Constance Calçados: um passo de cada vez
Criada em 2003, a marca soma números positivos: mais de 180 lojas em 20 estados brasileiros e média de 2,5 milhões de calçados vendidos por ano
A marca de origem mineira nasceu sob a premissa de proporcionar uma nova experiência para as mulheres no mercado da moda com foco no estilo e no conforto. A rede atua no modelo “Self-Shoes”, pautado em oferecer um verdadeiro closet dos sonhos, com mais de 400 modelos de sapatos separados por numeração (do 33 ao 42), além das bolsas. Conversamos com o diretor de expansão, Gleisson Fernandes, sobre a histórias e as perspectivas da Constance Calçados. Confira:
Revista Shopping Centers: Como foi o planejamento da marca traçado para 2021?
Gleisson Fernandes: Mesmo em um ano desafiador, temos a perspectiva de inaugurar mais 30 novas lojas e crescer com, no mínimo, uma operação em cada estado brasileiro. Estamos em pesquisa para entender qual o melhor momento para colocarmos a marca em cada cidade, bem como para avaliarmos a melhor opção regional. Temos dois modelos de negócio – tradicional e light – e escolhemos por um ou outro de acordo com o resultado da pesquisa. Neste ano já inauguramos em Cascavel (PR) e temos programada a abertura em Palmas (TO).
RSC: Quais são os principais diferenciais da operação da Constance Calçados?
GF: São muitos! Vamos falar por tópicos. Primeiramente, a omnicanalidade. Nosso e-commerce não concorre com o franqueado! Com a integração de todos os canais de vendas e atendimento, essa solução investe na experiência do usuário, oferecendo diversos meios de interação para o público. Os consumidores podem experimentar diferentes canais, mantendo sempre o padrão de excelência no atendimento e experiência de compras, incrementando suas vendas.
Depois, temos tecnologia e logística avançadas, que foram incorporadas em todo o ciclo de vendas da Constance. Com um sistema exclusivo e inovador de distribuição, que atua por demanda e garante a reposição de estoque rápida e eficiente, impactando positivamente no fluxo de caixa. Através dos relatórios emitidos, o trânsito dos pedidos é acompanhado desde a fabricação dos produtos até a entrega na loja.
O terceiro ponto é que a Constance conta com uma equipe interna de marketing, que atua em toda comunicação on e off da rede, tomando decisões baseadas em análises de dados internos e movimentos do mercado para melhor engajamento da marca e alcance das metas de venda de franqueados, de forma personalizada quando necessário.
Por fim, para abastecer as lojas com mais eficiência, em breve, vamos instalar mais um Centro de Distribuição na Paraíba, além do primeiro Centro de Distribuição Avançado, na Bahia. Recentemente, mudamos nosso CD para um espaço muito maior, com área de 5 mil m², no Espírito Santo, para atender nossos franqueados com mais efetividade.
RSC: Pode nos detalhar as operações existentes hoje e delas quantas unidades são em shoppings e quantas são próprias e franquias?
GF: Atualmente temos 189 lojas em operação, sendo 127 em shoppings. Do total, 33 são lojas próprias e 156 são franqueados.
RSC: Quais são as principais vantagens da operação dentro de um shopping center?
GF: A grande vantagem de estar em um shopping em primeiro lugar é a visibilidade que o mesmo permite, além de oferecer segurança, estacionamento como conforto ao cliente e horário estendido de segunda a domingo. Dessa forma, estamos em um complexo que traz todo o entretenimento, além de estamos próximos a outras marcas, o que atrai mais vendas.
RSC: Como tem sido o desempenho dos canais digitais?
GF: Temos usado diversas ferramentas digitais para impactar nossas clientes, além de estratégias para ampliar esse público com objetivo de aumentar o recall de marca em território nacional. Um exemplo muito bom é a nossa atuação nas redes sociais, onde trabalhamos todas as verticais para divulgar as campanhas macros e também produtos específicos de coleções cápsulas de forma estratégica.
RSC: Quais são os produtos mais vendidos?
GF: Nossas coleções contam com cerca de 400 modelos diferentes de produtos e dentre estes a cada season, cerca de 1/3 se destaca acima da média e acabam se tornando itens apostas na rede por tempo determinado. As categorias que mais se destacam em vendas são sandálias, sapatilhas e tênis, cuja procura por itens confortáveis cresceu bastante durante a pandemia.
RSC: Quantos pares de sapatos vendem por ano e para qual público?
GF: Vendemos 2,5 milhões de calçados por ano e temos a classe B como público-alvo.
RSC: Sobre a franquia: quais são os modelos de negócio, o valor do investimento e o prazo de retorno?
Tradicional e com investimentos estimados em reais:
Taxa de franquia: 85 mil
Estoque inicial: 170 mil
Instalações: 3,5 mil
Capital de giro: 100 mil
O tempo é de 30 a 48 meses de payback e 8 a 12% de lucratividade prevista
Light e com investimentos em reais:
Taxa de franquia: 65 mil
Estoque inicial: 90 mil
Instalações: 3,5 mil
Capital de giro: 100 mil
O tempo é de 24 a 36 meses de payback e 8 a 12% de lucratividade prevista