MAI/JUN 2021 – Edição 235 Ano 34 - VER EDIÇÃO COMPLETA

The Fini Company Brasil completa 20 anos de produção no país

7 de junho de 2021 | por Mariana Alves | Fotos: Divulgação
Companhia fundada na Espanha irá inaugurar 100ª loja e planeja aumento de presença no Norte e Nordeste 

Fundada na década de 1970 na Espanha, ainda como Grupo Sánchez Cano, a Fini chegou ao Brasil em 1998. Em 2001, inaugurou sua fábrica no país, na cidade de Jundiaí (SP). Completando 20 anos de produção nacional, a empresa conta atualmente com 91 operações – das quais, 87 estão em shoppings. Conversamos com Patrick Ramos, gerente de negócios da The Fini Company Brasil, e Andrea Köhler, gerente de marketing da empresa, sobre os planos para o futuro da companhia no país, investimentos e os impactos da pandemia nos negócios da empresa.  

Shoppings 

Atualmente, as balas Fini estão presentes em mais 200 mil pontos de venda no Brasil. Em 2012, iniciaram o modelo de franchising e, em 2020, conquistaram o SEF (Selo de Excelência em Franchising) pela ABF (Associação Brasileira do Franchising). “Nosso modelo de negócio se destaca por instalações em sua maioria em shopping centers. Das 91 operações, 87 estão nesses empreendimentos”, explica Ramos. As demais unidades estão em terminais rodoviários, aeroportos e parque aquático.

Para Ramos, o modelo de negócios em shoppings oferece mais comodidade e praticidade para os frequentadores, com opções de compras, lazer e entretenimento. Além disso, está em sinergia com os objetivos da companhia. “O centro de compras se assemelha ao nosso propósito de levar alegria para as pessoas em seu momento de descontração, por isso, a conexão com nossas franquias”, explica.

Patrick Ramos Negócios Fini - Revista Shopping Centers
Patrick Ramos, gerente de negócios da The Fini Company Brasil

Pandemia 

O gerente de negócios afirma que o relacionamento próximo ao franqueado e a preocupação com a saúde do negócio de cada um, características inerentes à marca, foram fundamentais para sobreviver à crise sanitária. 

Ele também realça a atuação rápida logo no início da pandemia. “Uma das ações foi a implementação do delivery nas franquias. Isso deu aos franqueados uma alternativa de rentabilidade e, aos consumidores, a garantia de produtos importados e exclusivos dos quiosques dentro de casa, em segurança”. Também foi disponibilizada a comercialização por meio de aplicativos de mensagens instantâneas. 

Outros pontos de destaque foram a isenção de royalties, parcelamento de boletos, flexibilização na taxa de franquia para expansão e vários outros auxílios para contribuir com a saúde financeira do franqueado. “Temos realizado consultorias financeiras, com dicas para impulsionar as vendas em meio à pandemia e como ter sempre conexão com o cliente, novos canais de vendas on-line, visualizar novas estratégias de negócio e renegociar custos”, enumera ele.

Atuação digital 

Köhler ressalta que a marca tem em seu DNA características como inovação, ineditismo, alto astral e bom humor. Nesse contexto, os canais digitais sempre foram prioritários, aliados estratégicos e ingredientes para criações e narrativas. Com o início da pandemia, a atuação nas plataformas digitais foi intensificada. 

Andrea Kohler Marketing Fini - Revista Shopping Centers
Andrea Köhler, gerente de marketing da The Fini Company Brasil

“Em nossa loja on-line criamos novas estratégias e experiências de compra. Para as franquias, já estávamos preparados para novos canais de negócios, o Fini Livery. Esse projeto foi acelerado para atender as demandas do isolamento social e garantir a experiência exclusiva dos quiosques nas plataformas de delivery”, afirma.

Inovação 

Após três anos de pesquisas, em 2019, a companhia lançou a Dr. Good. “Essa é a primeira linha completa de suplementos vitamínicos em gomas do Brasil. Inovação, sabor e praticidade são pilares da marca que promove saudabilidade segura com simplicidade, garantindo a suplementação alimentar através das vitaminas e minerais de uma forma mais agradável”, resume a gerente de marketing.

São novidades e aperfeiçoamentos como esses que fazem da marca líder no segmento. “Estamos sempre em busca de novas oportunidades e como não só líderes de mercado, mas também um grupo global, buscamos novas frentes de atuação e negócios”, afirma Köhler.

Investimento 

Quiosque Fini - Revista Shopping Centers
Os franqueados contam com duas opções de tamanhos para quiosques em shoppings 

O modelo de negócio de franquias Fini são quiosques, de 7m² e 9 m², com valor de investimento a partir de R$ 130 mil. Segundo Ramos, o retorno de investimento se dá entre 20 e 26 meses com lucratividade de 13% a 15%. “As franquias da Fini trazem uma experiência de compra exclusiva, self-service, com mix de produtos importados da Espanha e exclusivos do canal”, destaca. 

Para o gerente de negócios, a simplicidade na operação, baixo investimento, pouco risco e alta estabilidade são os fatores decisivos para o sucesso do negócio. Ele também destaca a seriedade, o compromisso e a transparência com os parceiros para o crescimento ao longo dos anos e a expansão das praças de atuação.

Futuro 

Desde 2018 já foram investidos aproximadamente R$ 60 milhões em ampliação de fábrica, novos equipamentos, novas linhas de produção e tecnologias. “Dobramos o tamanho de 23 mil m² para 40 mil m².  E seguimos com novos projetos de expansão para atender a demanda de mercado”, revela a gerente de marketing. 

No primeiro trimestre deste ano, foram inauguradas duas novas unidade (na capital fluminense e em Brasília). Ainda em 2021, a marca pretende abrir sua 100ª unidade, o que representa um crescimento de 11%. “Desejamos fortalecer a bandeira nos estados que estamos atuando com rede franqueada e entrar nas regiões do Norte, em Roraima, Tocantins, Amapá, e Nordeste, em Sergipe”, revela Ramos.

Fábrica Fini - Revista Shopping Centers
A fábrica foi inaugurada em 2001, na cidade de Jundiaí (SP), e segue recebendo investimentos 

Todo o trabalho junto aos franqueados, as ações de inovação e investimentos, gera resultados junto aos consumidores. “Reconhecida como a marca que transforma momentos, em 2015 apresentamos o novo posicionamento de branding e assim nasceu, nossa assinatura de marca Abriu, Sorriu. Em 2018 fomos certificados como a marca de doces mais amada do Brasil pela Mosaiclab”, finaliza Köhler.

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