JAN/FEV 2024 - Edição 251 Ano 37 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Potência

8 de fevereiro de 2024 | por Glauco Humai

Na nossa matéria de capa dessa edição, trouxemos os números do Censo Brasileiro de Shopping Centers 2023/2024 que nos diz que fechamos o ano passado com um aumento de 1,5% nas vendas, atingindo o total de R$ 194,7 bilhões em faturamento e superando o período pré-pandemia, que foi de R$ 192,8 bilhões, em 2019. Além disso, tivemos uma recuperação no fluxo de visitantes, que teve aumento de 4,3% (totalizando 462 milhões de visitas por mês aos empreendimentos), e crescimento de 1,8% na geração de empregos, ou 1.062.813 pessoas empregadas. Totalizamos 639 empreendimentos e 17.837.297 m² de ABL, ou seja, um aumento de 1,9%. Mais uma vez, o setor de shoppings mostrou sua capacidade de inovação, criatividade e resiliência. 

Para 2024, as vendas devem ganhar tração ao longo do ano, em um cenário de menor pressão da política monetária no mercado de crédito, com juros menores e redução na inadimplência. Isso significa uma expectativa de crescimento de 3,9% no faturamento, que deverá ultrapassar a casa dos R$ 200 bilhões. Além disso, estão previstas as inaugurações de 18 greenfields, o que, com certeza, irão promover o avanço do emprego em diversas regiões do país, além de levarem mais opções de locais de compras e lazer para milhões de brasileiros. 

Seguimos otimistas e evidenciamos nas próximas páginas os resultados que mostram a grandiosidade do nosso setor. Trazemos também a cobertura da NRF 2024 e uma matéria sobre o nosso pleiteado Curso de Gestão de Shopping Center. Seguimos em constante evolução. 

Boa leitura! 

Glauco Humai,
Presidente da Abrasce 

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