JUL/AGO 2021 – Edição 236 Ano 34 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Magnólia Papelaria expande com unidades próprias e franquias

10 de agosto de 2021 | por Solange Bassaneze | Fotos: Divulgação
Com expectativa de faturar quase R$ 35 milhões em 2021, rede chegará a 100 operações até o final do ano

Em apenas três anos, a Magnólia Papelaria se consagrou como a maior rede de franquias de papelaria do país e segue com plano de expansão para chegar a 100 unidades até o final do ano com faturamento estimado em R$ 34,7 milhões. Com o novo aporte de R$ 1,8 milhão, estruturado pela Stoic Capital, a estratégia tem sido abrir unidades próprias na capital paulista.

Em julho de 2021, a rede já era formada por 72 unidades, sendo que 71 ficam em shopping centers e uma no Aeroporto Internacional de Brasília. “Quando estruturamos o modelo de negócio, entendemos que nossos produtos são de consumo por impulso. Então, o melhor lugar para se estar é no shopping, pelo alto fluxo de visitantes, e no formato de quiosques porque não têm barreiras físicas”, conta Fillipe Janiques, sócio-fundador da marca. 

Magnólia Papelaria segue em expansão - Revista Shopping Centers
Com a expansão, a rede chegará a 30 operações próprias e 70 de franqueados, gerando 40 empregos diretos e 300 indiretos

Como a presença ainda era pouco expressiva na cidade São Paulo, com apenas alguns franqueados, resolveram direcionar os investimentos para a capital paulista, mas, ao mesmo tempo, seguem crescendo por meio franquias em diversos municípios, que é o principal viés do negócio. Até então só tinham unidades próprias em Brasília. “Enxergamos a cidade de São Paulo como o nosso maior mercado, por isso, o foco está sendo investir nessas operações no curto prazo. No total, serão 25 unidades próprias na cidade de São Paulo, sendo que dez já foram abertas até julho”, explica. Uma decisão estratégica que já estava no target da empresa. 

Quiosque Magnólia Papelaria - Revista Shopping Centers
Um dos quiosques na Magnólia em shopping

Arte em papel

Com um mix de produtos diferenciados, a marca possui ainda coleções próprias, lançadas, geralmente, uma vez por ano, que, dependendo do desempenho, podem se tornar fixas. Hoje, elas correspondem a 54% das vendas. “Temos uma equipe interna de curadoria e desenvolvimento desses produtos exclusivos e contamos com um parceiro da indústria gráfica para a fabricação.” Por estarem sempre muito próximos dos clientes, sabem quais serão tendências para a criação de coleções, que sempre são divertidas, atemporais e funcionais. Entre os itens mais vendidos, os queridinhos são os planners (blocos semanal e mensal de organização), seguidos dos cadernos e cadernetas. O público consumidor é majoritariamente feminino de todas as faixas etárias e das classes A e B.

Produtos Magnólia Papelaria - Revista Shopping Centers
A empresa ainda tem um compromisso com a sustentabilidade e todo o processo de fabricação dos produtos próprios é considerado limpo, amparado por selos e entidades certificadoras com o Forest Stewardship Council (FSC)

Pandemia

Fillipe Janiques, um dos sócios do empreendimento - Revista Shopping Centers
Fillipe Janiques, sócio-fundador da Magnólia Papelaria

Com a crise sanitária, a Magnólia Papelaria também sofreu impactos com o fechamento dos shoppings e as medidas restritivas impostas pelas autoridades, mas aproveitaram para reestruturar tanto a franqueadora como novos processos dos franqueados. “Conseguimos dar suporte aos franqueados, fizemos tratativas com os shoppings, ajudamos pessoalmente na ponta…E tivemos um êxito muito grande, pois nenhuma operação foi fechada. Passamos ainda a enxergar novas oportunidades e investimos no e-commerce de forma muito rápida. Além disso, firmamos uma parceria com a CornerShop para potencializar a venda dos franqueados por meio do delivery, ficando a critério de cada um aderir a mais esse serviço”, pontua Janiques. 

As vendas em 2021 seguem abaixo de 2019, mas estão melhores do que no ano passado com a expectativa de alta no final do segundo semestre. “Com o avanço da vacinação, acreditamos em um crescimento no período do Natal, já que há uma demanda retraída. E a meta é continuar investindo em 2022 também.” Para esse ano, estimam um faturamento em torno de R$ 35 milhões da rede devido à expansão.

Um pouco da história

Tudo começou quando a cunhada de Janiques sentiu falta de ter alguns materiais para estudar para concurso público. Então, os irmãos gêmeos começaram a ver essa lacuna no mercado de papelaria. Criaram e estruturaram o projeto até abrir a primeira loja no Parque Shopping Brasília. Em pouco tempo, virou esse sucesso. A empresa tem ainda mais três sócios, Igor Vendas, Julia Hueb e Vitor Vianna. “Foram conexões da época em que meu irmão Thiago trabalhava na Ambev e que entraram na sociedade. O relacionamento veio de uma jornada executiva.”

Na época, muitas pessoas questionavam o investimento em papel já que os negócios se voltam cada vez para ferramentas digitais, mas os sócios sempre acreditaram que ambos se complementam e o papel nunca deixará de existir. Prova disso é como a marca conquistou os consumidores com produtos voltados para a organização, que otimizam a produtividade de tarefas do cotidiano.

Sócios Magnólia Papelaria - Revista Shopping Centers
Da esquerda para a direita, os sócios Vitor Viana, Fillipe Janiques, Julia Hueb, Thiago Janiques e Igor Vendas

Franquias

A Magnólia Papelaria possui os quiosques como modelo de negócio, que podem variar de 6 a 12 m2, com investimento a partir de R$ 135 mil. Esse valor já engloba tudo para ter a operação pronta e funcionando. O prazo de retorno do investimento é de 18 a 24 meses. “Muitos franqueados têm mais de uma operação. A média é de 2,7 unidades por franqueado.” Por serem quiosques, são rápidos de serem implantados. 

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