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Pizza Makers inova no conceito de pizzaria

17 de dezembro de 2019 | por Mariana Alves
Rede de fast food fechou 2019 com 13 unidades em operação nos shopping centers e faturamento de R$ 19 milhões

O Brasil produz cerca de 1 milhão de pizzas por dia e apenas a capital paulista consome mais da metade dessa quantidade! Os números são da Associação Pizzarias Unidas do Brasil e colocam a cidade de São Paulo como a 2ª maior consumidora de pizzas do mundo, perdendo apenas para Nova York. 

Mesmo com esses números impressionantes, Gregório Machado percebeu uma oportunidade de negócio nesse segmento: as praças de alimentação dos shopping centers ofereciam muita variedade, mas, quando se tratava de pizza, os restaurantes eram todos bastante tradicionais. 

Gregório Machado, criador da rede Pizza Makers

Inovação 

Então, Machado teve a ideia de unir um dos pratos preferidos dos paulistanos com a agilidade das redes de fast food, qualidade dos ingredientes e foco no atendimento. Assim, em dezembro de 2016, nasceu a primeira unidade da Pizza Makers, no Morumbi Town, em São Paulo. 

Ao final de três anos, Machado garante que a fórmula funcionou: a rede fechou 2019 com 13 lojas em operação e mais quatro unidades já comercializadas, faturamento de R$ 19 milhões e planos de expandir ainda mais no próximo ano. 

Início 

Após passar sete anos estudando nos Estados Unidos, Machado voltou para o Brasil e passou por grandes empresas do ramo de alimentos, como Habib’s e Nestlé. Porém, a vontade de empreender era maior e ele decidiu abandonar a carreira para investir em seu próprio negócio. 

Sua primeira intenção era abrir um food truck de comida mexicana. Mas, ao ouvir de seu pai sobre um forno que assava pizzas em 90 segundos, mudou de planos. A ideia de investir em um “restaurante sobre rodas” também acabou ficando para trás. 

“Depois de decidir investir no segmento de pizzas, realizei minha pesquisa de mercado e percebi que seria mais vantajoso a longo prazo abrir o restaurante em shopping, que são locais já estabelecidos, com grande fluxo de visitantes. No primeiro momento, pensei em investir em um quiosque. Mas percebi que uma loja de praça de alimentação seria a melhor oportunidade para meu negócio”, conta Machado.

Foco na qualidade  

Atualmente, Machado é o responsável pela cozinha da rede. “Eu sou bastante rígido com o padrão dos produtos. Todos os ingredientes usados são de primeira qualidade e, claro, contam como nosso temperinho especial. Nossos clientes podem consumir os nossos produtos em qualquer loja da rede e terão sempre o mesmo nível de qualidade”, afirma ele. 

Na rede Pizza Makers, o cliente pode customizar totalmente o seu prato, seja pizza, calzone ou salada. São mais de 30 ingredientes que podem ser combinados de acordo com a criatividade do consumidor. 

A receita da massa foi desenvolvida exclusivamente pelo chef-padeiro Rogério Shimura, e a casa ainda possui sua própria marca de muçarela e molhos (tradicional e apimentado). 

Franqueados 

Para Machado, o relacionamento com o franqueado é outro fator de sucesso da rede. “Todos nossos parceiros têm meu telefone pessoal. Converso diariamente com meu time de franqueados, além de reuniões periódicas para treinamentos, ajustes e troca de experiências”, conta. 

A escolha do franqueado também é feita com bastante cautela. “Procuramos parceiros que tenham o nosso perfil e, principalmente, que estejam dispostos a colocar a mão na massa e trabalhar duro para o sucesso do negócio”, destaca. 

Antes da inauguração da loja, dono da franquia, gerentes e funcionários passam por um treinamento de uma semana. Após o início do funcionamento, uma equipe da rede fica alocada durante mais sete dias na operação. 

“Nossa empresa é enxuta, mas criamos uma base forte de franqueados. Alguns já têm a segunda, terceira e até quarta loja.”

Planos para 2020 

“Estamos comemorando o crescimento acima do esperado em 2019. No entanto, nossa principal meta é a expansão saudável da rede. Estamos no mercado desde 2016 e nunca tivemos fechamento de loja. No ano passado, trabalhamos na estruturação como franqueadora para a criação de uma base forte, a fim de crescermos de forma adequada”, detalha o CEO da franquia.

Para este ano, as expectativas são grandes. No primeiro trimestre, quatro lojas serão inauguradas, sendo uma na Região Nordeste, a primeira fora do eixo Rio-São Paulo. Outras regiões brasileiras estão na mira para a expansão da rede. Segundo Machado, a meta é fechar 2020 com 25 operações e faturamento de R$ 33 milhões. 

Raio-X da franquia
  • Número de unidades próprias: Duas (Shopping JK e Market Place)
  • Investimento Inicial: a partir de R$ 350.000,00
  • Taxa de franquia: R$ 39.500,00
  • Capital de giro: R$ 20.000,00
  • Royalties: 5%
  • Taxa de publicidade: 2%
  • Faturamento bruto da unidade: R$ 100.000,00
  • Lucro líquido da unidade: 15% do faturamento bruto da loja
  • Prazo de retorno do investimento: 36 meses
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