
Rei do Mate volta a expandir e investe em novo conceito de loja
O faturamento da rede cresce e está próximo do período pré-pandêmico
A maior e mais famosa casa de mate do Brasil, Rei do Mate, acelera a expansão em 2021 e deve fechar o ano com a abertura de mais de 20 novas operações, sendo 16 já inauguradas até meados de novembro. Trouxe ainda uma mudança do padrão de layout nas franquias, algo realizado pela rede a cada 10 anos. O intuito é trazer mais comodidade e experiência ao cliente com mais áreas de mesas e lounges. Para 2022, a expansão continuará.

Segundo Antonio Carlos Nasruai, CEO do Rei do Mate, essa mudança nos projetos também vem atender as necessidades do consumidor. “E os shoppings têm nos dado locais mais nobres para trazer esse conforto ao cliente”, relata. Atualmente, são 300 operações de franquias em 17 estados, sendo que metade fica em shoppings. A rede também investe em lojas de rua, condomínios comerciais, hospitais, aeroportos, faculdades, hipermercados, terminais rodoviários e estações de metrô e até em pontos turísticos, como o Morro da Urca, ou outros locais de alto fluxo de pessoas, como a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e Clube de Regatas do Flamengo.
Crise sanitária

Durante a pandemia, assim como todo segmento de alimentação, o Rei do Mate foi muito impactado. “Podíamos abrir a loja, mas o cliente não podia tirar a máscara, sentar e consumir. Com a flexibilização, começou a voltar ao normal, mas é um cenário que ainda não conseguimos ter uma unificação, pois os shoppings, localizados em áreas comerciais, são os mais afetados em decorrência da continuidade do home office. Os que dependem menos do comercial já voltaram quase na totalidade. Em novembro, estávamos entre 80 a 90% do movimento comparando com o período pré-pandêmico”, pontua. Em 2020, a companhia fechou com um faturamento de R$ 170 milhões. A projeção para 2021 é de R$ 280 milhões, bem próximo aos cerca R$ 300 milhões de 2019, com a previsão de atingir mais de 20 novas lojas. Para o final do ano, o maior fluxo nos malls também é favorável e, geralmente, as lojas do Rei do Mate apresentam um crescimento de 30 a 40% nas vendas, o que contribuirá para a alta do faturamento.
No ano passado, assim como todo o varejo, a empresa acelerou o delivery. “Adiantamos o trabalho que tínhamos iniciado no final de 2019 e metade da rede inseriu mais esse atendimento. Mas, como vendemos snack, não são todos os produtos da loja que viajam bem, por exemplo, um café expresso é muito difícil porque não chega com a cremosidade e temperatura que gostamos de servir. O delivery tem que ser um plus no faturamento, a nossa meta é que corresponda a 15% daqui a dois anos, mas isso agregado e não tirando venda. Hoje, representa 2% do faturamento do total da rede, apesar de algumas lojas terem atingido já os 15%.” Além disso, o relacionamento estreito com os franqueados ajudou no enfrentamento da crise assim como na negociação com todos os fornecedores.
Os campeões de venda

As 300 operações recebem cerca de 2,5 milhões de clientes por mês. O carro-chefe é o mate, que tem mais de cem combinações. “O café e o capuccino também são muito fortes, vendemos quase 1 milhão de xícaras por mês. Nos itens de alimentação, o copão de pão de queijo é o preferido, vendemos quase 100 toneladas mensalmente. Os produtos com açaí também são muito pedidos”, detalha o CEO.
O Rei do Mate oferece diferentes modelos de negócios: lojas tradicionais, quiosques, contêineres e food truck. “Conseguimos encaixar operações de 15 a 300 m2, nos adaptamos conforme o ponto.” Para ser um franqueado, o investimento de um quiosque é a partir de R$ 250 mil, contando com tudo, inclusive, o ponto, e o retorno se dá em 36 meses.
Em 2022, a marca estará presente mais uma vez na ABF Franchising Expo e Nasraui comenta sobre a realização simultânea dos eventos da Abrasce e Associação Brasileira de Franchising. “Participamos todos os anos e a feira é um momento para mostrar a marca, o padrão novo das lojas e mostrar que a empresa está no mercado saudável. Essa união da Abrasce e da ABF é importantíssima porque só reúne pessoas do mesmo business.”

Presença na indústria
O Rei do Mate também possui uma fábrica, localizada em Carapicuíba (SP), voltada para a produção de 27 skus de mates industrializados, disponíveis em garrafas de 1,5 l e 350 ml, que podem ser encontrados em diversos pontos de venda, como supermercados e padarias. Esses produtos não são comercializados nas lojas físicas do Rei do Mate. Os concrentados de mate, vendidos nas franquias, são elaborados em duas cozinhas que ficam em São Paulo (SP) e Niterói (RJ), os demais itens de marca própria são feitos por empresas parceiras.

Uma breve retrospectiva
A história do Rei do Mate começou em 1978 no centro da cidade de São Paulo, na esquina das Avenidas São João e Ipiranga, uma empreitada de Kalil Nasraiu. Sete anos depois veio a segunda unidade. Em 1991, quando foram abrir a terceira operação, Antonio Carlos Nasraui entrou no negócio com o pai e passou a dar uma nova cara à marca. “Era uma loja de balcão que só vendia alguns sabores de mate, não tinha lugar para sentar e nada de alimentação. Decidimos mudar esse conceito e chegamos a 10 lojas próprias para depois seguir com franquias”, relembra. No final de 1992, abriram a primeira loja franqueada da marca, na inauguração do Shopping Penha. Foi um marco sair do centro da cidade e iniciar no franschising. E não parou mais de crescer. Hoje, é a maior rede de casa de mate e uma das principais cafeterias do país.