MAI/JUN 2021 – Edição 235 Ano 34 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Startup de inteligência entrega análise de dados do Shopping em tempo real

11 de junho de 2021 | por Abrasce
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A empresa de tecnologia Napp Solutions oferece diferentes plataformas e ferramentas de integração para gestão e análise de vendas de todas as lojas

Certamente, a transformação digital e a popularização dos marketplaces já haviam se consagrado como tendências há alguns anos. Entretanto, a chegada da pandemia trouxe a necessidade de respeitar o distanciamento social e reduzir gastos, o que colocou estes assuntos em pauta como nunca, especialmente para os shoppings.

Neste processo de digitalização e expansão do espaço de vendas para o online, a competição cresce. Com isso, se torna ainda indispensável a construção de estratégias inteligentes, que pede dados precisos e um monitoramento personalizado.

Além disso, todas as informações e funcionalidades oferecidas pela transformação digital são essenciais para otimizar custos investidos em tecnologia e, ao mesmo tempo, garantir o sucesso das vendas e lançamentos.

Pensando em tudo isso, a Napp Solutions desenvolve sistemas de integração que possuem o principal objetivo de levar o poder do online para o físico com alguns cliques. Fundada em 2014, a empresa conta com 8 ferramentas focadas na coleta e análise inteligente de dados, além de auxiliar o cliente a simplificar as operações do dia a dia ao adentrar o digital e os marketplaces.

Em entrevista à Revista Shopping Centers, o CCO e sócio fundador da empesa, Bruno Zenatte, conta um pouco mais sobre o poder da integração que é oferecido pelas diferentes ferramentas da empresa.

Esphera

Presente no mercado brasileiro há cerca de sete anos e atuando há mais de dois anos nos Estados Unidos e Europa, a Napp conta com os seguintes produtos: Esphera, Sales Flow, Napp Retail, Sell Out Score, Multi-Store App, Napp Connector, Napp Hub e O2O Platform.

Dentre eles, Esphera é o sistema que ganha mais destaque, principalmente quando levamos em consideração o contexto de um shopping e lojas. A plataforma reúne todos os dados de venda do estabelecimento, permitindo que o lojista faça análises inteligentes de determinados períodos ou produtos com alguns cliques.

Além disso, o sistema faz toda a diferença na perspectiva de gestão do shopping. Isso porque a ferramenta permite a visualização das vendas em tempo real e, assim, é possível analisar os pontos fortes e fracos do ambiente, os melhores horários para vendas e o desempenho de cada loja.

Para grandes redes de shopping, por exemplo, é possível observar o que está dando certo em determinadas unidades e trazer esta estratégia para outros pontos de venda de forma inteligente. Por outro lado, a automatização de coleta de dados oferecida pelo sistema Esphera transforma o processo de auditoria, deixando a análise muito mais prática e oferecendo diversas possibilidades de cruzamento de informações para desenvolver o plano mais apropriado para o momento.

Sem dúvidas, os benefícios da transformação digital e inteligência de dados com as ferramentas Napp tornam a rotina de análise do shopping mais prática e personalizável. Entretanto, um grande destaque é que toda essa inovação dispensa investimento em infraestrutura e um processo de aprendizagem relativamente rápido, já que as ferramentas são extremamente intuitivas e objetivas.

Como não apenas o sistema Esphera, mas outras ferramentas da Napp também reúnem um grande volume de dados de vendas dos lojistas e shoppings, Bruno conta que a equipe legal da empresa desenvolveu uma série de medidas para garantir a segurança de todas as partes, o que foi uma prioridade da Napp antes mesmo da vigência da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

(Foto: Reprodução)
O uso dos produtos Napp durante a pandemia

Durante a atual pandemia de Covid-19, Zenatte comenta que a Napp também teve um papel fundamental para apoiar o lojista e, ao mesmo tempo, tornar a experiência de compra do cliente mais segura e rápida.

O uso das ferramentas da empresa auxilia o empreendedor a reduzir os gastos com tecnologia na loja, já que todos os serviços e funcionalidades estão unificados em um único sistema. Em um momento em que os estabelecimentos vivem incertezas e grandes impactos nas vendas, um orçamento enxuto é uma medida essencial para lidar com o período de forma mais segura e estável.

Por um lado, o empreendedor é capaz de compartilhar seu estoque físico em marketplaces já existentes nas plataformas online para atender o público à distância, como o Google. Por outro, o cliente descobre exatamente em qual loja, de qual shopping o produto desejado está, faz sua reserva e apenas realiza a retirada rapidamente – ou até mesmo recebe a entrega em casa no mesmo dia.

A Gazit Brasil foi o primeiro grupo de shopping centers a adotar a ferramenta da Napp Solutions desenvolvida em parceria com o Google, levando o estoque de todos os lojistas para a plataforma online e permitindo que o cliente encontre o produto que precisa de forma remota e objetiva.

Bruno Zenatte, CCO e sócio fundador da Napp

Além de todas as ferramentas já desenvolvidas, a Napp está de olho no futuro e está prestes a lançar um novo produto para tornar o lojista ainda mais presente nas plataformas digitais. A nova integração tem o objetivo de levar o estoque do lojista para as vitrines e catálogos das redes sociais, como Facebook, Instagram e até mesmo WhatsApp.

“Nós entregamos o poder do online para o físico, só com o movimento de integração e automatização do estoque”, conta Zenatte.


Com isso, até mesmo os empreendedores que nunca se aventuraram nas plataformas online conseguem levar os produtos e serviços a este novo espaço, já que o lojista não precisa passar pelo processo de aprender tudo sobre o mundo digital e então levar seu negócio para o online.

Ele só precisa se familiarizar com uma única ferramenta e contar com o apoio da Napp para alcançar um novo público sem mudar de locação.

Por outro lado, o shopping vê o seu espaço se tornar ainda mais valorizado, já que um ponto físico com integração não representa apenas o público que frequenta e compra pessoalmente no shopping, mas também toda uma rede de clientes online que podem encontrar o produto do lojista em diferentes marketplaces graças a um único sistema.

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