MAR/ABR 2023 - Edição 246 Ano 36 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Sestini registra alta nas vendas em 2023 e investe em expansão com foco no setor de shopping centers

6 de abril de 2023 | por Solange Bassaneze | Fotos: Divulgação
Com 2.500 SKU’s, a marca se destaca pela variedade e qualidade dos produtos

O retorno das aulas presenciais e a busca por viagens a trabalho ou turismo foram essenciais para a retomada do varejo que atua no segmento de malas, mochilas e acessórios. Com a normalidade das atividades, a Sestini começou com a recuperação ainda em 2021, tendo oscilações durante o primeiro semestre, mas, a partir do segundo, retomou o fôlego e atingiu a mesma receita de 2019. Bem diferente de 2020, quando a marca sofreu duramente os impactos da pandemia e passou os 12 meses quase sem vendas, tendo uma média de 40% do resultado de 2019.

“Quando houve a flexibilização, já estávamos preparados. Dobramos o resultado em 2022, comparado a 2019 e 2021, e ainda conseguimos ter fôlego para trazer novos projetos e ampliar nossa rede”, afirma Regina Schneidewind, Co-CEO da Sestini.
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A Sestini conta com diversos fornecedores e a escolha é bastante criteriosa, aprovando os produtos após a realização de diversos testes de qualidade

E as vendas no início de 2023 já superam os indicadores de 2022, comparando os dois períodos. Com as férias e volta às aulas, o fluxo foi intenso nas lojas, incrementado por uma promoção realizada em todas as unidades, a qual sorteou uma viagem aos parques da Universal Orlando Resort, na Flórida (EUA). “Além disso, reforçamos as ações de divulgação on-line das lojas físicas e preparamos um calendário com muitos lançamentos, o que contribui para atrair mais fluxo.”

No e-commerce, a marca fez avanços, melhorando critérios de usabilidade, apresentação de produtos, novas formas de pagamento e aprimorando o pós-venda. De acordo com Regina, querem aperfeiçoar ainda mais a experiência do consumidor nesse ano, além de modernizar todo o processo de compra, do carrinho à entrega.

“A cada ano, a participação on-line nas vendas aumenta. Além do site oficial da Sestini, temos um aplicativo, o qual é outro ponto de contato com o consumidor e amplia nossa presença digital.”

Durante os momentos mais restritivos, a empresa também passou por uma reestruturação. Buscou por novas tecnologias de omnichannel, mais assertividade nos dados para minimizar erros e agilidade nas tomadas de decisões. Incorporou ainda tendências de trabalho, com a prática definitiva do home office e modelos híbridos, otimizando vários processos internos, como treinamentos e reuniões.

Ampliação da rede

A companhia foi cautelosa com o plano de expansão durante a crise sanitária, mas a previsão para 2023 é de expansão. “De 2020 até agora, foram abertas sete lojas. Nossa maior preocupação era fortalecer quem já era nosso parceiro. Para isso, dedicamos nosso tempo e condições técnicas de expansão para negociar valores de aluguéis para quem já era franqueado, por exemplo. Para esse ano, pretendemos abrir mais 17 lojas e chegar a 82 unidades, inclusive, onde não há presença da marca, em cidades das regiões Norte, como Pará e Amazonas, e Nordeste, como a Paraíba.”

Atualmente, são 65 operações, sendo 15 próprias e as demais franquias.

Regina Schneidewind, Co-CEO da Sestini
Regina Schneidewind, Co-CEO da Sestini | Foto: Paula Bareta

No total, a rede gera 242 empregos diretos e indiretos. A maioria das unidades fica em shopping centers, o que favorece as vendas.

“São espaços bem estruturados e com grande fluxo constante de pessoas. Há a cultura do consumidor de que ir ao shopping é sinônimo de resolver todos os problemas de uma vez. Quem vai viajar, por exemplo, já compra o pacote na agência e entra em nossa loja para escolher a mala. A proximidade da oferta dessas soluções completas é algo que agrada ao consumidor e é positivo para a marca”, relata. 

O processo de expansão da Sestini é pautado em algumas bases, como posicionamento da marca e disponibilidade do shopping, mas, principalmente, se estuda o potencial de faturamento daquela loja, considerando que não basta estar em um bom shopping, é imprescindível estar em um ponto estratégico, onde se consiga aliar fluxo e consumo. “Todas as nossas lojas são escolhidas a partir de um longo processo de análise e constantes visitas de nossa equipe, ainda assim, olhamos para o mercado local e desenvolvemos estudos a curto, médio e longo prazo.”

Amplo mix de produtos e novos serviços

Os campeões de venda da marca são as malas de viagem e mochilas escolares. “Para a linha escolar, temos grandes marcas parceiras e nove licenças oficiais que agradam públicos de todas as idades, como NBA, PSG, Minions, Jurassic World, Minecraft, E.T., A Casa Mágica da Gabby, Capricho e Paul Frank. Para 2024, vamos ampliar essa lista, com novas marcas parceiras”, afirma Regina.

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A oferta de produtos licenciados como essa mochila do E.T. faz sucesso entre os clientes

São centenas de lançamentos durante o ano, em todas as categorias: viagem, bolsas, mochilas e pastas executivas, linha infantil e linha juvenil. O portfólio é composto por mais de 2.500 SKU’s em linha. Na distribuição, conta com time interno de logística, responsável pela validação dos serviços, mas a maior parte é terceirizada, realizada pela empresa parceira Multilog.

Para a empresa, os períodos mais importantes para as vendas são o último trimestre do ano e o começo do ano seguinte, principalmente por conta da volta às aulas.

“É o momento em que concentramos quase 60% do nosso resultado. Para isso, já fechamos as vendas para os pontos multimarcas, abastecemos o estoque das nossas lojas, preparamos lançamentos e afinamos a logística.”

E em junho de 2022, a marca trouxe mais uma novidade no site: o serviço de aluguel de malas – com a intenção de expandir os pontos de retirada para mais lojas próprias, localizadas em shoppings.

Além disso, lançou o projeto Sestini Urban, que convida artistas a customizarem malas de viagem. “Eles criam peças únicas, exclusivas e cheias de personalidade. E temos notado um interesse, principalmente, porque famosos e influenciadores já estão usando esses produtos.” A curadoria da primeira fase da ação foi feita pelo artista Didu Losso, e com outros nomes expoentes, como Akemi Higashi, Dan Roots, Fabio Maca, Gatuno, Karol Stefanini, Kuêio, Luna Buschinelli, Mag Mog e Minhau.

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Mala customizada por Didu Losso no projeto Sestini Urban

A marca ainda tem uma parceria com a Universal Assistance e, segundo Regina, isso está em consonância com o novo posicionamento de marca baseado, principalmente, no atendimento ao consumidor. “Buscamos oferecer soluções completas em viagem, desde a mala, os acessórios para tornar o trajeto mais confortável e prático, até o seguro, que é uma proteção a mais para o viajante.”

Segundo ela, hoje, o consumidor busca soluções completas para atender a determinada necessidade e quer ser atendido de forma cada vez mais ágil e eficiente. “Essa mudança nos leva a sermos uma companhia que presta consultoria, que ajuda na melhor escolha do produto para aquele destino ou finalidade, seja para viagem, escola ou rotina.”

Para quem deseja ser franqueado da marca, o valor de investimento inicial é entre R$ 400 mil e R$ 500 mil, com taxa de franquia de R$ 44 mil e prazo de retorno de 24 a 36 meses.

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