MAI/JUN 2019 - Edição 224 Ano 32 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Kopenhagen prevê expansão de 10% em 2019

1 de junho de 2019 | por Paula Andrade | Fotos: Divulgação
Marca de chocolates finos planeja inaugurações de metade de suas operações em shoppings
Renata Vichi, vice-presidente do Grupo CRM, que inclui Kopenhagen, Brasil Cacau e Lindt

Sabor de sucesso. Assim tem sido a trajetória da Kopenhagen. A marca de chocolates finos completou 90 anos em 2018, atingindo um faturamento invejável de R$ 1,5 bilhão, 15% a mais que o ano anterior, além de um aumento no fluxo de clientes de 10%. Lançamentos e inovações marcaram o ano e impulsionaram o consumo também das linhas tradicionais, caso da Língua de Gato, que registrou incremento de vendas três vezes maior, e da Nhá Benta, que elevou em 50% sua comercialização. Indo além das barras e dos bombons, a Kopenhagen se aventurou no universo do café e também se deu bem. Em apenas três meses foi vendido um milhão de cápsulas, o que elevou a produção em mais de 30%.

A doce realidade se mantém neste ano para o Grupo CRM, detentor das marcas Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau. “Previmos um crescimento acima de 10% nas vendas para a Páscoa, em relação à edição 2018. Para atender ao aquecimento da demanda, produzimos cerca de 3,5 milhões de ovos de chocolate. A data representa 30% do faturamento da empresa. Com base em pesquisas e análises de mercado, o grupo acredita que 2019 será, de fato, o ano de retomada do consumo”, relata a vice-presidente, Renata Vichi.

Para a executiva, a razão para o desempenho exultante se deve a uma série de fatores: trabalho árduo, fortes investimentos em pesquisa, atualização do portfólio e relacionamento mais próximo com os consumidores. “O resultado é que eles se mantêm fieis à marca e veem a Kopenhagen como sinônimo de qualidade, tradição e inovação.”


Os shoppings oferecem conforto e conveniência para a marca e são um setor estratégico

Shoppings como aliados

Com aproximadamente mil colaboradores espalhados entre as atividades fabris e de distribuição em Extrema (MG), o escritório administrativo na capital paulista e as lojas próprias, a Kopenhagen soma em torno de 360 operações, sendo 233 lojas ou quiosques posicionados em shopping centers. “O setor é estratégico para a marca. Como chocolate é um produto de impulso e de indulgência, o fluxo constante de consumidores é importante para as vendas. Quando a Kopenhagen se torna um destino para compras (Páscoa e Natal), os shoppings trazem o conforto e a conveniência necessárias”, ressalta Renata.

Enquanto isso, a Chocolates Brasil Cacau, que tem mais de 380 lojas no país, deve ganhar mais 60 operações, além do lançamento de novos produtos e mais investimentos em inovação, relacionamento com o consumidor e campanhas em diversos canais.

Novos públicos, novos produtos

A empresa vem apostando em novos ingredientes e na reformulação de produtos clássicos para manter o ciclo de crescimento. “Atenta às mudanças nos hábitos de consumo, com a clientela sempre em busca de alimentos mais saudáveis e com menos açúcares, criamos doces em versões sem lactose, diet e com 70% cacau. Além disso, em breve, a Kopenhagen ganha uma linha de produtos funcionais, como barras de cereal. É um movimento ainda pequeno no nosso mercado, mas temos que acompanhar as tendências”, destaca a vice-presidente do Grupo CRM.

A marca acabou de lançar uma linha de cápsulas de café para máquinas que, pela primeira vez, levará a rede ao grande varejo. “A pessoa procura a cápsula de café no supermercado – e é lá que nós vamos estar. Em três meses, a empresa vendeu 1,5 milhão de cápsulas e alcançou um resultado de R$ 29,8 milhões. A oferta do produto é bastante atrativa entre jovens de 25 a 34 anos, faixa que a marca tem se esforçado para levar para dentro das lojas. Esse público representava apenas 19% dos clientes, em 2015. Hoje, 23%.”

Plus premium

Em 2014, o grupo CRM firmou uma parceria com a marca suíça Lindt – hoje, a joint venture já conta com 37 lojas. “A operação premium não canibalizou a Kopenhagen. A exemplo do que faz a Lindt, a marca nacional também relançou um programa de fidelidade, com a meta de aumentar a frequência de visitas do consumidor às lojas”, conclui Renata.


Kopenhagen em números
91 anos
1.000 colaboradores
360 lojas
R$ 1,5 bilhão de faturamento em 2018
35 a 50 anos, classe A/B: perfil do cliente

  • GOSTOU? COMPARTILHE: