SET/OUT 2022 – Edição 243 Ano 35 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Usaflex expande franchising e a presença no mercado externo e prevê faturamento de R$ 520 milhões em 2022

12 de outubro de 2022 | por Solange Bassaneze | Fotos: Divulgação

No setor de shopping, o plano de expansão inclui a abertura de 80 lojas nos próximos três anos

Com 24 anos de história, a Usaflex, pioneira na produção de calçados de conforto e estilo, tem crescido exponencialmente após a aquisição do controle da companhia pelo Fundo Axxon em 2016. Os resultados são surpreendentes:

“Em comparação a 2019, período pré-pandemia, operações do Norte e Nordeste cresceram mais de 85% em volume assim como a região Sudeste também começou a apresentar um índice superior a 55%. A expectativa para 2023 é muito positiva”, destaca Sérgio Bocayuva, sócio e CEO da Usaflex.

A previsão de faturamento para 2022 é de R$ 520 milhões. À época da aquisição pelo Fundo Axxon, três pilares que demonstravam o potencial da marca foram analisados: o conforto dos calçados como diferencial competitivo, a oportunidade de crescimento orgânico do negócio – o que significava que o investimento tinha a viabilidade econômica, podendo crescer três vezes no prazo entre cinco e sete anos – e, por último, a possibilidade de IPO, um passo que já vem sendo estudado. Com longa experiência no mercado varejista, Bocayuva percebeu que havia um espaço enorme para ser desenvolvido no mercado de franquias, agregando mais design e estilo aos produtos, o que aumentaria a abrangência do público-alvo e, ao mesmo tempo, estreitaria a relação com os clientes.

O cliente também encontra muitas opções de bolsas e acessórios nos canais de venda da marca Foto: Divulgação/Marcello Cavalcanti

Passados seis anos da aquisição de 69,7% da companhia pelo fundo Axxon, a marca já tem uma rede de franchising com 260 lojas e esse número deve subir para a 300 até o final de 2022.

“Abrimos, em média, 50 franquias por ano. Esse canal é responsável por quase 40% das vendas enquanto o digital, criado em 2019, tem uma representatividade de 10%. Já o canal multimarca, que representava 80% das vendas, hoje, corresponde a menos de 50%. A exportação passou de 2% para mais de 10%”, destaca Bocayuva.

Durante a crise sanitária, medidas estratégicas foram adotadas, como, por exemplo, o investimento de mais de R$ 70 milhões em tecnologia, na indústria e nos canais de venda. Além disso, nenhuma operação de franquia foi fechada, ao contrário, novas unidades foram inauguradas.

Forte presença nos malls

Das 260 franquias no Brasil, 177 estão em shoppings. “Pretendemos abrir mais 80 operações até 2025. Os empreendimentos oferecem segurança e nos dão a garantia de ter venda nos 365 dias do ano.” Com esse plano de expansão, estima-se que 50% do estoque destinado para este tipo de operação será alocado nos pontos de venda de shopping. Atualmente, a marca tem 96 franqueados, com uma média de três lojas por proprietário. Do total de franquias, três são do modelo premium e ficam localizadas no Rio Design Barra (RJ), no Shopping Pátio Higienópolis (SP) e em Gramado (RS). Nelas, Bocayuva afirma ser possível fazer projetos-piloto. “A intenção é chegarmos a 10 operações premium.”

Franquia do modelo Premium no Rio Design Barra, no Rio de Janeiro (RJ)
O investimento inicial em uma franquia no modelo standard é a partir de R$ 440 mil com retorno de investimento de 24 a 36 meses
Sérgio Bocayuva, sócio e CEO da Usaflex

Focada em fortalecer a marca internacionalmente, a Usaflex está em 55 países em mais de 1 mil pontos de vendas multimarcas.

“Estamos entrando agora nos países árabes. Devemos fechar uma parceria com os Estados Unidos, que será comunicada em breve e que dobrará o tamanho companhia.”

Mais sobre a líder em conforto

Atualmente, as quatro fábricas produzem 30 mil pares por dia e ficam localizadas no Rio Grande do Sul, nas cidades de Igrejinha, Campo Bom, Dois Irmãos e Parobé. Uma nova unidade industrial está sendo construída, também em Igrejinha, com investimento de R$ 36 milhões. O novo polo, que terá a primeira e a segunda etapa concluídas em março de 2023 e 2024, respectivamente, vai gerar 700 empregos diretos. A marca, que vende mais de 6 milhões de pares por ano, conta com um processo de inteligência na fabricação. “Antes da aquisição, havia um problema crônico de setup. Hoje, temos menos de 3 mil SKUs ativos, gerando maior produtividade e reduzindo em mais de 10% o custo de fabricação. Com isso, a fábrica cresceu mais de seis vezes em um período de seis anos”, explica.

Fábrica da Usaflex, em Igrejinha (RS)

“A companhia tem cerca de 3.450 colaboradores diretos e o negócio impacta mais de 150 mil pessoas, considerando os empregos indiretos da rede de franchising e share que temos nas multimarcas. Em todos os locais, somos o maior gerador de empregos, com destaque para Igrejinha, onde também somos a segunda maior fonte arrecadadora da cidade.”

Bocayuva acredita que manter a sede no local de fundação contribui para o sucesso do negócio. “A verdade da história e a identidade da marca estão onde ela nasceu. Respeitar a cultura e o DNA da companhia é um grande diferencial competitivo para o sucesso. A empresa é feita de gente e inovação. Ao sabermos respeitar a diversidade se obtém um diferencial competitivo”, destaca o CEO da Usaflex.

A fabricação de calçados da Usaflex envolve muita tecnologia, design, inovação e qualidade

E a gestão da Usaflex também se destaca em vários projetos, que são reconhecidos e premiados como, por exemplo, o Pé de Igualdade, um programa de inclusão direcionado a pessoas com deficiência, que já existia e foi potencializado a partir da aquisição. A companhia é certificada pelo Great Place to Work (GPTW) desde sua primeira participação em 2017. Atualmente, 67% do quadro de colaboradores são mulheres e 35% da liderança é feminina. E um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) também é elevar esse índice para 40%. “Esse olhar para a equidade de gênero vem de cima para baixo. O número de colaboradores negros também aumentou desde que a nova gestão assumiu. É uma empresa que dá voz aos colaboradores, mantendo uma escuta ativa, e tem diversas práticas de ESG”.

Sem fronteiras

A omnicanalidade vem funcionando de forma fantástica nas operações, segundo Bocayuva. E é fruto de muito trabalho, tecnologia, inovação e investimento. O projeto demandou R$ 100 milhões e está na segunda versão da plataforma VTEX IO. “Antes da pandemia, era um canal para complementar o portfólio. Em 2020, internalizamos a operação, que antes era terceirizada, e ela se tornou potente. Na nossa visão, o digital é um canal complementar às franquias. E trabalhamos com o movimento completo desde pick-up store até vitrine infinita, o que torna a ferramenta muito eficaz para o franqueado.”

O CEO da Usaflex destaca que o grande diferencial da marca está ligado à qualidade, perenidade e ao conforto do produto. “O conforto já era uma tendência mesmo antes da pandemia. As marcas que trabalham com estilo olham com muita preocupação para isso e foram obrigadas, por exemplo, a criar a categoria de tênis. Por isso, esse item cresceu no mundo todo. É muito difícil os concorrentes tentarem replicar o que a Usaflex faz porque a tecnologia é um diferencial competitivo da marca e já vem sendo desenvolvida há 24 anos.”

E todo esse cuidado e inovação no desenvolvimento dos calçados são reconhecidos pelo consumidor, que entende o valor agregado ao produto. Por meio das franquias e do e-commerce, a Usaflex tem conseguido estratificar e qualificar mais assertivamente o público mais jovem. “Quando compramos a companhia, 75% dos clientes tinham acima de 40 anos. Hoje, esse público representa menos de 50%. Os mais jovens já percebem que temos produtos com estilo e design diferenciado”, diz. Para tornar a compra ainda mais agradável, a partir do final do ano, o layout das lojas terá uma distribuição por estilo.

“Os produtos com apelo de moda atraem o público mais jovem, que vem crescendo tanto nos canais digitais como no físico. E isso acontece de forma integrada em mídia e vitrine o que faz com que nossos clientes omnichannel gastem 2,5 vezes a mais do que aquele que só elege um canal.”

  • GOSTOU? COMPARTILHE: