JUL/AGO 2019 - Edição 225 Ano 32 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Granado Pharmácias e Phebo Perfumaria preveem crescimento em 2019

1 de agosto de 2019 | por Solange Bassaneze | Fotos: Divulgação
Grupo aposta em diversos canais de venda e preza pela qualidade e tradição de seus produtos
Primeira loja da Granado, instalada no centro do Rio de Janeiro | Foto Daniel Leite

No próximo ano, uma das marcas mais queridas dos brasileiros completará 150 anos. A Granado Pharmácias é a botica mais tradicional do país e sua primeira loja ainda permanece aberta no centro do Rio de Janeiro, depois de passar por uma revitalização em 2005 e ser a primeira loja conceito da marca. No período imperial, tornou-se uma das fontes fornecedoras oficiais da corte, chegando a receber o título de Farmácia Oficial da Família Imperial Brasileira, dado por Dom Pedro II. Seguiu uma trajetória de sucesso e continua em constante crescimento. Para chegar a esse status, o trabalho é contínuo e sempre busca pela inovação. Nos últimos 25 anos, é presidida pelo inglês Christopher Freeman, que a adquiriu no início dos anos 1990 e é o grande responsável pelo reposicionamento da marca no mercado e também por assumir a gestão da marca Phebo, incorporada à companhia em 2004.

Sua filha, Sissi Freeman, diretora de marketing e vendas, veio agregar o time em 2014 e sua liderança foi fundamental para modernizar uma das mais importantes empresas de cosméticos do país. Segundo ela, traçar uma estratégia a longo prazo foi essencial na trajetória. “Foram muitas fases importantes: a primeira foi o investimento em infraestrutura, informática, logística e fabricação. Depois, vieram o redesign de itens icônicos e a diversificação do portfólio assim como a abertura de lojas conceito”, diz Sissi. Em todas as mudanças, a tradição e a qualidade das marcas e dos produtos foram preservadas, pois os clientes são muito fiéis e qualquer alteração precisa ser feita com cuidado.

Para comemorar os 150 anos em 2020, a companhia, que tem 1.500 funcionários, já vem preparando muitos eventos, lançamentos e projetos. Foto Jorge Nascimento

Enquanto a carioca Granado, fundada em 1870, é conhecida pelo tratamento, por ingredientes naturais, produtos para toda a família e a forte conexão com médicos, a Phebo trouxe a perfumaria para o Brasil em 1930, com o icônico sabonete de glicerina de Odor de Rosas e, com a Seiva de Alfazema, em 1915, e oferece perfumes ousados e marcantes.

Para conquistar várias gerações ao longo de tantos anos, acreditam que o clássico não precisa ser antigo. “Usamos cores vivas, fragrâncias contemporâneas e ingredientes modernos em nossos produtos. Nossos consumidores são fiéis e têm memórias afetivas com produtos como o polvilho antisséptico Granado, o sabonete de glicerina Granado, o sabonete Phebo e a linha bebê”, relata Sissi.

Primeira loja conceito da Phebo no Shopping Leblon

O negócio

Com 850 produtos em seu portfólio, a companhia conta com duas fábricas. A unidade localizada em Belém (PA) fabrica os sabonetes em barra e a de Japeri (RJ) produz todos os outros SKUs, excluindo os lenços umedecidos, os esmaltes e alguns itens de maquiagem que são terceirizados.

Segundo Sissi, sem o investimento em infraestrutura, especialmente da fábrica de Japeri, a empresa não teria conseguido diversificar o portfólio e atender o crescimento da demanda. Em Japeri, também fica o centro de distribuição. Com faturamento de R$ 500 milhões no ano passado, sendo que 75% deste valor é proveniente das vendas por atacado para as principais farmácias, supermercados, atacadistas e perfumarias do Brasil, a expectativa é de alta para este ano. “No primeiro semestre, crescemos 14% em relação ao mesmo período de 2018. Estamos bastante confiantes para o segundo semestre, que costuma ser mais forte que o primeiro e é quando temos nossos principais lançamentos”, ressalta a diretora.

Sissi Freeman, diretora de marketing e vendas

“Ser uma empresa omnichannel nos diversifica e, financeiramente, é mais saudável. Nos faz menos dependente de um só produto, de um cliente ou de um canal de vendas”, afirma Sissi Freeman

Além das vendas por atacado e e-commerce, a companhia tem 72 lojas físicas próprias, sendo que 67 são da Granado. Quase todas estão em shopping centers, com exceção de duas operações em São Paulo e oito no Rio de Janeiro. Até o fim de 2019, está prevista a inauguração de mais dois pontos de venda. “Com as lojas físicas, conseguimos mostrar as nossas marcas, contar nossa história e ter contato direto com os consumidores. Os principais benefícios de operar em shopping centers são segurança, fluxo, estacionamento e praticidade para o consumidor”. O e-commerce é uma das lojas de maior faturamento na empresa. As embalagens também são um grande diferencial da marca. O rico acervo serve de inspiração para o desenvolvimento de novas embalagens. “A equipe de restauradores cataloga e digitaliza imagens, fotos e embalagens antigas que são utilizadas no processo criativo”, explica a diretora.

Os campeões de venda são diferentes no atacado e no varejo. No atacado, os carros-chefes são os produtos mais antigos, como o sabonete Phebo, o polvilho antisséptico, o sabonete de glicerina e a linha Bebê. Nas lojas, colônias, kits, linha Pink, linha Carioca e Terapeutics são os mais vendidos.

O polvilho antisséptico é o produto mais antigo e carro-chefe da empresa. Criado em 1903, sua fórmula permanece inalterada até hoje.

No mercado externo

Desde 2013, apostaram na internacionalização da marca. Possuem três pontos de venda em Portugal de uma parceria com a Casa Pau-Brasil, duas lojas da Granado em Paris, além de clientes de atacado. “Nos Estados Unidos, temos uma parceria com a Farm, que abriu recentemente uma loja em Nova York com itens com foco no Brasil. O percentual de exportação ainda é pequeno, mas é o mercado que mais cresce”, diz Sissi. Em Paris, há a previsão da abertura de mais uma loja. Como estratégia da internacionalização, em 2016, venderam uma cota minoritária para a gigante espanhola Puig. “Apesar de as empresas permanecerem separadas, existe uma troca muito grande entre as equipes de produção, desenvolvimento, vendas e marketing.”

Sustentabilidade

A Granado Pharmácias e a Phebo Perfumaria são marcas que se preocupam com o meio ambiente. Há mais de dez anos não utilizam sacolas de plástico nas lojas e os cartuchos têm selo Forest Stewardship Council. “Todos os produtos possuem selo PEA (Projeto Esperança Animal), pois nossas fórmulas não são testadas em animais, não possuem ingredientes de origem animal e são biodegradáveis. Nas fábricas, tratamos todos os efluentes, que são reutilizados nos banheiros e para limpeza. Além disso, fizemos um trabalho de mudança de embalagens para PET reciclável e internamente temos uma equipe que busca novos materiais e opções para minimizar este impacto”, conta.

  • GOSTOU? COMPARTILHE: