MAI/JUN 2019 - Edição 224 Ano 32 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Com 70 anos de história, Calçados Bibi tem novo comando e segue com plano de expansão

1 de junho de 2019 | por Solange Bassaneze | Fotos: Divulgação
A presidente Andrea Kohlrausch diz que a marca investirá em pontos de venda na América Latina e no Brasil e pretende exportar 25% da produção anual

Ao celebrar 70 anos agora em abril, a Calçados Bibi anunciou sua nova presidente. Quem assumiu o comando foi Andrea Kohlrausch, filha do empresário Marlin Kohlraush, que ficou 30 anos no cargo e se dedica aos negócios faz 45 anos. Essa é a terceira geração no comando. “Os desafios são os mesmos que já temos vivido, pois estamos em uma era exponencial e é necessário fazer uma leitura mais dinâmica do comportamento do consumidor e ter maior velocidade nas ações. O caminho é ser uma empresa centrada para o cliente”, diz Andrea.

A maioria das lojas está localizada dentro de shopping centers. “Como trabalhamos com o público infantil e fazemos pesquisas seguidamente, entendemos que o shopping é o local em que a mãe consegue resolver várias situações e acaba sendo um atrativo também para a criança, pois ela pode ter outras experiências como ir ao cinema, ao restaurante…”, explica Andrea. A primeira loja física foi aberta em 2008 e o e-commerce está no ar desde 2013. Ele tem o desempenho de uma loja, sendo o primeiro do ranking. Como o consumidor transita pelos canais on-line e off-line, a companhia tem trabalhado na omnicanalidade, ou seja, na experiência unificada. O cliente já pode comprar um produto e escolher a retirada em uma loja física, assim como o franqueado pode vender um produto que não está no estoque e o consumidor receber em casa ou retirar na loja. O e-commerce trabalha muito a conveniência e as lojas físicas oferecem uma experiência diferenciada desde o atendimento.

Andrea Kohlrausch em uma das unidades fabris da Calçados Bibi

Com uma produção anual de 2,35 milhões de pares, a marca conta com duas unidades fabris, uma em Parobé (RS) e outra em Cruz das Almas (BA). Os incentivos fiscais, a competividade e a logística foram decisivos para a escolha da abertura da fábrica na Bahia há 21 anos. Presente em 23 estados e 61 cidades brasileiras, a Calçados Bibi possui mais de 3.500 pontos de venda multimarcas e 106 lojas, sendo 20 próprias e 86 franquias no Brasil. A meta deste ano também é exportar cerca de 25% do total da produção para mais de 70 países. A empresa tem investido em franquias no exterior, já está com três unidades, em Lima, no Peru e uma em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. “Na rede de lojas, buscamos o faturamento em torno de R$ 140 milhões agora em 2019. Temos potencial para abertura de mais operações nos mercados nacional e internacional. De um ano e meio para cá, avançamos ainda com projetos de pontos de venda na América Latina.” A marca também fomenta o mercado de trabalho. Gera 1.300 empregos diretos e mais 600 empregos através das franquias e lojas.

Com investimento inicial a partir de R$ 160 mil,
os quiosques são o novo modelo de negócio da companhia

Pra criança ser criança

Com esse propósito muito claro, a companhia contribui para o desenvolvimento feliz e natural da criança e se norteia nessa premissa ao produzir cada um dos calçados. Um bom exemplo é que salto alto não é recomendado para a criança. Então, a Bibi não fabrica modelos deste tipo. A marca também é pioneira em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos. Conquistou reconhecimento do setor a partir do trabalho que desenvolve com os calçados fisiológicos e no emprego de tecnologia da palmilha Fisioflex Bibi, que dá a sensação de andar descalço. Outra tecnologia bem interessante é a drop, que não deixa a água entrar no tênis, mas permite que os pés respirem, mantendo-os secos e protegidos. Sempre na vanguarda, a marca investe constantemente em inovação. No passado, lançou o conceito fisiológico de calçados e até desenvolveu tecnologia de composto, que originou o livro “O melhor calçado para o seu filho” (Editora Gente), um projeto construído em parceira com médicos, especialistas e fisioterapeutas.

UM DOS PILARES
Sustentabilidade também não é um modismo dentro da Calçados Bibi, é realmente um valor. “Somos a única calçadista certificada com o Selo Diamante de Sustentabilidade. Evoluímos do bronze para o prata e, em dezembro de 2018, conquistamos a certificação máxima”, explica a presidente. Ele atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico e Social. “Nos preocupamos com a cadeia de fornecedores e usamos apenas matérias-primas livres de substâncias tóxicas. Além disso, 100% dos resíduos são reciclados e reaproveitados”, elucida. Em parceria com o Senai, a empresa também tem uma Fábrica de Talentos e capacita jovens para o mercado de trabalho. Ao final do programa, muitos são recrutados e passam a fazer parte do time da empresa.

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