JUL/AGO 2019 - Edição 225 Ano 32 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Giraffas vê ano incrível e estima faturamento de R$ 720 milhões em 2019

1 de agosto de 2019 | por Paula Andrade | Fotos: Divulgação
Meta é crescer 8% e ter mais 40 unidades até dezembro
O CEO Carlos Guerra

Mesclando visão estratégica, flexibilidade e resiliência, o Grupo Giraffas ignora as instabilidades do mercado e já classifica 2019 como excelente. “Fechamos o primeiro semestre com faturamento na casa dos R$ 350 milhões, um crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2018. Temos a meta de fechar o ano com o faturamento de R$ 720 milhões, o que representaria alta de 8%. E há confiança de que ela pode até ser superada”, destaca o CEO Carlos Guerra.

Com cerca de 400 operações no Brasil, a rede quer garantir mesmo um ano incrível com o investimentos de R$ 70 milhões em expansão, reforma de lojas, inovação e ativações de marketing e comunicação. O objetivo é inaugurar 40 unidades até dezembro, e os shopping centers estão incluídos nessa estratégia de sucesso.

“Temos aproximadamente 60% de nossas lojas em shoppings, então fica clara a importância desse modelo. Além dos contínuos investimentos na qualidade dos produtos, oferecemos a maior variedade de opções dentro das praças de alimentação com preços praticamente imbatíveis. É crucial estarmos presentes em um ambiente que conta com tráfego de clientes tão elevado. Aliás, parodiando o poeta, é preciso estar onde o cliente está”, comenta Guerra.

60% das lojas da rede ficam em shopping centers

Flexibilidade e crescimento

Com 38 anos de história, a rede soube driblar momentos difíceis na economia e política do país, mantendo sua saúde financeira e marcando presença nos pratos dos brasileiros. “O Giraffas apresenta alguns diferenciais, a começar pela variedade evidente do cardápio. São mais de cem opções em refeições, sanduíches, petiscos e sobremesas, buscando atender à diversidade da rica culinária brasileira. Também é importante ressaltar a qualidade dos insumos e das refeições: contamos com produtos e fornecedores de nível superior. O passo seguinte é a entrega aos franqueados. Para finalizar, o treinamento dos profissionais e franqueados, ponto crucial para que a preparação e a entrega aos clientes sejam realizadas dentro dos parâmetros da rede, proporcionando uma experiência prazerosa”, enfatiza o CEO do grupo.

Assim, mesmo durante a crise recente, o Giraffas continuou investindo no aprimoramento de produtos, operações e comunicação com o mercado, além de controlar com mais pulso os custos na franqueadora. “O Brasil é um país que, historicamente, apresenta instabilidade econômica. Então é necessário estar preparado para todos os cenários, ter flexibilidade e decidir rapidamente.”

Para acompanhar as inúmeras transformações ocorridas nas últimas décadas com relação ao país e aos comportamentos do consumidor não houve outra saída, a não ser transformar-se. “Nós mudamos, acompanhando os hábitos de consumo, e ampliando o cardápio, conforme a necessidade – estudantes, trabalhadores urbanos, viajantes de passagem e gente apenas buscando um momento de indulgência. Mudamos para atender a todo mundo”, informa.

Para levar a marca a mais localidades, a rede apostou em lojas em contêineres

Diversidade como marca registrada

Para continuar surfando em uma curva ascendente, a rede acrescentou mais um modelo de loja ao portfólio. Além das tradicionais operações em shoppings e ruas, agora existe Giraffas em contêiner.“É uma alternativa alinhada às novas tendências culturais, como a busca por praticidade em locais descontraídos. O modelo tem como foco a ampliação do campo de atuação, reforçando sua presença nacional, trazendo a possibilidade de acesso a pontos ainda não explorados, como postos de gasolina e estradas afastadas dos grandes centros”, esclarece Guerra.

O Giraffas também está de olho em um novo público: o vegetariano. Acreditamos na diversidade e buscamos ser uma rede mais inclusiva a cada dia que passa. Com o novo cardápio, oferecemos uma opção a mais para as refeições em grupo, uma vez que a pessoa que não come carne passa a encontrar alternativas muito interessantes. No Giraffas, temos a oportunidade de democratizar um tipo de refeição que costuma ter um preço mais elevado e que acaba sendo encontrado principalmente em restaurantes e redes do nicho.”

A previsão é chegar a 40 novas lojas até dezembro

Mobilidade

Com o lema de ir aonde o cliente está, a rede está investindo mais fortemente em delivey. Desde dezembro de 2018, conta com uma unidade totalmente voltada à entrega em domicílio, com o modelo Black Kitchen no Delivery Center de Porto Alegre. Além disso, o aplicativo Meu Giraffas já está em fase de testes em São Paulo e Brasília, para posterior ampliação para todo o Brasil, com opção própria de delivery.

“O sistema de entregas cresce pela comodidade e se torna essencial nas grandes cidades, mas eu próprio ainda penso que é muito mais agradável almoçar com amigos, ainda que enfrentando o trânsito ou uma praça de alimentação cheia”, reflete Guerra.

Otimista, o CEO prevê um cenário superpositivo para o futuro próximo. “Em cinco anos, a rede será maior e mais forte, continuará inovando e utilizará muito mais tecnologia no desenvolvimento de produtos, na gestão e na operação, reduzindo custos e facilitando a vida dos clientes.”

Giraffas em números
• R$ 720 milhões é a estimativa de faturamento para 2019
• R$ 70 milhões investidos em expansão, reforma de lojas, inovação e ativações de marketing e comunicação em 2019
• 400 lojas, sendo 251 em shoppings
• 40 novas lojas até dezembro
• 8 mil colaboradores
• 38 anos de história

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