo mundo, a rede de acessórios e inovação mobile, Cellairis Brasil, conta hoje com 61 lojas, sendo 60 delas localizadas em shopping centers de sete estados do país – RJ, SP, MG, ES, SC, PR e MA. Das 26 inaugurações, 18 aconteceram somente em 2021, o que comprova o foco em expansão da marca, que aterrissou no país em 2015.
A expertise de Jonathan Benitez, CEO da Cellairis Brasil, nesse setor e o fato do público-alvo da marca – as classes A e B – estar presente nos malls fizeram com que os pontos de venda em shoppings sempre estivessem em destaque na estratégia dos negócios da empresa. “O mercado de rua é diferente: você precisa dominar o lado da calçada e as características daquela região, o que é muito mais peculiar. O shopping center é mais planejado e previsível. Para que os riscos dos nossos franqueados não aumentem, algo que já existe no empreendedorismo, escolhemos trabalhar com esse setor, que conheço bem”, relata.
Para 2022, o projeto de expansão visa a consolidação da marca e, por isso, é mais conservador, com foco, especialmente, no Nordeste.
“Nossa expectativa de crescimento é de 23% em 2022, baseado nas expansões e no Same Store Sale. O SSS está em 8%. Acreditamos que as aberturas concretizadas no ano passado, as novas inaugurações previstas para esse ano e o lançamento de alguns projetos vão reverberar para esse resultado expressivo”, enfatiza o CEO.
A varejista lançará ainda um serviço de assinatura para troca de telas de celulares e terá ainda dois licenciamentos de collab: as coleções Rock in Rio e a de produtos de tecnologia para a marca Reserva.
Franchising
Na Cellairis, os modelos de franquias oferecidos são quiosques e lojas. Como o ponto no varejo é determinante, Benitez relata que a empresa considera o quiosque de baixo risco pela possibilidade de ser itinerante, caso o ponto escolhido não opere de acordo com os resultados esperados para o negócio. O investimento neste modelo é a partir de R$ 150 mil com um tempo de retorno de até 18 meses. A loja segue o modelo padrão do mercado de franchising. “Geralmente, escolhemos shoppings maduros e de sucesso e implantamos as lojas após a experiência com os quiosques, pois eles servem de termômetro”, destaca o CEO da Cellairis Brasil. O investimento gira em torno de R$ 250 mil e com um payback de até 24 meses.
Atualmente, a rede conta com 40 lojas e 21 quiosques no Brasil, que possuem uma grande variedade de produtos desde acessórios para smartphones e itens para gamers até eletrônicos. As operações ainda são certificadas da Apple e oferecem o serviço de assistência técnica para iPhones e iPads. A exemplo do que acontece nos Estados Unidos, a marca tem uma academia de formação de profissionais, que, no Brasil, é chamada de Universidade Cellairis de Técnicos. “Como outros segmentos no país, esse mercado é muito informal e os profissionais vinham de regiões mais populares das grandes capitais. Desde que a marca chegou ao Brasil, criamos a universidade e oferecemos um serviço premium de assistência com um técnico formado dentro de casa com certificado e uma diferenciação no atendimento.”
As campeãs de venda são as capas para smartphones, com cerca de 80 mil unidades comercializadas por ano. As inovações tecnológicas, como fones de ouvido sem fio, por exemplo, também são itens muito procurados. A linha gamer, com produtos específicos – headphone, teclado e mouse – também teve uma alta procura na pandemia diante do crescimento de usuários. Dentro do mix, 75% dos produtos são importados da China ou desenvolvidos com exclusividade pela Cellairis com fabricante de lá. Por isso, há linhas que os clientes só encontram na loja. Além disso, a marca compra ainda alguns produtos de distribuidores locais, que não têm no mix.
Aceleração digital
A Cellairis Brasil atende, em média, 25 mil pessoas por mês. Durante a pandemia, a empresa investiu ainda mais de R$ 400 mil em plataformas digitais, já que suas vendas aconteciam exclusivamente em lojas físicas. “Atualmente, a venda digital representa 8% do faturamento, mas chegou a corresponder a 20%, explica Benitez. O CEO explica que a rede se voltou para entender a mudança na jornada do consumidor, que hoje pode comprar onde e como quiser, no ponto físico ou on-line, e também pode escolher como deseja receber – em casa ou com retirada em loja. “Só não temos ainda a alternativa de compra em uma loja e retirada em outra operação porque é uma tecnologia que ainda temos que implantar.”
E o resultado pode ser percebido meses após a implantação da plataforma.
“A loja virtual já tem um desempenho similar ao das 20 melhores lojas. Era inexpressivo e agora já está no top 20 de faturamento. A ideia é que ocupe o primeiro lugar até o final do ano”, revela.
A equipe
A Cellairis é certificada pelo GPTW (Great Place To Work) como uma das melhores empresas para se trabalhar em clima organizacional. A gestão humanizada e de valorização da equipe é intrínseca de Benitez. Essa cultura é passada com muita transparência a todos os colaboradores e o engajamento social também é levado para dentro das equipes. Em 2020, a companhia criou a Escola de Empreendedores da Cellairis Brasil, um programa interno de capacitação que já fez com que oito funcionários se tornassem franqueados. A empresa é a primeira fiadora deles, com um empréstimo que acelera a compra da franquia e ajuda o profissional a alcançar o sonho do negócio próprio. “É muito genuíno. O varejo mudou a minha vida e, por meio dele, estamos transformando a vida das pessoas também. Queremos impactar diretamente na diminuição da igualdade social. Para fomentar isso ainda mais, temos a escola de empreendedores.”
Ter uma equipe plural e diversa sempre foi um dos pilares da marca. Não à toa, mais de 40% dos colaboradores se declaram como LGBTQIA+. No ano passado, a empresa, que se preocupa também com os marcadores identitários, fez um processo seletivo exclusivo para pessoas trans. “Sabemos que esses profissionais têm menos chances dentro da comunidade e resolvemos fazer esse processo seletivo exclusivo. O tema diversidade é sempre trazido nos workshops em nosso calendário de capacitação”, destaca o CEO. Atualmente, a Cellairis Brasil gera cerca de 200 empregos diretos.
Como forma também de incentivo às campanhas de vacinação, a rede ainda realizou uma ação promocional no ano passado em que concedeu 15% de desconto em capas e películas para todos os modelos de aparelhos aos clientes que apresentassem a carteira de vacinação com a primeira ou as duas doses da imunização contra a Covid-19.
Em 2021, a Cellairis Brasil abraçou mais um compromisso social e se tornou embaixadora da ONG Life Impact Brasil, que combate o abuso e a exploração de crianças e adolescentes.
“Conhecemos essa ONG internacional da Tailândia e vimos que poderíamos unir forças no trabalho realizado no Brasil. Por sermos embaixadores, somos participativos na gestão, no planejamento estratégico e na formação. Cuidamos dos cursos profissionalizantes voltados para os jovens da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro (RJ), oferecidos pela ONG”, conta o CEO.
Onde tudo começou
A Cellairis Brasil foi lançada em 2015 durante a feira da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Três anos antes, Benitez conheceu a marca durante o mesmo evento, quando ainda buscavam interessados em tocar o projeto nacionalmente. Segundo ele, a volta do encontro presencial da ABF, agora simultâneo à Exposhopping e ao 17º Congresso Internacional de Shopping Centers, da Abrasce, só fomentará o empreendedorismo e o franchising. “Sou um grande apoiador desses encontros. Que vontade de se encontrar e trocar!”, destaca.