JAN/FEV 2022 - Edição 239 Ano 35 - VER EDIÇÃO COMPLETA

MadeiraMadeira segue investindo em lojas físicas em 2022

9 de fevereiro de 2022 | por Solange Bassaneze | Fotos: Divulgação

Especializada em móveis, acessórios e materiais de construção, a marca, um dos últimos “unicórnios” brasileiros, foca na abertura de até mais cinco operações em shoppings apenas no início deste ano

Oportunidades sempre existem nos períodos mais difíceis e muitos negócios são prova disso. Na MadeiraMadeira, tudo começou após a empresa da família de revestimentos entrar em falência em decorrência da crise econômica nos Estados Unidos que resultou no estouro da bolha imobiliária. Como a companhia dependia 95% das exportações para o país, não resistiu.

“O mercado desapareceu do dia para a noite. Como meu pai sempre foi empreendedor, tínhamos esse DNA. Vimos que o e-commerce estava crescendo bastante nos EUA na época, mesmo diante de toda a crise”, afirma Daniel Scandian, CEO e cofundador da MadeiraMadeira.

Então, ele e o irmão Marcelo Scandian buscaram uma alternativa para recomeçar. Em 2009, surge a MadeiraMadeira, um e-commerce especializado em móveis e materiais para construção, fruto da resiliência dos empresários e da chegada do terceiro cofundador, Robson Privado. Durante 12 anos, foram muitos momentos desafiadores com erros e acertos, mas que levaram a startup a ser considerada o 16º unicórnio brasileiro em janeiro de 2021, após o aporte de US$ 190 milhões, liderado pelo SoftBank e Dynamo. Essa transação mais que dobrou o valuation de US$ 500 milhões, obtido em setembro de 2019. 

“É um reconhecimento muito bacana do mercado de investidores. Essa conquista também é dos nossos colaboradores que construíram algo do zero. Outros empreendedores focam em alcançar esse status e temos a responsabilidade de continuar crescendo e se reinventando. No Brasil, há momentos muito bons e outros ruins e temos que saber lidar com essas variações. E a tecnologia nos dá essa flexibilidade”, relata o cofundador. 

Daniel Scandian MadeiraMadeira - Revista Shopping Centers
Daniel Scandian, cofundador da MadeiraMadeira

Ana Gabardo, diretora comercial da MadeiraMadeira, complementa: “atualmente somos considerados a maior loja on-line de móveis e decoração da América Latina, além de líder em soluções tecnológicas. Alcançar o status foi uma grande realização e, ao mesmo tempo, um enorme desafio”. São mais de 7 milhões de clientes desde a fundação.

A plataforma possui mais de 2 milhões de itens para casa e construção disponíveis para venda e foi uma das pioneiras no modelo de drop-shipping, que conecta a plataforma de tecnologia proprietária diretamente ao ERP de cada fabricante. Para quem deseja começar a vender, o cadastro é bem simples e existe uma parceria com mais de 30 integradores para facilitar a gestão das lojas, além de todo o suporte dado pela empresa. 

Presença em shoppings e expansão

Com a capitalização, novos investimentos foram feitos. Entre eles, destaca-se a abertura de lojas físicas próprias. Em 2020, a MadeiraMadeira inaugurou 10 guide shops e fechou o ano de 2021 com mais de 110 operações.

“Observamos que o mercado vinha crescendo do on-line para o off-line em 1% ao ano e que após a pandemia essa taxa aumentou para até 10%. Como estávamos crescendo muito rápido no on-line, analisamos que poderíamos aumentar nosso mercado em até dez vezes com essa expansão para o mundo físico”, explica o CEO.

A primeira loja em shopping foi aberta, em 2021, no Shopping Interlar Aricanduva, localizado na capital paulista e, logo depois, as operações dos Limeira Shopping e Miramar Shopping, ambas no estado de São Paulo. “Além das três unidades já em funcionamento, devemos abrir entre quatro e cinco novas operações em shoppings até o início de 2022 nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Estamos experimentando formatos e tamanhos diferentes”, diz Scandian.

Para o CEO da MadeiraMadeira, é possível observar que o perfil do consumidor dos malls é diferente. “Não há tanta necessidade do crediário como nas lojas de rua. O cliente já possui um limite no cartão de crédito, o que aumenta a conversão das vendas”, explica. Além disso, ele destaca o alto fluxo dos empreendimentos como mais um benefício. A longo prazo, Scandian revela que o objetivo é internacionalizar a marca para, no mínimo, a América Latina. “Apesar de termos 20% do mercado on-line, o off-line representa 90% das vendas. Precisamos focar e fazer a consolidação do mercado brasileiro para depois expandir.”

