Expansão da Milon prevê a abertura de mais 15 unidades em 2024
Com faturamento acima de R$ 150 milhões em 2023, lojas físicas continuam concentradas apenas em shopping centers
Milon, marca de vestuário infantil com inspiração europeia do Grupo Kyly, foi criada inicialmente em 2006 para atender o mercado exterior, estando presente já em 30 países. Por ter produtos elaborados, que permitiam ter um mix mais amplo e uma operação em shopping, em 2010, teve sua primeira loja inaugurada em Joinville (SC). Após testar esse modelo de negócio, em 2016, entrou para o franchising. Ambos movimentos sempre tiveram o intuito de deixá-la mais próxima do cliente.
Desde então, o plano de expansão segue a todo vapor. Apenas em 2023, foram inauguradas 11 operações e a rede fechará o ano com 105 lojas – 82 unidades franqueadas e 23 próprias. Concentrada apenas shopping centers, a rede deve faturar mais de R$ 150 milhões. A estimativa é de um crescimento nas vendas de 28%, comparado a 2022, com uma alta de 11% nas Same Store Sales. Para 2024, algumas aberturas já estão programadas e a previsão é chegar a 120 pontos de venda.
Claudinei Martins, diretor executivo comercial e de marketing do Grupo Kyly, detentor da marca Milon, afirma que a marca está presente ainda em 5 mil multimarcas, no e-commerce próprio e em marketplaces. O fato de ter ido para os shoppings beneficiou não só esse canal e os franqueados, mas fez com que ela ganhasse força, o que reverberou positivamente para os pontos de venda multimarcas, cuja presença é a maior nas ruas, se tornando desejada pelo consumidor. “Está mais do que comprovado que o cliente quer que a marca esteja em todos os canais e eles são complementares. Mas entendemos que o nosso e-commerce assim como a loja física é onde o consumidor tem a maior experiência e ainda com uma parte de itens exclusivos.” A Milon conta com parceiros que complementam o mix, como a collab de calçados Tip Toey Joey.
Há também planos de investir em mais lojas próprias, a depender da oportunidade e localidade.
“Apenas em 2023, foram abertas três unidades próprias e outras foram convertidas em franquias. Continuaremos com essa estratégia, porque, talvez, naquele momento não tenha um interessado, mas há um shopping que quer levar a marca para o mix. Como não tem tanta oportunidade de loja infantil, como a Milon, ela vem sendo indicada pelas redes de shoppings para quem busca outro investimento”, conta Martins.
Também considera que a queda na taxa Celic ajudará a aquecer esse movimento de expansão, pois os investidores se animam mais, atraindo o interesse dos já franqueados ou ainda de franqueados de outras redes que buscam diversificar os negócios. E o perfil de consumidor de shopping casa com o da Milon. “São locais com público qualificado, que oferecem segurança, lazer, serviços, entretenimento, gastronomia…, trazendo comodidade ao visitante”, destaca o diretor executivo comercial e de marketing do Grupo Kyly.
A distribuição da marca Milon é nacional e as lojas estão presentes em todas as regiões do país – 15 no Centro-Oeste, 19 no Nordeste, 4 no Norte, 49 Sudeste e 18 no Sul. “Hoje são poucas capitais que ainda não estamos. Uma delas é Natal, que chegaremos em janeiro. Temos mapeados os shoppings em que queremos estar. Há locais mais maturados como Belo Horizonte com oito lojas, mas temos apenas duas na capital paulista, então, há muito para crescer.”
Por ter a linguagem da moda europeia e estilo clássico, a Milon também supre a necessidade de um público-alvo. “Com a inflação em outros países, o aumento no valor das passagens aéreas e a taxa de câmbio, hoje, já não é tão vantajoso viajar para comprar roupa. A Milon também elaborou o mix para atender quem se abasteceria fora do país. É uma opção de vestir o filho com roupa de qualidade, com design e antenada com a moda das grandes marcas internacionais.” Com uma grande variedade, as peças atendem todas as ocasiões, desde roupas para o dia a dia até festas, estando presente na vida social da criança. “Nossa missão é facilitar a vida das pessoas, então, o compromisso é muito forte. Buscamos ser reconhecidos como a melhor empresa de vestuário infantil.”
De acordo com Martins, o fluxo nas lojas aumentou em 2023 e a marca vem ganhando cada vez mais relevância. Nas redes sociais, somando os canais no Clube Milon, Instagram das lojas e Facebook, são mais de 2 milhões de seguidores.
Franquias
A companhia oferece dois modelos de negócios: tradicional e open front com investimento inicial a partir de R$ 350 mil com prazo de retorno de 24 a 36 meses. O open front explora um conceito de lojas sem vitrine e Martins acredita que essa proposta torna a operação mais convidativa para atrair mais consumidores, aproximando os potenciais clientes para que conheçam a marca e descubram que encontram produtos com ótimo custo-benefício.
“Temos um mix amplo, que cabe no bolso das pessoas, pode ser para quem tem poder de compra, mas também quer vestir o filho no dia a dia. Pelo open front, queremos que as pessoas se sintam à vontade em entrar na loja.”
Mais do Grupo Kyly
Por ser a maior empresa de vestuário infantil do Brasil, o Grupo Kyly, detentor da Milon e mais cinco marcas, produz um total de 31 milhões de peças por ano e gera mais de 5 mil empregos diretos e indiretos. Possui ainda valores consolidados na agenda ESG (Environmental, Social and Governance).
“Nossos produtos são fabricados com algodão brasileiro, que é irrigável, produzido com 80% da captação de água da chuva, 100% do nosso algodão são ABR (Associação Brasileiro Responsável), iniciativa da Embrapa. Com a Fiação Fio Puro, fazemos a rastreabilidade de alguns produtos Milon desde o produtor rural até a fiação.”
A energia utilizada no processo produtivo é proveniente do Mercado Livre e do tipo i5 – Incentivada 50%, sendo, no mínimo, metade oriunda de fontes renováveis. Nosso prédio administrativo tem captação de água de chuva, as nossas unidades próprias de costura são abastecidas com energia solar… São muitas iniciativas. Estamos no GPTW (Great Place to Work) como uma das grandes empresas do setor de têxtil.”
O Grupo Kyly ainda tem o reconhecimento do Programa ABVTEX, do Selo Sou de Algodão e da Empresa Amiga da Criança, criada pela Fundação ABRINQ pelos Direitos da Criança e do Adolescente. “Na parte social, apoiamos muitos projetos das comunidades próximas através das Leis de Incentivo e patrocínio direto também, como o Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR), e eventos esportivos da região.” Há muitas outras iniciativas, todas são mapeadas pela área de responsabilidade socioambiental da companhia.