AD Shopping completa 30 anos com novas estratégias de negócios
Grupo se reinventou durante pandemia e manteve-se em expansão em momento desafiador para o setor no País
Completar 30 anos, com resultados positivos, em meio a uma das maiores crises econômicas, é motivo para se comemorar. O Grupo AD Shopping, um dos maiores administradores independentes de shopping centers do Brasil, tem se reinventado na pandemia e criando estratégias de negócios que integram o físico com o digital para os 40 empreendimentos que fazem parte de seu portfólio em todo o país. “São 30 anos de uma gestão de qualidade, que alia competência, profissionalismo e uma busca constante por soluções inovadoras para alavancar o setor”, afirma Helcio Povoa, CEO do Grupo AD Shopping.
O grupo chega a 2021 com mais de 2 milhões de área construída, 5,2 mil lojas e um valor de cerca de R$ 5,6 bilhões de patrimônio administrado, sendo R$ 7,5 bilhões em vendas por ano, consolidando sua experiência em planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. Nos últimos 12 meses, a AD apresentou um crescimento de 12% em Área Bruta Locável (ABL), alcançando 944 mil m². A meta, segundo o CEO Helcio Povoa, é chegar a 50 empreendimentos administrados pelo grupo até o final de 2022.
Para enfrentar o momento atual, a companhia lançou mão de diversas estratégias e inovações que vem dando bons resultados. Entre elas, está o AlugueOn, uma plataforma de marketplace para locação de áreas comerciais, como lojas, quiosques e espaços de mídia, disponíveis nos shoppings que fazem parte do grupo. Desde o seu lançamento, no final de janeiro deste ano, a plataforma já teve mais de 25 mil acessos e resultou na concretização de locações e a confirmação da adesão de franquias de diferentes segmentos do varejo. “Estamos bem confiantes e esperamos que a plataforma responda por 25% dos negócios de locação dos espaços no Grupo AD, nos próximos 12 meses”, diz o CEO.
Novas parcerias
Recentemente, a administradora também anunciou parcerias com o Banco Inter e a Porto Seguro. Segundo Povoa, essas novas parcerias complementam o conjunto de serviços oferecidos na AlugueOn. Isso facilita o acesso, disponibilizando condições diferenciadas aos lojistas para a contratação de financiamento (no caso do Banco Inter) e para a contratação do seguro fiança e título de capitalização como garantia no contrato de locação (no caso da Porto Seguro).
Outra estratégia implementada pela AD Shopping foi o lançamento de uma plataforma digital de vendas em parceria com a Delivery Center. A ferramenta integra lojas físicas, marketplaces e uma ampla gama de parceiros com shopping centers. A proposta do grupo é reunir o mix de produtos e serviços de seus 40 empreendimentos, combinado à agilidade e à experiência logística do parceiro no varejo eletrônico. Os resultados são novas oportunidades de negócios para lojistas e conveniência para os clientes.
A ideia é ir além de um ambiente em um único marketplace, já que dará aos lojistas a possibilidade de estarem integrados aos principais players do mercado eletrônico, como B2W, Mercado Livre, Rappi, iFood, Uber Eats, Banco Inter, Google, entre outros canais conectados no ecossistema da Delivery Center. Com uma atuação omnichannel, o lojista consegue impulsionar suas vendas, além de estabelecer uma nova experiência de relacionamento com os clientes. “A expectativa é que os lojistas consigam captar novos clientes e promovam mais negócios com os consumidores existentes de sua carteira, aumentando ainda mais essa a sua performance”, conta Povoa.
Para o CEO, completar 30 anos diante de uma crise que ainda traz impactos e desafios para o setor varejista significa um marco na história do Grupo que, mesmo diante de um cenário desafiador, soube explorar novas oportunidades e manter-se em expansão, com a incorporação dos Shoppings São Luís (MA), Pátio Petrópolis (RJ) e Osasco (SP) ao portfólio da empresa. Além disso, o grupo está em fase de finalização da construção do Shopping SINOP (MT), com inauguração está confirmada para 28 de outubro deste ano.