![](https://revistashoppingcenters.com.br/wp-content/uploads/2023/08/varejista_topo_248.jpg)
Milky Moo segue com plano de expansão agressivo
Rede deve chegar a 400 unidades em 2023 com faturamento de R$ 220 milhões
![grand shopping milky moo](https://revistashoppingcenters.com.br/wp-content/uploads/2023/07/1-Gran-Shopping-Fortaleza.jpeg)
A Milky Moo teve sua primeira loja aberta dias antes do início da pandemia e, após 3 anos e meio, a varejista se destaca por estar entre as marcas que mais anunciam aberturas de novas lojas, segundo o estudo Varejo de Shoppings – Marcas em Expansão, realizado pela área de Inteligência de Mercado da Abrasce.
A projeção é de chegar a 400 unidades até o final deste ano com um faturamento de R$ 220 milhões e já mira o futuro, com a perspectiva de ter uma rede com 1 mil operações em 2025.
Presente em 25 estados, mais o Distrito Federal, só falta entrar no estado do Amapá, algo que acontecerá em breve.
A marca já nasceu para ser replicada por meio de franchising e tudo começou ainda no primeiro ano de fundação. Comerciante e proprietário de duas lojas de calçados em Goiânia desde 2008, Lohran Soares tinha o sonho de se tornar um grande empresário e investir no setor de alimentação.
Então, resolveu dar protagonismo para o milkshake, pois acreditava no potencial do produto. Tirou o sonho do papel ao investir quase toda sua aplicação juntamente com mais um sócio. Foram R$ 60 mil de cada parte, totalizando R$ 120 mil, para a abertura da primeira loja.
Também chamou uma velha amiga para entrar no negócio, que, hoje, tem 5% de participação na franqueadora.
Após seis meses de funcionamento, os dois sócios receberam uma proposta de dois investidores e decidiram vender 1/3 da companhia por R$ 1 milhão.
“Ou seja, transformamos R$ 40 mil em R$ 1 milhão e isso mudou minha vida, dando tranquilidade para trabalhar. Nunca reinvestimos R$ 1 desse valor, pois o crescimento foi vertical”, explica Lohran Soares, fundador e diretor-executivo da Milky Moo.
Com isso, a abertura de lojas seguiu em uma velocidade não esperada e foi preciso formatar rapidamente o modelo de franchising, mesmo sem terem experiência nessa área. E os números comprovam o sucesso da Milky Moo. “Em 2020, fechamos com cinco lojas, sendo três franquias vendidas. Em 2021, chegamos a 39 unidades e, em 2022, a 179 lojas com faturamento de R$ 54 milhões.” A experiência vivenciada no comércio e sempre atuando na linha de frente com o atendimento fizeram com que Soares soubesse que estava no caminho certo.
Por todo o país
A rede está presente em shoppings e operações de rua e pretende continuar investindo nas duas frentes. Até o fim de junho, o índice em shoppings era de 70,6% do total de operações em funcionamento.
![Lohran Soares, fundador e diretor-executivo da Milky Moo](https://revistashoppingcenters.com.br/wp-content/uploads/2023/07/14-Lohran.jpeg)
Em algumas localidades, as lojas de rua vêm se tornando destino nas capitais e, sobretudo, em cidades do interior do Brasil. Geralmente, são unidades maiores porque contam com área de mesas, o que propicia esse momento entre amigos e familiares. “As pessoas costumam falar: vamos tomar um café, uma cerveja e, agora, se reúnem para tomar o milkshake. A Milky Moo virou ponto de encontro.”
Para a definição do nome, Soares contou com a opinião das sobrinhas, afinal, é fundamental ouvir as gerações mais novas.
“Queria que o nome pudesse ser lido em qualquer parte do mundo. E Milky Moo é isso. Sempre fomos muito outsider, crescendo com o poder da marca, com o nosso encantamento do negócio.” Carrega ainda o audacioso slogan “O melhor milkshake do muuundo”.
![design dos copos milky moo revista shopping centers abrasce](https://revistashoppingcenters.com.br/wp-content/uploads/2023/07/10-Tempestade-e-Moo.jpeg)
Irresistíveis
O cardápio conta com mais de 30 sabores, que ganharam nomes de vaquinhas. Então, o cliente pode pedir por beber preciosa, mimosa, pandora, malhada, chicletin, mineira, bisa, holandesa, tempestade, entre outros. E o menu está dividido em top 5, chocolatudos, kids, com frutas, café e alcoólicos. Todos são à base de sorvete de baunilha.
O grande diferencial está na combinação de ingredientes, sendo que alguns são artesanais como os que levam brigadeiro. Para isso, a rede conta ainda fornecedores locais na entrega desses insumos caseiros.
![pandora milky moo](https://revistashoppingcenters.com.br/wp-content/uploads/2023/07/5-Pandora.jpg)
![](https://revistashoppingcenters.com.br/wp-content/uploads/2023/07/6-Malhada-e-Dengosa.jpg)
E isso é um dos motivos que mais orgulham o diretor executivo. A empresa gera cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos. “Conseguimos transformar a vida de muitas pessoas. Além disso, é importante destacar que fizemos o nosso time dentro de casa e temos o objetivo que todos os brasileiros possam tomar Milky Moo. O produto também não tem barreiras climáticas, prova disso, que a loja de Curitiba está sempre no topo do ranking.” A franqueadora da rede ainda tem um projeto social em que parte do lucro é revertido em 4 toneladas de alimentos, que são doadas a comunidades carentes em Goiânia.
Além dos milkshakes, as lojas vendem água e os mimos como almofadas, pelúcia, copos, canecas e chaveiros. A rede não tem e-commerce e conta com os aplicativos de delivery para a compra digital, que representa de 8 a 10% do faturamento.
“Para podermos entregar o milkshake na consistência certa pelo delivery, tivemos que mudar o copo, o que foi um desafio na época.”
Rappi, iFood e 99 Food são os parceiros da marca, mas o cliente precisa consultar a disponibilidade do serviço na região.
Franquias
A Milky Moo tem três modelos de negócio: quiosques com investimento inicial de R$ 250 mil, lojas de ruas, com investimento a partir de R$ 280 mil, e shoppings, a partir de R$ 350 mil.
“Temos uma venda média de 4.500 milkshakes por mês por loja, o que representa 150 clientes todos os dias em nossas lojas. Temos unidades franqueadas que faturam R$ 250 mil por mês e operações com faturamento de R$ 45 mil, mensalmente, a depender do tipo de negócio e localidade. A Milky Moo não tem tempo de maturação, é uma vertical de startup.”
![itaupower shopping revista shopping centers abrasce](https://revistashoppingcenters.com.br/wp-content/uploads/2023/07/3-Itau-Power-Shopping.jpeg)
Caso os resultados esperados não aconteçam assim que a loja é inaugurada, programa-se o Milky Moo Day, ação promocional que acontece 14 dias após a abertura e dá essa decolagem nas vendas. E se depender da empresa, os voos devem ser cada vez mais altos. O céu é o limite!