Impulsionando a recuperação econômica do país, especialistas apontam que o setor da moda lidera as tendências de consumo na Argentina
Segundo uma pesquisa do INDEC (sigla em espanhol de Instituto Nacional de Estadística y Censos), os shopping centers da Argentina registraram um crescimento de 204,4% nas vendas em termos anuais em agosto de 2024, acumulando uma movimentação total de US$ 454,3 milhões no período.
O setor da moda ganhou grande destaque nesse cenário, desempenhando um papel fundamental na economia do país: as categorias de vestuário, calçados e artigos de couro representaram 36,3% do total de transações. Especificamente, esse setor registrou um aumento de 192,4% em termos anuais, liderando não apenas o volume de negócios, mas também a ocupação de espaços nos shopping centers com 28,3% da área bruta locável dos empreendimentos.
Outros setores acompanham a curva positiva
Além dos produtos de moda, o relatório do INDEC indica que outros setores também apresentaram crescimento, como o de eletroeletrônicos e o de gastronomia. Nesse sentido, muitos consumidores aproveitam promoções para adquirir produtos de tecnologia e desfrutam de opções gastronômicas variadas, com muitos shoppings adaptando seus espaços para incluir uma oferta maior de restaurantes e cafés.
O crescimento das vendas nos shopping centers argentinos é um indicador positivo para a economia do país, especialmente em um contexto de desafios econômicos. Com uma perspectiva otimista para os próximos meses, este segmento está bem posicionado para fechar o ano com boas projeções.