
Os restaurantes temáticos têm ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro, conquistando a atenção de consumidores em busca de experiências além da simples refeição. Eles são um convite para escapar da rotina, transformam visitas em histórias e passaram a ser tendência no mix dos shoppings brasileiros.
Na nossa matéria de capa, trouxemos alguns nomes de restaurantes que estão entre os mais requisitados nessa busca por novas formas de lazer e entretenimento. Esses espaços têm se tornado verdadeiros destinos, onde a gastronomia vai além do cardápio, criando experiências de imersão e exploração dos sentidos. Além disso, geram mais emprego, renda e desenvolvimento econômico para a região e, muitas vezes, atraem visitantes de outras cidades.
Falando ainda em tendências nos empreendimentos, as lojas colaborativas têm marcado presença no mix. São espaços inovadores e acessíveis para pequenos empreendedores e artesãos, oferecendo uma alternativa para quem busca expor e vender seus produtos com maior visibilidade. Elas têm se tornado cada vez mais populares em shoppings e oferecem, em sua maioria, produtos autênticos. Nas próximas páginas, pode-se conhecer alguns destes espaços.
Uma temática que está sempre no nosso radar é a agenda de sustentabilidade brasileira. Com o objetivo de fortalecimento em suas entregas, o Brasil avança significativamente por meio da criação do mercado regulado de carbono e o incentivo à reciclagem. Com o SBCE (Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa) e a regulamentação da LIR (Lei de Incentivo à Reciclagem), o Brasil fortalece suas metas de descarbonização e amplia o apoio à economia circular. Os shopping centers precisam estar atentos desde o presente momento, uma vez que são parte importante nesse fórum.
Seguindo neste cenário, a mobilidade elétrica não só transforma o modo como nos locomovemos, mas também gera novas oportunidades de negócios. O setor de veículos elétricos está se expandindo a passos largos, refletindo uma mudança significativa nos padrões globais de mobilidade. Este movimento não é apenas uma questão de inovação tecnológica, mas também um reflexo das novas exigências ambientais e da busca por uma redução nas emissões de carbono. Confira a reportagem sobre o assunto nesta edição.
Assuntos como inovações, tendências e conexões estratégicas nos fazem lembrar que estamos em contagem regressiva para o Enasuper 2025! Não há qualquer evento similar no país direcionado a esse público e, para responder à alta expectativa, a Abrasce preparou cada detalhe minuciosamente. Entre os dias 26 e 27 de junho, o WTC Golden Hall, em São Paulo, será palco deste encontro entre superintendentes de shoppings de todo o Brasil para uma experiência única de aprendizado, networking e inspiração. Acesse o nosso site e entenda como participar!
Boa leitura!
Glauco Humai,
Presidente da Abrasce