MAI/JUN 2022 – Edição 241 Ano 35 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Bendito cacau

23 de junho de 2022 | por Solange Bassaneze | Fotos: Divulgação

Depois da melhor Páscoa da história, a Cacau Show dobra a meta de 2021 e expande sua rede com a abertura de mil lojas somente neste ano

Com as lojas completamente abertas em todo o país e fluxo intenso de consumidores, a Páscoa de 2022 para a Cacau Show trouxe um resultado acima do esperado, sendo a melhor de toda sua história. O faturamento teve alta de 46% e o crescimento nas vendas nas mesmas lojas, Same Store Sale (SSS), foi de 18%, quando comparados ao mesmo período de 2021. Além disso, a rede fechou o domingo de Páscoa com 97% da campanha realizada. O saldo para venda, que costuma ser até 6% – planejamento que possibilita a comercialização até o último dia -, foi de apenas 3%. Isso porque a Páscoa representa cerca de 35% do faturamento do ano, sendo que só os 10 dias finais correspondem a 90% das vendas. Para suprir essa demanda e de todo o ano, estão previstas mais de 26 mil toneladas de chocolate para 2022, um crescimento de 7,9% comparado ao ano anterior, superando, inclusive, o período de pré-pandemia, em 2019, quando foram utilizadas 19.375 mil toneladas da matéria-prima na produção.

Cacau Show - Revista Shopping Centers
Nos últimos 30 dias da Páscoa de 2022, o ticket médio foi de R$ 80 a R$ 85. No decorrer do ano, fica entre R$ 20 e R$ 25  

Esses números também são reflexo na expansão da marca, tendo em vista que foram inauguradas 500 novas operações no ano passado, o maior número desde 2013 quando 255 lojas foram abertas. Para essa meta ser atingida, o planejamento começou em setembro de 2020 e é fruto especialmente da demanda de pessoas interessadas e da confiança da marca, que completará 35 anos em 2023. Outro fator importante foi o lançamento do modelo de lojas containers, que correspondeu à metade das inaugurações de 2021. 

Com investimento a partir de R$ 80 mil, as operações containers foram criadas para atender a demanda de candidatos à franquia que tinham capital disponível entre R$ 100 mil e R$ 120 mil, preservando o payback de 18 meses. Para concretizar esse modelo, a Cacau Show investiu nos ativos, comprando os módulos, os dois aparelhos de ar-condicionado e o conjunto de móveis para que o franqueado pudesse locar essa solução ao custo R$ 399 por mês. O investimento do franqueado é direcionado à taxa de adesão, estoque inicial, entre outros itens. 

Container Cacau Show - Revista Shopping Centers
Modelo container, uma nova solução criada para o franchising

De 2020 para 2021, a Cacau Show fechou com o menor índice de repasse da história, o que significa que as lojas colocadas para venda corresponderam a 2,5% da base, quando o índice, normalmente, é de 5 a 6%. Para que esse modelo de negócio tivesse todo esse sucesso, houve um trabalho minucioso da Inteligência de Negócio. 

“A nossa área responsável saiu de um número de 28 pessoas em um ano para quase 60. E isso virou um grande objetivo da empresa. Esse ano muito feliz fez com que não tirássemos o pé para 2022 e a meta é fazer 1 mil novas lojas”, fala Arlan Roque, gerente de expansão da Cacau Show.

No primeiro quadrimestre de 2022, a rede somava um acréscimo de 427 novas lojas (entre inauguras e em implantação), mais do que o dobro do mesmo período do ano passado, quando atingiu a marca de 194. “Enxergamos que é possível atingir a meta desse ano e que existe um alicerce para isso formado pela pesquisa, Inteligência de mercado, clareza do potencial de consumo de chocolate por cada município e estrutura interna”, diz Roque. No ano passado, a companhia faturou R$ 2,9 bilhões.

No Brasil todo

Até o final de abril de 2022, a marca estava com 2.955 lojas, sendo 250 próprias – destas 35 são superstores ou megastores, com espaços de 250 a 600 m2, localizadas em shopping centers. A presença nos empreendimentos, aliás, é expressiva com 596 operações.

SuperStore Cacau Show - Revista Shopping Centers
As superstores oferecem experiências diferenciadas em um ambiente muito agradável

Segundo Roque, operar em shopping traz benefícios como a segurança, o fluxo, horário de funcionamento e as próprias campanhas do empreendimento. “O consumidor se sente muito seguro e confortável em transitar e fazer as compras aliando conveniência. Além disso, em torno de 60% das nossas vendas são para presente, e como esses centros de compras são polos de consumo, serviço e entretenimento, há uma concentração muito grande de pessoas em datas comemorativas. Fora isso, temos a compra por impulso, que corresponde aos outros 40%. O faturamento da operação nos malls é de 30 a 40% maior do que nas lojas de rua”, relata.

A megastore do MorumbiShopping (SP), inaugurada em 2018 e a primeira no circuito comercial, seguiu o conceito da loja, construída em Itapevi (SP), às margens da Castelo Branco, junto ao escritório e uma das fábricas da companhia. “No primeiro ano de operação da unidade Itapevi, a venda foi de R$ 12 milhões, muito acima da nossa expectativa. E nessa época, recebemos a visita da superintendente do MorumbiShopping para conhecer o escritório. Ela propôs fazermos abrirmos uma megastore lá e sempre foi um sonho ter uma flagship no MorumbiShopping. Após essa conversa durante o passeio, o negócio se viabilizou.”

