JAV/FEV 2019 - Edição 222 Ano 32 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Brincadeira séria

1 de março de 2019 | por Solange Bassaneze | Fotos: Divulgação
Estratégias do grupo Ri Happy para se manter na liderança de mercado
Loja conceito da Ri Happy no Shopping Cidade de São Paulo

O fácil acesso à tecnologia e aos conteúdos globalizados afeta diretamente as vendas das lojas de brinquedos. As novas gerações, muitas vezes, preferem escolher o que querem assistir a qualquer hora por meio de smartphones ou tablets e passam a consumir os produtos de personagens queridos ou sugeridos pelos influenciadores digitais. Nos últimos anos, a criança passou a ter um maior poder de decisão na hora da compra.  Segundo Héctor Núñez, CEO do Grupo Ri Happy, a conectividade mudou o comportamento do consumidor. “O YouTube e outras ferramentas permitem o acesso a novos produtos de maneira instantânea”, diz.

Entre os campeões de vendas na Ri Happy e na PBKids estão os personagens de mídia, internet e licenciados. Então, as marcas precisam seguir antenadas nas tendências do mundo digital.

Líder do segmento

O Grupo Ri Happy tem 276 pontos de vendas

Em 2012, Ri Happy e PBKids foram adquiridas pelo fundo de private equity americano Carlyle. Após a fusão, passaram a fazer parte do Grupo Ri Happy, o maior varejista do segmento de brinquedos do Brasil, com 4.500 funcionários. 

Atualmente, a companhia conta com 235 unidades próprias e 41 franquias. “Em 2018, inauguramos 13 lojas próprias e seis franquias. Esse crescimento orgânico segue em 2019 por todo o país com novas lojas das marcas Ri Happy, Ri Happy Baby, PBKids e Mundo Ri Happy, além do investimento no e-commerce e fortalecimento da jornada ominichannel”, conta.

Núñez assumiu a presidência do grupo logo após a fusão e teve alguns desafios prioritários pela frente. “Entre os principais, posso citar a expansão da rede, já que somos o único varejista de brinquedos com presença nacional; a superação da pior crise do país; a liderança do segmento de brinquedos; e a transformação do mercado e dos consumidores com foco no multicanal. Tudo isso engajado com a nossa gente e norteado pela nossa cultura”, relata.

Para se diferenciar, a companhia vem consolidando sua jornada omnichannel e integrando todos os pontos de contato da marca com o cliente. “Atualmente, temos o serviço de compra no e-commerce e retirada em loja física no estado de São Paulo. Em breve, vamos expandir para todo território nacional, além de acrescentar os serviços de prateleira infinita e PDV mobile”, explica o CEO. Outra iniciativa será a implementação do conceito “ship from store”, em que algumas lojas se tornam centro de distribuição para a entrega ser mais veloz. O intuito é gerar mais comodidade aos consumidores, aumentar as oportunidades e vendas e ter um atendimento ainda mais aprimorado para todos os perfis de clientes.

Nos últimos anos, o e-commerce da companhia segue em uma curva ascendente, acima do mercado, e, hoje está presente nos principais marketplaces do país, inclusive já foi premiado e reconhecido como o melhor site da categoria infantil e bebês.

Héctor Núñez, CEO do Grupo Ri Happy
O shopping está em constante transformação. Atualmente, é mais do que um centro de compras, tornou-se um centro de entretenimento e de convivência. Assim, se relaciona com o nosso propósito, que é de proporcionar diversão e desenvolvimento infantil através do brincar”, analisa Héctor Núñez, CEO

Outros modelos

Em novembro de 2018, o grupo abriu a primeira operação em outlet. Com 200 m2, a loja da Ri Happy, inaugurada no Outlet Premium São Paulo, em Itupeva (SP) oferece descontos que variam de 30 a 70%. “Esse formato ganha destaque pela oportunidade de todos os clientes acharem o melhor mix de brinquedos com preços inferiores aos de lojas tradicionais de shopping, rua e e-commerce. Faz parte dos planos da empresa inaugurar novas lojas em outlets.”

Em maio, o grupo também lançou a marca Mundo Ri Happy, com o conceito one stop shop, sendo um destino de compras com tudo para crianças. Com mais de 1.300 m2, a operação integra esportes, geek, festas, papelaria, artigos baby e brinquedos. Além de oferecer uma solução completa de produtos, traz experiência e serviço ao consumidor.

Para 2019, a expectativa do grupo é otimista. “Continuaremos crescendo e investindo no país. Vamos oferecer todas as novidades e tendências do mercado mundial, exclusividades, atendimento diferenciado e preço competitivo, sempre com o foco no cliente.”

Primeira loja da Ri Happy no Outlet Premium São Paulo
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