
Na Costa Rica, vendas de Dia das Mães atingem 76% dos níveis pré-pandemia
Com descontos e horário de atendimento estendido, varejistas buscam
oferecer incentivos para clientes retomarem confiança

Tida como uma das datas comerciais mais importantes da Costa Rica, o Dia das Mães, que aconteceu no dia 15 de agosto, impulsionou a retomada do varejo. Segundo pesquisa da Câmara do Comércio, as vendas alcançaram 76% dos resultados de 2019, período anterior à pandemia de Covid-19.
Com a data, mais de 20% dos estabelecimentos relataram um número positivo de vendas, e quase metade se manteve neutro, sem queda nos resultados.
Tais cifras são provenientes de iniciativas do setor varejista para a data, como descontos de 20% a 60% e ampliação do horário de funcionamento em uma hora.
Além disso, segundo a Pesquisa Contínua de Emprego, com o número de vendas ainda em crescimento, o país totalizou 330 mil pessoas empregadas no segundo trimestre – número relativamente menor se comparado com o mesmo período em 2019, quando o total era de 351 mil.
Allan Gerli, diretor da Câmara do Comércio, reitera o compromisso do setor com os protocolos sanitários para a reabertura comercial e o aquecimento da economia.
Avanço da vacinação na Costa Rica
Atualmente, mais de 60% da população do país já recebeu ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19. Com ambas as doses, esse percentual passa para quase 25%.