A megastore de chocolate passou, então, a ser um atrativo para os shoppings. Os projetos envolvem muito mais experiências para o cliente, como o que acontece na unidade do Bourbon Shopping São Paulo, que conta um projeto piloto de atendimento mais personalizado e exclusivo. “A megastore nos ajudou a transmitir um pouco sobre a Cacau Show porque conseguimos oferecer um mix de serviços e de produtos diferenciados”, reforça. Com exceção da unidade Shopping União de Osasco (SP), todas as outras neste formato são próprias.

Arlan Roque Cacau Show - Revista Shopping Centers
Arlan Roque, gerente de expansão da Cacau Show

O gerente de expansão complementa reforçando que todas as redes de shoppings são parceiras da marca. “Os centros de consumo, conveniência e serviço são importantes para a companhia, seja por essa amplitude que oferecem ao consumidor de vivenciar esse momento ou seja por permitir que tenhamos modelos diferentes de loja.”

Os modelos de negócio para os franqueados são quiosques com ou sem serviço (café), loja container, smart e loja convencional. “A smart tem faturamento anual estimado em até R$ 1,2 milhão e aplicamos as lojas convencionais em locais com resultado superior a este. Em todos, temos um planejamento de investimento pautado em um payback de 18 a 24 meses”, explica Roque. Em 2022, a marca também iniciará seu processo de internacionalização e a Colômbia foi o país escolhido para receber a primeira operação da Cacau Show fora do Brasil. 

Quiosque Cacau Show - Revista Shopping Centers
Os quiosques podem ou não ter serviço

Canais digitais

Assim como o varejo como um todo, a Cacau Show passou por uma aceleração digital e precisou agir muito rápido porque o fechamento do comércio durante a pandemia aconteceu três semanas antes da Páscoa de 2020. “Em 10 dias, direcionamos toda a força para o e-commerce funcionar e plugamos toda a rede com o iFood. Também trabalhamos a venda direta nos canais digitais porque as lojas estavam abarrotadas de ovos. Com isso, no ano de 2021, a receita com o digital foi bem significativa, cerca de 12% do faturamento. Para esse ano, ficamos 10% abaixo da meta prevista, mas o consumidor estava ansioso para voltar à loja”, explica.

Compromisso social

Desde 2002, a Cacau Show promove a Páscoa do Bem, anteriormente intitulada Páscoa Solidária, em que ovos são doados para instituições cadastradas pelos franqueados. “Para selecioná-las, os franqueados, inclusive, fazem visitas aos locais. A iniciativa começou com 100 mil unidades e foi aumentando gradativamente”, conta. Em 2020, atingiu a marca de 1 milhão de ovos, número que se manteve nos anos seguintes. A última ação, em 2022, teve investimento de R$ 20 milhões.

A companhia também mantém o Instituto Cacau Show, fundado em 2009, que oferece gratuitamente atividades educacionais, esportivas, culturais e de formação para 3 mil crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Ao longo dos anos, muitos deles se juntaram à empresa como menores aprendizes, alguns, inclusive, encerrando o ciclo com a efetivação. “Temos alguns que ascenderam na carreira e, hoje, ocupam cargo de coordenadores”, relata Roque.

From tree to bar

Localizada em Linhares (ES), a Fazenda Dedo de Deus foi preparada para que a companhia pudesse conhecer mais sobre o cultivo do cacau e assim dividir esse conhecimento com outros produtores. São 53 mil pés de cacau e a primeira colheita foi realizada no ano passado, com uma produtividade de 1,7 mil quilos por hectare. 

Fazenda Dedo de Deus - Revista Shopping Centers

O lugar também faz com que a marca seja uma criadora de tecnologias produtivas. Ali é produzido o cacau do tipo Trinitário, utilizado na linha exclusiva da marca, a Bendito Cacao. Além disso, há um jardim clonal com mais de 50 variedades de cacau. Na cidade de Linhares, a Cacau Show também mantém uma planta fabril.

Para uma experiência mais imersiva

Bendito Cacao Resort & Spa - Revista Shopping Centers

No ano passado, a fabricante de chocolates inaugurou o Bendito Cacao Resort & Spa, em Campos do Jordão (SP), com um investimento de R$ 25 milhões apenas na reforma do lugar, onde antes funcionava outro hotel. Para poder oferecer uma experiência única, a operação e a gestão são feitas pelo Grupo Txai, que tem expertise no atendimento exclusivo de hóspedes também no Txai Resort & Spa Itacaré (BA). As experiências com cacau podem ser vivenciadas desde a gastronomia até nas massagens do Spa. O hotel também tem o espaço inspirado no reality Masterchef, do qual a marca é patrocinadora. O fundador e CEO da Cacau Show, Alexandre Costa, costuma estar por lá aos finais de semana e, em algumas noites, aproveita para mostrar seu lado artístico na música, tocando e descontraindo os hóspedes. Na cidade serrana, a marca também tem uma fábrica de menor porte, anexa à loja. 

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