Dias memoráveis! Assim podemos definir o período de 26 a 28 de junho deste ano. Foram três dias intensos, com cinco eventos simultâneos que formaram o maior acontecimento do setor de shopping centers da América Latina.
O 18º Congresso Internacional de Shopping Centers teve antecipadamente os ingressos esgotados pelos seus 960 congressistas, a Exposhopping bateu recorde de público e de negócios, com 15 mil visitantes, movimentou R$ 5 bilhões, reuniu mais de 80 expositores e ainda trouxe duas arenas com palestras gratuitas. E o nosso tão desejado Prêmio Abrasce, que esse ano alcançou um novo nível de participação, registrando 587 cases inscritos e 57 contemplados com os disputados troféus de ouro, prata e bronze.
Além disso, os eventos promovidos pela associação ocorreram simultaneamente à ABF Franchising Week e hospedou de forma inédita o 2º Congresso Latino-americano de Shoppings da CLICC, a qual a Abrasce, e mais 11 países fundaram há dois anos. A maior internacionalização demonstrou a potência do encontro, que atraiu uma delegação de mais de 200 pessoas de toda a América Latina, além do apoio da Câmara Portuguesa de Shopping Centers (APCC).
Ainda durante o Congresso, tivemos o prazer de trazer uma importante novidade, que nos coloca em outro patamar em relação ao assunto ESG. A Abrasce se tornou signatária do Pacto Global, uma iniciativa das Nações Unidas que estimula empresas de todo o mundo a adotarem práticas conectadas à Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. É um passo muito importante para engajar ainda mais empresários e profissionais do setor nas questões ambientais, sociais e de governança.
Esta edição traz também os destaques das palestras que foram apresentadas durante os três dias de eventos. Para quem não pode estar presente, trouxemos detalhes valiosos, como a cobertura do painel da norte-americana Carla Harris, Senior Client Advisor na Morgan Stanley e capa da nossa edição, que deu verdadeira aula sobre liderança. No registro da maior feira de shopping centers da América Latina, brilharam alguns empreendedores e fornecedores que apresentaram lançamentos de empreendimentos e produtos, além de uma seleção criteriosa de startups.
E uma das matérias mais esperadas do ano é a cobertura do nosso Prêmio! Atualmente, ele é a principal vitrine de inovação e excelência dos shoppings centers na América Latina. Os cases inspiram não apenas o nosso setor, mas diversos outros segmentos a buscarem continuamente novas maneiras de se conectar com o público, gerenciar suas operações com eficiência e contribuir para a sustentabilidade e o progresso social do país.
Essa é uma edição especial que registra e entrega muito do trabalho da nossa associação para fortalecer o desenvolvimento do setor!
Boa leitura!
Glauco Humai
Presidente da Abrasce