Granado Pharmácias e Phebo Perfumaria preveem crescimento em 2019
Grupo aposta em diversos canais de venda e preza pela qualidade e tradição de seus produtos
No próximo ano, uma das marcas mais queridas dos brasileiros completará 150 anos. A Granado Pharmácias é a botica mais tradicional do país e sua primeira loja ainda permanece aberta no centro do Rio de Janeiro, depois de passar por uma revitalização em 2005 e ser a primeira loja conceito da marca. No período imperial, tornou-se uma das fontes fornecedoras oficiais da corte, chegando a receber o título de Farmácia Oficial da Família Imperial Brasileira, dado por Dom Pedro II. Seguiu uma trajetória de sucesso e continua em constante crescimento. Para chegar a esse status, o trabalho é contínuo e sempre busca pela inovação. Nos últimos 25 anos, é presidida pelo inglês Christopher Freeman, que a adquiriu no início dos anos 1990 e é o grande responsável pelo reposicionamento da marca no mercado e também por assumir a gestão da marca Phebo, incorporada à companhia em 2004.
Sua filha, Sissi Freeman, diretora de marketing e vendas, veio agregar o time em 2014 e sua liderança foi fundamental para modernizar uma das mais importantes empresas de cosméticos do país. Segundo ela, traçar uma estratégia a longo prazo foi essencial na trajetória. “Foram muitas fases importantes: a primeira foi o investimento em infraestrutura, informática, logística e fabricação. Depois, vieram o redesign de itens icônicos e a diversificação do portfólio assim como a abertura de lojas conceito”, diz Sissi. Em todas as mudanças, a tradição e a qualidade das marcas e dos produtos foram preservadas, pois os clientes são muito fiéis e qualquer alteração precisa ser feita com cuidado.
Enquanto a carioca Granado, fundada em 1870, é conhecida pelo tratamento, por ingredientes naturais, produtos para toda a família e a forte conexão com médicos, a Phebo trouxe a perfumaria para o Brasil em 1930, com o icônico sabonete de glicerina de Odor de Rosas e, com a Seiva de Alfazema, em 1915, e oferece perfumes ousados e marcantes.
Para conquistar várias gerações ao longo de tantos anos, acreditam que o clássico não precisa ser antigo. “Usamos cores vivas, fragrâncias contemporâneas e ingredientes modernos em nossos produtos. Nossos consumidores são fiéis e têm memórias afetivas com produtos como o polvilho antisséptico Granado, o sabonete de glicerina Granado, o sabonete Phebo e a linha bebê”, relata Sissi.
O negócio
Com 850 produtos em seu portfólio, a companhia conta com duas fábricas. A unidade localizada em Belém (PA) fabrica os sabonetes em barra e a de Japeri (RJ) produz todos os outros SKUs, excluindo os lenços umedecidos, os esmaltes e alguns itens de maquiagem que são terceirizados.
Segundo Sissi, sem o investimento em infraestrutura, especialmente da fábrica de Japeri, a empresa não teria conseguido diversificar o portfólio e atender o crescimento da demanda. Em Japeri, também fica o centro de distribuição. Com faturamento de R$ 500 milhões no ano passado, sendo que 75% deste valor é proveniente das vendas por atacado para as principais farmácias, supermercados, atacadistas e perfumarias do Brasil, a expectativa é de alta para este ano. “No primeiro semestre, crescemos 14% em relação ao mesmo período de 2018. Estamos bastante confiantes para o segundo semestre, que costuma ser mais forte que o primeiro e é quando temos nossos principais lançamentos”, ressalta a diretora.
“Ser uma empresa omnichannel nos diversifica e, financeiramente, é mais saudável. Nos faz menos dependente de um só produto, de um cliente ou de um canal de vendas”, afirma Sissi Freeman
Além das vendas por atacado e e-commerce, a companhia tem 72 lojas físicas próprias, sendo que 67 são da Granado. Quase todas estão em shopping centers, com exceção de duas operações em São Paulo e oito no Rio de Janeiro. Até o fim de 2019, está prevista a inauguração de mais dois pontos de venda. “Com as lojas físicas, conseguimos mostrar as nossas marcas, contar nossa história e ter contato direto com os consumidores. Os principais benefícios de operar em shopping centers são segurança, fluxo, estacionamento e praticidade para o consumidor”. O e-commerce é uma das lojas de maior faturamento na empresa. As embalagens também são um grande diferencial da marca. O rico acervo serve de inspiração para o desenvolvimento de novas embalagens. “A equipe de restauradores cataloga e digitaliza imagens, fotos e embalagens antigas que são utilizadas no processo criativo”, explica a diretora.
Os campeões de venda são diferentes no atacado e no varejo. No atacado, os carros-chefes são os produtos mais antigos, como o sabonete Phebo, o polvilho antisséptico, o sabonete de glicerina e a linha Bebê. Nas lojas, colônias, kits, linha Pink, linha Carioca e Terapeutics são os mais vendidos.
No mercado externo
Desde 2013, apostaram na internacionalização da marca. Possuem três pontos de venda em Portugal de uma parceria com a Casa Pau-Brasil, duas lojas da Granado em Paris, além de clientes de atacado. “Nos Estados Unidos, temos uma parceria com a Farm, que abriu recentemente uma loja em Nova York com itens com foco no Brasil. O percentual de exportação ainda é pequeno, mas é o mercado que mais cresce”, diz Sissi. Em Paris, há a previsão da abertura de mais uma loja. Como estratégia da internacionalização, em 2016, venderam uma cota minoritária para a gigante espanhola Puig. “Apesar de as empresas permanecerem separadas, existe uma troca muito grande entre as equipes de produção, desenvolvimento, vendas e marketing.”
Sustentabilidade
A Granado Pharmácias e a Phebo Perfumaria são marcas que se preocupam com o meio ambiente. Há mais de dez anos não utilizam sacolas de plástico nas lojas e os cartuchos têm selo Forest Stewardship Council. “Todos os produtos possuem selo PEA (Projeto Esperança Animal), pois nossas fórmulas não são testadas em animais, não possuem ingredientes de origem animal e são biodegradáveis. Nas fábricas, tratamos todos os efluentes, que são reutilizados nos banheiros e para limpeza. Além disso, fizemos um trabalho de mudança de embalagens para PET reciclável e internamente temos uma equipe que busca novos materiais e opções para minimizar este impacto”, conta.