SET/OUT 2020 - Edição 231 Ano 33 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Riachuelo abrirá 60 lojas da Carter’s no Brasil em 10 anos

6 de outubro de 2020 | por Mariana Alves e Solange Bassaneze | Fotos: Divulgação
Os primeiros pontos de venda já foram inaugurados e a preferência do plano de expansão é por shopping centers

A Carter’s é uma marca muito querida por consumidores de todo o mundo e há cinco anos passou a ser comercializada pela Riachuelo no Brasil. Agora, as duas empresas trazem uma novidade que, com certeza, agradará clientes de todo o país. Em contrato de licença exclusivo firmado com Carter’s, serão inauguradas, pelo menos, 60 lojas em 10 anos. A empresa também prevê a abertura de seis operações da Casa Riachuelo ainda em 2020. 

Plano de expansão Carter's no Brasil - Revista Shopping Centers
O Shopping Ibirapuera foi o primeiro a receber uma loja da Carter’s

Plano de expansão 

No início de setembro, a primeira operação da Carter’s foi aberta no Shopping Ibirapuera, na capital paulista. Segundo Flávio Amadeu, diretor-executivo comercial da Riachuelo, no início, os pontos de venda se concentrarão no Sudeste, e até o final deste ano, novas unidades serão abertas em São Paulo e no Rio de Janeiro. No entanto, o planejamento contempla a expansão para todas as regiões do Brasil, em praças consideradas estratégicas para o negócio. Para isso, a companhia cruza informações sobre o consumo e o perfil de seus clientes. 

A prioridade será por shopping centers. “Acreditamos que a estrutura e a conveniência oferecidas por esses empreendimentos agregam na jornada de compra dos nossos clientes. Estamos selecionando os shoppings que têm mais aderência com a proposta da marca e, preferencialmente, os que já possuem operação da Riachuelo”, explica. 

Identidade visual Carter's no Brasil - Revista Shopping Centers
O projeto segue a identidade visual das lojas americanas
Produtos Carter's no Brasil - Revista Shopping Centers
O cliente encontra o mix completo de produtos da Carter’s

Para 2021, também está nos planos o lançamento de uma plataforma de e-commerce da marca para fomentar ainda mais as vendas no mercado brasileiro. “As lojas Carter’s terão todas as coleções, com maior variedade de produtos do que o ofertado na Riachuelo, principalmente por conta do maior espaço disponível e com uma proporção significativamente maior em linhas para crianças acima de 2 anos.”

Claro que não faltam os requisitados kits de bodies e pijamas para que o consumidor possa fazer o enxoval completo no Brasil. “Todas as linhas seguem o propósito da marca em oferecer produtos versáteis, de qualidade e com bom custo-benefício. Acrescento ainda que o projeto e o ambiente seguem a atmosfera das lojas dos Estados Unidos.”

Abertura da Carter's no Brasil Shopping Ibirapuera - Revista Shopping Centers
Uma grande variedade de peças para bebês até crianças de 5 anos

O investimento feito por metro quadrado em um ponto de venda da Carter’s é similar ao de uma operação da Riachuelo e a companhia tem uma expectativa otimista para os canais on e off-line. 

A marca internacional tem mais de 600 lojas próprias nos Estados Unidos e ainda está presente em mais 90 países. A estratégia da Riachuelo era inaugurar a loja do Shopping Ibirapuera ainda no primeiro semestre, mas a empresa teve que adiar agora para setembro por causa da crise sanitária. Para as demais lojas, a programação segue dentro do previsto. “Mantivemos o plano de investimento e expansão aprovado antes da pandemia. O período é delicado e impactou todos os setores, mas sabemos que a abertura é uma forma de estimularmos a economia e darmos fôlego para o varejo”, complementa. 

Surpreendentemente, o Brasil foi um dos poucos países com alta nas vendas de Carter’s mesmo em meio à Covid-19. “Nos resultados do segundo trimestre, que foi o período mais impactado, o segmento infantil foi um dos que se destacaram pelo volume crescente de vendas. Então, oferecer essa nova forma de consumo aos clientes foi natural”, pontua Amadeu. 

Casa Riachuelo

A Riachuelo também trouxe outra novidade: inaugurou a primeira loja independente da Casa Riachuelo em setembro, também no Shopping Ibirapuera. No ano passado, a companhia já tinha criado uma operação conceito dentro da megaloja da varejista no MorumbiShopping, além de estar presente como departamento nas mais de 300 lojas da Riachuelo e no e-commerce da marca.

Ainda em 2020, Amadeu conta que serão inauguradas mais cinco operações, nas cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro, e já estão projetando o plano de expansão nos próximos anos. “Temos um planejamento bem arrojado de inaugurações para acompanhar o crescimento de dois dígitos que o segmento de moda casa tem apresentado nos últimos anos, ainda mais agora em que os lares foram ressignificados e ganharam ainda mais importância com o home office.”

“A previsão de investimentos é de R$ 250 milhões em 2020, considerando inaugurações e, principalmente, os projetos de transformação digital que toda a companhia está passando”, Flávio Amadeu, diretor-executivo comercial da Riachuelo.

Consumidor

Com mais de 70 anos no mercado, a Riachuelo tem o maior parque fabril da América Latina, 40 mil colaboradores e mais de 30 milhões de clientes no cartão Riachuelo. É uma das principais empresas de moda do país. Com toda essa expertise, sempre analisa o comportamento do consumidor e, segundo Amadeu, é possível notar que o consumo tem se mantido crescente e que os brasileiros têm concentrados os gastos por aqui. 

“Sabemos que o nível não chegará ao pré-pandemia tão cedo, mas estamos otimistas com a retomada das atividades. Em relação à jornada, temos claro que o avanço digital que conquistamos nos últimos meses não irá retroceder, pelo contrário, cada vez mais os consumidores irão buscar por experiências multicanais, em que os ambientes que se complementem e facilitem a rotina do cliente.” 

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