MAI/JUN 2024 - Edição 253 Ano 37 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Na Dengo, nunca é só chocolate

28 de junho de 2024 | por Solange Bassaneze / Fotos: Divulgação
A empresa é um exemplo de como ter a sustentabilidade nos negócios

Há sabores que nunca esquecemos e a Dengo Chocolates proporciona isso. É uma empresa fora da curva, que, apesar da história de poucos anos, demonstrou o quanto faz mais e melhor. O trabalho envolve a ponta da cadeia e a excelência começa desde a origem dos ingredientes. Segundo Tulio Landin, co-CEO da companhia, há um compromisso sólido com a sustentabilidade, qualidade e ética e isso se reflete em cada etapa do processo de produção. 

“Trabalhamos em estreita colaboração com os produtores de cacau, garantindo práticas agrícolas sustentáveis, respeito aos trabalhadores e remuneração justa. Nossa equipe de especialistas visita regularmente as fazendas, estabelecendo relações de longo prazo com os produtores. Buscamos não apenas a qualidade do produto, mas o bem-estar das comunidades locais e a preservação ambiental. A escolha dos produtores é baseada em critérios rigorosos”, explica.
A arquitetura das lojas também é um convite ao cliente

Além disso, a Dengo dá suporte técnico e treinamento, visando melhorar continuamente as práticas agrícolas e garantir a qualidade do produto.

O cacau e os ingredientes utilizados na produção são 100% brasileiros. E isso é motivo de orgulho.

“Nosso chocolate vem da mata da Cabruca e esse cacau é um símbolo da Bahia. Realizando nosso desejo de promover mais os pequenos e médios produtores, começamos a formar uma rede de produtores no Pará, no eixo Amazônia. Bahia e Pará juntos representam 96% do cacau produzido no país.”
Tulio Landin, co-CEO da companhia

Vivendo tudo isso

Presente em sete estados (SP, RJ, MG, BA, CE, DF e PR), a rede conta com 40 lojas no Brasil e mais duas em Paris, na França, mas há planos de expansão para locais estratégicos. Como buscam manter a proximidade com os consumidores e oferecer conveniência em suas jornadas de compra, considera a possibilidade de abrir novos pontos de vendas em shopping centers também.


“Reconhecemos que são locais de grande circulação e representam uma excelente oportunidade para alcançar um público diversificado. No entanto, nossa abordagem será cuidadosa e seletiva, garantindo que as localizações estejam alinhadas com nossa filosofia e ofereçam o ambiente ideal para destacar a qualidade e experiência da marca.”
Loja do Shopping Bourbon, em São Paulo (SP), uma das mais recentes da marca

O co-CEO destaca ainda que esses empreendimentos oferecem uma infraestrutura consolidada, com segurança, estacionamento e facilidades para os clientes.

“Isso contribui para aumentar o tráfego e impulsionar as vendas. Existe ainda a sinergia com outras operações presentes. Podemos aproveitar as parcerias e as colaborações para criar experiências atrativas para os clientes, aumentando ainda mais nossa visibilidade e atraindo novos consumidores.”

Em relação à internacionalização, o processo também tem sido estratégico. “Paris serviu como um “laboratório de testes” e, atualmente, outras duas lojas estão previstas para serem inauguradas ainda este ano na França, enquanto outros países europeus estão sendo mapeados, além do mercado norte-americano. A originalidade, o sabor único e a qualidade excepcional tornam os produtos da Dengo atraentes para consumidores em diferentes partes do mundo.”

Loja da Dengo no Catarina Fashion Outlet, em São Roque (SP)
Os campeões de venda são Quebra-Quebras, as Pepitas e Drágeas

Ir a Dengo é sempre uma experiência. No entanto, essa vivência tem uma intensidade muito maior na Fábrica de Dengo, localizada no bairro de Pinheiros, São Paulo (SP). “Embora todas as nossas unidades sejam especiais, ela é uma das mais populares em termos de fluxo e vendas”, enaltece Landin. Na loja-conceito, é possível conhecer as especialidades da casa e o processo de produção do chocolate por meio de visitas guiadas, que envolve uma imersão na história, no cultura e no sabor doschocolates.

A Fábrica de Dengo oferece experiências divididas em três andares.

“No térreo, fica a Estação Monte Seu Dengo, onde cada consumidor pode personalizar sua barra de chocolate. As crianças adoram! Temos também a sorveteria com sabores brasileiros inusitados e deliciosos e a biblioteca do Chocolate, com conhecimentos do mercado bean-to-bar, valorizando pequenos produtores.” 

No primeiro andar, ficam a cafeteria e a confeitaria em um espaço aconchegante. No segundo piso, Bar e Restaurante Cabruca traz um menu brasileiro e contemporâneo inesquecível, harmonizando com a seleção de drinks.

Biblioteca de chocolates 

“E ainda, temos um tour gratuito do processo de fabricação do chocolate, desde a extração da amêndoa do cacau até a produção, podendo fabricar no final uma barra personalizada”, relata Landin. 

A empresa agora investe em uma nova unidade fabril em Itapecerica da Serra (SP) para poder acompanhar o crescimento contínuo da demanda. Ela permitirá quase quintuplicar a capacidade de produção, o que possibilitará atender melhor os clientes atuais e alcançar novos mercados.

Atualmente, a companhia possui mais de 500 colaboradores diretos e deve gerar mais empregos com o novo investimento, refletindo em toda a cadeia.

“Esse ano, por exemplo, a gente subiu o número de produtores em 25%, e elevou o percentual de produtores com renda digna. Com o novo investimento da fábrica, também planejamos aumentar para cerca de 3 mil produtores registrados”, diz Landin. E isso representa 1.775%.

Pilares sólidos

Além de provar deliciosas bebidas, o cliente pode comprar xícaras de cerâmica da Dengo Casa, também disponíveis no e-commerce

A Dengo tem muito bem definida sua agenda ESG, que está diretamente atrelada aos valores da companhia. Em termos ambientais, compromete-se a minimizar o impacto no planeta em todas as fases de sua produção. Isso inclui a busca por ingredientes sustentáveis e certificados, práticas agrícolas responsáveis e a redução do consumo de recursos naturais. “Além disso, estamos empenhados em minimizar o desperdício e adotar embalagens zero plástico sempre que possível. Prova disso é que lançamos a primeira trufa com embalagem zero plástico após dois anos de estudo e desenvolvimento. Somos orgulhosamente uma empresa Selo B”, relata o co-CEO.

Socialmente, Landin afirma que valorizam profundamente todas as pessoas na cadeia de suprimentos, desde os produtores de cacau até colaboradores e clientes.

“Buscamos promover condições de trabalho justas e seguras, apoiar comunidades locais e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atuamos. Além disso, estamos comprometidos com a diversidade, a inclusão e a igualdade de oportunidades em nosso ambiente de trabalho.”

Estes compromissos são fundamentais para a visão de criar um impacto positivo no mundo através do chocolate. “Estamos empenhados em continuar avançando e aprimorando nossa agenda ESG, em linha com nossos valores e aspirações como empresa responsável e consciente.” A construção desta cadeia justa com olhar para as pessoas e para o Planeta, que valoriza o que o Brasil produz, mostra como não só é possível fazer, mas como executar. Por isso, quando o consumidor compra um produto da marca, está contribuindo para que tudo isso aconteça. É um ciclo muito bem orquestrado por todos os envolvidos.

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