SET/OUT 2023 – Edição 249 Ano 36 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Kings Sneakers prevê faturar R$ 275 milhões em 2023

3 de outubro de 2023 | por Solange Bassaneze | Fotos Divulgação
A marca abre operações, aumenta a capilaridade e investe ainda em novo modelo de franquia voltado para o público infantojuvenil

Ao entrar em uma loja da Kings Sneakers, os clientes já se identificam com os atendentes, que representam muito a cultura da moda urbana. Fundada pelo empresário Igor Morais, a maior rede de streetwear só cresceu de 2007 para cá, assim como esse nicho de mercado. Em 2022, a rede teve um faturamento de R$ 220 milhões e a previsão de 2023  é um crescimento de 25%. 

Abrangência nacional

No ano passado, foram inauguradas 50 operações e, em 2023, o plano de expansão terá a abertura de 40 novas unidades. “Com isso, chegaremos a 170 lojas até dezembro. Para 2024, nossa meta será inaugurar 30 lojas, sendo que 10 serão da nossa nova linha infantojuvenil”, conta Fabiano Simões, diretor comercial e de expansão da Kings Sneakers.

Moletons e camisetas estão entre as roupas mais procuradas

Até agosto, já somava 149 franquias em funcionamento, sendo que a maioria dos pontos de vendas fica localizado em shopping centers, apenas 5% são de rua. E essa forte presença no setor deve continuar com a expansão. “O grande diferencial dos shoppings é a segurança, que faz muita diferença na vida de quem trabalha na loja e ainda garante o fluxo de visitantes para o franqueado.”

Com as novas aberturas previstas, haverá ainda mais aumento da capilaridade, inclusive, chegando a dois estados do Brasil, que ainda não estão presentes, Tocantins e Acre, mas já há unidades em negociação. “Nossa maior concentração está na capital paulista e no interior do estado de São Paulo, e continuamos aumentando nossa capacidade de expansão a cada ano.” Entre tantas lojas, a operação do Parque Shopping Maia, em Guarulhos (SP), com 260 m² de ABL, é a maior dentro do ambiente de shopping center. Em rua, a unidade da cidade de Bauru é a maior da rede com 300 m².

Há apenas um modelo de franquia disponível em que o franqueado recebe tudo pronto, incluindo o primeiro estoque, mobiliário e obra civil. “O investimento varia de R$500 mil a R$600 mil e a taxa de retorno é estimada em 36 meses”, detalha Simões. 

Interior da loja do Shopping Bela Vista, em Salvador (BA)

A empresa também busca atender às diferentes necessidades e estilos presentes em cada nova cidade em que chega e ainda busca proporcionar aos franqueados a oportunidade de estabelecerem seus negócios em mercados promissores com alto potencial de retorno.

Sempre com foco no cliente

Em relação ao fluxo de visitantes, houve um aumento em 2022 devido à pós-pandemia, mas, agora, segue mais estável.  “Os jovens de 15 a 24 anos são o nosso maior público-alvo. Eles se identificam com a cultura streetwear ou gostam das grandes marcas de sneakers. Além disso, atingimos todos os perfis socioeconômicos, pois temos unidades em shoppings com perfis muito diferentes.”

A companhia também tem concentrado os investimentos em uma abordagem omnichannel, conectando todas as lojas e canais digitais para oferecer aos consumidores acesso ao estoque completo da empresa, visando agilidade nas entregas. “Embora o investimento inicial seja significativo, acreditamos que essa estratégia trará retornos positivos a médio prazo, melhorando a experiência do cliente e gerando lucros consistentes. Essa mudança reflete nossa adaptação às demandas do mercado digital em constante evolução”, afirma Simões.

Franquia no Boulevard Shopping, em Belo Horizonte (MG)

Com uma ampla gama de produtos de marcas renomadas como Nike, Adidas, Vans e sua própria linha, os campeões de vendas são os calçados, que representam 70% das vendas totais.  “As roupas dessas marcas correspondem à maior parte das vendas restantes. A Nike se destaca como a líder, seguida de perto pelas Vans, e a marca Kings também demonstra uma forte presença no mercado.”

Collabs também estão na estratégia de negócio da marca. Essa peça faz parte da coleção realizada em parceria com a Bauducco 

Para fidelizar seus clientes, a rede conta como Kings Club, um programa de fidelidade em parceria com a empresa Marka, especializada em soluções de CRM e programas de relacionamento. “Ao longo de um período de 18 meses, nosso programa atraiu a adesão de 400 mil clientes, todos com cadastros detalhados e completos. Atualmente, observamos que, aproximadamente, 90% dos clientes que realizam compras na Kings Sneakers também optam por se cadastrar”, destaca. 

O varejo também abre oportunidades de trabalho e, na Kings Sneakers, são entre 1.800 e 2 mil empregos diretos e indiretos gerados.  

Resgatando a história

Igor Morais, CEO e fundador da Kings Sneakers, começou cedo a ajudar o pai na loja de vinis na tradicional Galeria do Rock, no centro de São Paulo, nos anos 90. Com o avanço da tecnologia, o negócio teve que se adaptar ao mercado e o foco começou a ser a venda de CDs, que, mais tarde, passaram a perder espaço para os canais streaming de música, Então, ainda insistiu nesse ramo, comercializando CDs alternativos de Rap e Black Music até conseguir alugar sua primeira loja na Galeria do Rock. Daí, o voo começou, ele aumentou o mix de produtos, praticando o resale de alguns itens de streetwear garimpados em outlets, e, assim nasceu, a Kings Sneakers. Mais detalhes podem ser conferidos no livro ‘Nada vem fácil’. 

  • GOSTOU? COMPARTILHE: