Notícias - VER EDIÇÃO COMPLETA

Nasce a CLICC – Cámara Latinoamericana de la Industria de Centros Comerciales, com representação de 12 países

3 de maio de 2022 | por Abrasce

Vinte e seis desenvolvedores de destaque e 11 câmaras e associações da indústria de shopping centers da América Latina unem forças para o posicionamento e desenvolvimento do setor na região

Com o objetivo de representar os interesses do setor de shopping centers e promover o seu desenvolvimento nos países da América Latina e do Caribe, nesta quinta-feira, 28 de abril, líderes da indústria de centros comerciais da região se reuniram na cidade de Cartagena, Colômbia, para assinar o documento de fundação que formaliza a criação da Cámara Latinoamericana de la Industria de Centros Comerciales, CLICC.

Através de quatro linhas de atuação – promoção do conhecimento, relacionamento e networking, gestão da informação e reconhecimento da excelência –, a Cámara fornecerá ferramentas e mecanismos úteis, com os quais buscará posicionar a região como referência de crescimento e desenvolvimento do setor no mundo, bem como gerar melhores condições para sua consolidação.

“A indústria na América Latina se fortaleceu graças ao trabalho comprometido realizado em cada país. Hoje, nos juntamos a este grande projeto, que será chave para liderar estratégias que nos permitam enfrentar desafios comuns e promover as melhores práticas em cada uma das nações vinculadas, ampliando o alcance em toda a região”, afirma Salvador Frech, Presidente da Asociación de Centros Comerciales de Guatemala, Acecogua.

Por meio da implementação do plano de trabalho, a nova câmara oferecerá diretrizes, guias e informações relevantes aos shopping centers da América Latina, seus locatários, operadores e administradores, permitindo acelerar o crescimento e o potencial, levando em consideração as particularidades da América Latina e respondendo às tendências do cenário global.

A este respeito, Carlos Betancourt, Diretor Executivo da Acecolombia, destaca que “ser uma ponte de crescimento entre as diferentes associações, organizações e membros da indústria de centros comerciais é a razão da existência e do trabalho desta nova organização, que representa a união de um grêmio dinâmico, comprometido com a geração de valor, o crescimento rentável do setor e o desenvolvimento constante que nos convida a olharmos juntos para o futuro.”

Para Glauco Humai, Presidente da Abrasce, Associação Brasileira de Shopping Centers, iniciativas como esta reforçam o papel do setor no desenvolvimento de uma das atividades econômicas mais importantes no Brasil e em diversos outros países, pois, por meio dela, movimentamos uma vasta cadeia de empreendedores, que geram empregos e renda para a população. “A Abrasce cumprimenta a todos que participaram da formação da CLICC, que certamente imprimirá uma nova fase para o segmento, promovendo o crescimento e o desenvolvimento do setor de forma abrangente e contínua em todos os países envolvidos na ação”, afirma.

Na sua fundação, fazem parte da CLICC representantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico e Venezuela, e espera-se que, ao iniciar suas operações, seu processo de expansão continue convocando todos os membros da indústria latino-americana.

Sobre a CLICC

Os membros fundadores da Cámara Latinoamericana de Centros Comerciales são:

Câmaras e Associações:

  1. Associação Brasileira de Shopping Centers, Abrasce
  2. Asociación Panameña de Centros Comerciales, Apacecom
  3. Asociación de Centros Comerciales de Colombia, Acecolombia
  4. Cámara de Centros Comerciales del Paraguay, CCCPy
  5. Cámara de Centros Comerciales de Chile
  6. Asociación de Centros Comerciales Puertorriqueños, ACCP
  7. Asociación de Centros Comerciales y de Entretenimiento del Perú, Accep
  8. Cámara Venezolana de Centros Comerciales, Cavececo
  9. Asociación de Centros Comerciales de Puebla, Acecop
  10. Asociación de Centros Comerciales de Guatemala, Acecogua
  11. Cámara Argentina de Shopping Centers, CASC.

Grupos de desenvolvedores:

  • Porto Rico: Empresas Fonalledas, Caparra Center e Céntrico.
  • Peru: Plaza San Miguel, Jockey Plaza, Real Plaza.
  • Colômbia: VIVA Malls, Único, Pactia.
  • Panamá: Grupo Los Pueblos.
  • Argentina: Grupo Libertad e IRSA Properties.
  • Guatemala: Spectrum, Grupo Cayalá, Corporação Multi Inversiones. Grupo Rosul, Metroproyectos, Navitta e Grupo Abarca.
  • Equador: Corporação La Favorita, Grupo Nobis, DK Corporation, Shopping Management.
  • GOSTOU? COMPARTILHE: