"Não é de se estranhar o salto em tempo recorde de processos de automação, busca pela omnicanalidade e demais soluções tecnológicas nos shoppings brasileiros."
GLAUCO HUMAI
PRESIDENTE
Desde o início da pandemia, o setor de shopping centers já abriu mão de mais de R$ 6 bilhões para ajudar os lojistas a equilibrarem os prejuízos durante a crise. A maior parte deste valor é resultado de negociações individuais relacionadas aos contratos de locação, regidos pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que acumula alta de 32% nos últimos 12 meses.
Os ganhos que a tecnologia trouxe para a humanidade são imensuráveis. Basta olhar ao redor e ver como utilizamos ferramentas que facilitam o nosso dia a dia. Nos negócios, os avanços são contínuos e os resultados aparecem em uma velocidade cada vez maior.
O investimento em automação de processos é uma estratégia que vem sendo adotada por vários setores nos últimos anos, entre eles, o de shopping centers. Apesar de alguns empreendimentos já possuírem projetos mais avançados, outros ainda estão no início deste processo, que ainda pode ser muito explorado pelos 601 shoppings do país.
Ao contrário do que muitos pensam, a automação vem somar ao trabalho do colaborador e não substitui-lo. Os robôs são utilizados na execução de tarefas repetitivas e, assim, os profissionais podem ter mais tempo para se dedicar às atividades que realmente necessitam do fator humano.
"As pessoas acabam focando muito nas atividades urgentes, deixando de fazer aquelas que são realmente importantes e agregam valor ao negócio. A automação maximiza esses trabalhos, unindo a capacidade humana de execução com o digital, e traz mais eficiência, produtividade e redução de custos."
GLAUCO HUMAI
PRESIDENTE DA ABRASCE
Com sete shoppings em quatro estados, a Cyrela Commercial Properties (CCP) já vinha investindo em múltiplos canais antes da pandemia. Isso ajudou a companhia a reagir de forma rápida aos fechamentos e restrições. O e-commerce ON Stores teve um crescimento muito expressivo em 2020, agregando, inclusive, varejistas de outros empreendimentos.
Várias estratégias de aceleração digital continuam sendo implementadas e a empresa tem buscado em suas ações colocar sempre o cliente no centro dos negócios. Ao mesmo tempo, com o novo agravamento da crise sanitária em 2021 e as novas restrições e fechamentos por decretos, a CCP tem estado ao lado dos lojistas para que juntos possam passar por esse momento delicado.
Os shoppings e o varejo já vinham em um processo de transformação digital, que foi ainda mais consolidado e acelerado pela pandemia. Com essa nova realidade de consumo, empreendedores e varejistas têm buscado cada vez mais soluções inovadoras para agregar ao negócio, unificando os ambientes físico e digital.
Por outro lado, as empresas de tecnologia não param de aprimorar e lançar novos serviços para esse mercado. A seguir, trouxemos quatro grandes players, que têm feito a diferença nessa jornada omnichannel.
Pernambuco ganhou seu primeiro outlet de categoria premium. O Recife Outlet foi implantado na cidade de Moreno, que fica a apenas 22 km da capital. Situado às margens da BR-232, a principal rodovia do estado que interliga Recife a Caruaru. Com investimento de R$ 75 milhões, o empreendimento começou a ser construído em outubro de 2019 e, em decorrência da crise sanitária, a abertura prevista inicialmente para o segundo semestre de 2020 foi adiada para 2021.
A inauguração aconteceu em 7 de maio, antecedendo o Dia das Mães, a segunda data mais importante do varejo.
De acordo com Paulo Perez, sócio do Grupo BCI Investimentos e empreendedor do Recife Outlet, a empresa resolveu que era o momento de investir no estado. Para estudarem esse nicho de mercado, contratou a About (Agência Brasileira de Outlets) e a LMS| TGI – Gestão de Empreendimentos.
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