Guide shop MadeiraMadeira - Revista Shopping Centers
Modelo de guide shop da MadeiraMadeira 

De acordo com Ana, diretora comercial, as guide shops são parte da estratégia omnichannel que têm por objetivo de complementar a jornada do cliente. Além disso, são lojas onde o público pode conhecer os produtos de perto e ter uma experiência de compra mais personalizada.

Ana Gabardo MadeiraMadeira - Revista Shopping Centers
Ana Gabardo, diretora comercial da MadeiraMadeira

Ainda no ano passado, a MadeiraMadeira abriu pontos de venda na Bahia e em Pernambuco, além de novos centros de distribuição. “O Nordeste ainda é uma região pouco explorada. Temos algumas guides shops e estamos investindo em outras, assim como estamos fazendo com outras cidades do interior de São Paulo e de Santa Catarina”, conta o CEO e cofundador. 

A marca de fabricação própria, a CabeCasa, também foi uma das novidades de 2021 e já responde por mais de 20% das vendas. Entre os diferenciais da linha exclusiva estão os dois anos de garantia, a montagem fácil, a durabilidade e o preço acessível. “São cerca de 500 SKUs diferentes disponíveis no site e nas lojas físicas”, afirma Ana. O desenvolvimento das linhas é feito por um estúdio interno e a fabricação por parceiros.

Os efeitos da pandemia

Durante a crise causada pela Covid-19, a MadeiraMadeira conseguiu surfar muito melhor do que concorrentes que não estavam preparados para as vendas on-line. Mas, claro, que a experiência de mais de uma década com o marketplace aliada aos investimentos, à infraestrutura e à uma equipe altamente qualificada fez a diferença. Os ganhos foram exponenciais, com índices de alta de 250% em alguns meses em 2020. A startup fechou com faturamento de mais de 100% comparado a 2019. “Em março de 2020, tivemos uma queda de 50% das vendas e, em abril, um crescimento de 250%, quando pudemos testar a nossa escalabilidade, processo e logística. O e-commerce teve uma penetração muito maior em 2020, mas, no final do ano, houve um problema de escassez de matéria-prima. Em 2021, foi mais difícil devido à mudança de comportamento do consumidor. Em vez de comprar itens para casa, o cliente passou a ir a restaurantes, a viajar, por exemplo. Agora, estamos ajustando e 2022 será um ano bem desafiador. Crescemos em média de 70 a 80% ao ano, sempre ganhando marketshare devido à quantidade de investimento e ao modelo de negócio. Com a média combinada dos últimos dois anos, o crescimento foi de mais 140%”, explica Scandian.

Inteligência logística

Em 2019, uma mudança foi essencial também para acompanhar o crescimento da companhia. Após um problema com a logística terceirizada em 2018, veio a decisão de investir numa operação própria de produtos pesados, o que trouxe mais desafios como aumento do quadro de funcionários e novas iniciativas. “Possuímos uma transportadora própria, a Bulkylog, e contamos com 14 centros de distribuição e três fulfillments para priorizar a entrega por todo país da melhor forma para nosso cliente: onde ele estiver e como ele preferir”, conta Ana. Atualmente são cerca de 8 mil entregas por dia. As unidades de logística e de tecnologia foram fundamentais para atingir esses resultados. “Crescer 250% em alguns meses traz uma complexidade muito grande. Por isso, quando a sorte vem, devemos estar preparados”, ressalta o cofundador.

Equipe robusta e engajada

A companhia conta mais 2 mil colaboradores diretos e dezenas de parceiros indiretos. Todos, de acordo com empresa, muito engajados e comprometidos. “Não tenho dúvida de que o sucesso é proveniente da cultura que conseguimos construir, com nossa capacidade de execução, de se reinventar, pivotar, de corrigir os erros e levá-los como parte aprendizado”, afirma o CEO.

Só na área de tecnologia, a equipe interna tem mais de 350 colaboradores, responsáveis pelo desenvolvimento da maioria dos softwares. Em datas especiais, como a Black Friday, por exemplo, o planejamento é feito com muita antecedência.

“Trabalhamos para sempre estar à frente das tendências do mercado, explorando novas formas de negócios e investindo em inovação e tecnologia, além de sempre colocar o cliente no centro do negócio. Passamos por uma intensa preparação desde os setores corporativos, dos centros de distribuição até do atendimento presencial das lojas físicas”, detalha Ana.

Assim como a Black Friday, que teve resultado superior às expectativas gerais de mercado, o fim do ano também teve incremento de vendas e a estimativa é boa para 2022. “Estamos fazendo muitos investimentos para termos um crescimento acelerado neste ano”, finaliza Scandian.

  • GOSTOU? COMPARTILHE: