Chiquinho Sorvetes expande negócios mesmo na crise
A maior rede de sorveterias abriu mais de 100 novas lojas de 2020 até agora
Ano de 1980, cidade de Frutal, no interior de Minas Gerais, um dos 30 mil habitantes, Francisco, mais conhecido como Chiquinho, inaugura uma pequena sorveteria para seu filho Isaias, de 18 anos, empreender. Quatro anos mais tarde, Isaias resolve modificar e expandir o negócio. Ano de 2021, a Chiquinho Sorvetes tem 562 lojas, espalhadas em 25 estados, sendo a maior rede sorveteria do país.
“Apesar dos desafios de dificuldades de empreender, é muito gratificante olhar para trás e ver tudo que construímos até hoje com nossa marca. Além disso, ver a recepção dos clientes é uma recompensa maravilhosa”, afirma Isaias Bernardes de Oliveira, presidente da Chiquinho Sorvetes.
Entre os momentos mais marcantes ao longo de quatro décadas, destaca: “A criação da receita própria é um grande marco para a Chiquinho, pois é uma das nossas fórmulas de sucesso. Nossa entrada para o franchising também, porque começamos uma expansão muito importante em 2010. Nesse momento, o número de lojas aumentou e outras pessoas, além de nossa família, também puderam adquirir as suas unidades.”
Sorvete soft
Durante os dez primeiros anos, a sorveteria era bem tradicional com a venda de produtos de massa e picolé. Em 1990, começa uma grande virada quando uma máquina de sorvete soft é inserida na operação. A aceitação do público foi tão grande que, em pouco tempo, a marca passou a trabalhar apenas com o mix de soft, deixando de produzir as outras receitas. O soft fez com que os parentes se interessassem ainda mais pela abertura de lojas.
Em 2010, a Chiquinho Sorvetes já tinha 80 unidades dentro de uma estrutura familiar. Nesse momento, o mercado passa a enxergá-la como uma rede e Oliveira decide que é o momento de transformá-la em franquia.
Com isso, funda o Grupo CHQ, uma holding responsável por toda a gestão da Chiquinho Sorvetes. A receita, que até então era feita de modo artesanal em cada loja, passa a ser produzida em escala industrial. Além disso, um centro de distribuição foi montado no interior de São Paulo para atender lojas de todo o Brasil. Para crescer de forma coordenada com os franqueados, a companhia se estruturou.
“A receita base é uma tradição da marca, mas sempre nos modernizamos para encontrar novas combinações”
Crise sanitária
Mesmo diante do momento desafiador ocasionado pela pandemia, a marca não parou de crescer. No ano passado, foram 86 inaugurações e somente duas operações tiveram que encerrar as atividades. Em 2021, o plano de expansão segue em ritmo acelerado e 17 novas lojas foram abertas até o início de março. “Apesar do cenário da pandemia, contamos com um número gratificante de unidades vendidas. Com muito trabalho e criatividade, conseguimos passar por esse momento com bons resultados e seguir com um cronograma satisfatório para os nossos planos. As campanhas programadas para o ano de 2021 continuam sendo lançadas normalmente, trazendo novos produtos para o cardápio.”
Mesmo sendo um produto muito consumido no ponto de venda, a Chiquinho Sorvetes investiu em melhorias nas embalagens para delivery e conseguiram manter consideravelmente as vendas. “O sistema de entrega tem sido o nosso grande aliado no período. Muitas unidades continuaram com as vendas dessa forma e isso ajudou bastante a manter os lucros.”
Do número total de lojas, 160 operações estão em shopping centers. Segundo Oliveira, o setor oferece como principal vantagem o fato de ter uma operação menor no mall com a mesma qualidade de uma loja de rua. “Além disso, o fluxo de clientes é bem alto nos shoppings.”
Mix
A Chiquinho Sorvetes vende, em média, 4 milhões de produtos por mês. No cardápio, há uma variedade para todos os gostos desde casquinha e cascão até milk-shake, mix, shake, sundae, açaí e até petit gateau.
O carro-chefe é o Shake Mix®, um produto exclusivo. Várias linhas contam com sabores de parcerias feitas com grandes marcas como Nestlé, Paçoquita, Lacta, Nutella e Ovomaltine. “Firmar parcerias com essas marcas agrega um valor muito grande para a nossa rede.
Isso confirma o nosso comprometimento de trabalhar com insumos de excelente qualidade, combinados com a receita do nosso sorvete.” Entre tantas opções, o presidente da empresa também tem o seu favorito: é o Shake Mix® Chocotino. Inovar é uma das missões contínuas da Chiquinho Sorvetes.
E Oliveira não esquece dos ensinamentos passados pelo pai no dia a dia dos negócios. “Ele sempre me transmitiu ética, bons princípios cristãos, fé, persistência e dedicação ao trabalho. Sempre acompanhei e admirei meu pai. Sua honestidade e integridade me inspiraram todos os dias”, diz. Seu Francisco, o Chiquinho, estava certo quando pensou no futuro do filho.
Franquias
A Chiquinho Sorvetes dá um grande suporte aos seus franqueados e alguns investem em mais de uma loja. O prazo de retorno do investimento é de 24 a 36 meses. Entre quatro modelos de franquia, dois estão estruturados para shopping e, geralmente, são operações de atendimento expresso. A franqueadora possui especialistas para negociações com o setor de shopping. Conheça mais sobre essas opções:
Tipo de operação | Quiosque | Loja de shopping |
Metragem | de 9 m2 a 12 m2 | área mínima de 30 m2 |
Investimento inicial | a partir de R$ 280 mil | a partir de R$ 350 mil |
Taxa de franquia | R$ 45 mil | R$ 60 mil |
Faturamento médio mensal | R$ 45 mil | R$ 65 mil |
Taxa de Royalties | 5% | 5% |
Taxa de Publicidade | 2% | 2% |
Lucro médio mensal | de 15 a 20% | de 15 a 20% |