Meio século de Multiplan: um legado irretocável e exemplar para todo o setor
O CEO, Eduardo Kaminitz Peres, resgata momentos desta história de vanguarda e destaca os novos investimentos
São 50 anos de muito trabalho, inovação, transformação, evolução e investimentos. A contribuição da Multiplan para o setor de shopping centers brasileiro, para as cidades onde estão inseridos os ativos, para os frequentadores, colaboradores e lojistas é imensurável. Sempre esteve na vanguarda, trazendo um olhar à frente de seu tempo, e segue rompendo barreiras, mostrando o quanto os shopping centers fazem parte da vida das pessoas e o quanto é importante adaptá-los conforme as novas necessidades da sociedade contemporânea.
Após um lucro líquido histórico em 2023, a companhia investe novamente em expansões. A maior empresa imobiliária em valor de mercado da Bolsa de Valores (B3) está preparada para todos os desafios. Em entrevista à Revista Shopping Centers, o presidente da companhia, Eduardo Kaminitz Peres, relembra fatos marcantes desta longa jornada e conta sobre as estratégias mais recentes.
Revista Shopping Centers – O que a Multiplan planejou para a comemoração dos 50 anos?
Eduardo Kaminitz Peres – A Multiplan preparou uma grande campanha, lançada em 31 de março, com o conceito “A gente faz de tudo pra que você viva a magia de cada momento“. O filme hero deu vida à logomarca da companhia, transformando o icônico trevo de quatro folhas nas asas da personagem principal: uma garotinha engenhosa que se veste de fada e realiza ações que tornam os dias das pessoas mais felizes e especiais. O enredo busca criar experiências e memórias inesquecíveis, refletindo o compromisso da Multiplan em oferecer momentos únicos aos seus visitantes.
Paralelamente, diversas programações e atividades exclusivas estão sendo organizadas nos shoppings da rede, detalhadas nos sites e redes sociais de cada empreendimento para que todos possam aproveitar ao máximo essa celebração.
RSC – Foram muitos momentos inesquecíveis e marcantes. Fazendo um resgate na memória, quais fatos acredita que merecem mais destaque ao longo dessa jornada de sucesso?
EKP – A fundação da companhia, em 1974, foi um marco significativo para a incorporação imobiliária, iniciando sua trajetória de sucesso no desenvolvimento de shopping centers no país. Em 1979, inauguramos o BH Shopping, o primeiro de Minas Gerais. O trevo, conhecido logotipo que está presente em todos os empreendimentos da Multiplan, foi inspirado no trevo rodoviário que se localizava no entorno do mall.
Nos cinco anos seguintes, a Multiplan continuou crescendo, inaugurando cinco shoppings, como o RibeirãoShopping (SP) e o BarraShopping (RJ), além de empreendimentos residenciais e comerciais em várias cidades brasileiras. Com o tempo, a empresa se consolidou como líder do setor, com projetos inovadores, como o primeiro centro médico dentro de um shopping, no BarraShopping (RJ), e a implementação de sistemas modernos de gestão nos empreendimentos.
Essa trajetória alcançou marcos como o IPO na Bovespa, em 2007, e a entrada no índice Ibovespa, em 2015, destacando a força e o sucesso da Multiplan no mercado imobiliário e de shopping centers. Hoje, a Multiplan é a maior empresa imobiliária em valor de mercado da Bolsa de Valores (B3).
RSC – A Multiplan sempre foi pioneira dentro da indústria de shopping centers e essa inovação reverberou para todo o setor. Como avalia essa visão futurista de entender desde muito cedo que os shopping centers são centros de convivência e conveniência?
EKP – Eu sempre digo que a especialidade da Multiplan é transformar o desejo do consumidor em realidade. Priorizamos a conveniência, oferecendo uma variedade de serviços em um único lugar. A Multiplan é pioneira na criação de complexos multiuso, tendo executado com maestria grandes projetos no Rio de Janeiro, em Porto Alegre e Brasília. Estes integram os shoppings aos centros comerciais, residenciais, hotéis, áreas de lazer e espaços verdes, transformando as regiões e entornos.
Nos últimos anos, também temos investido na área de entretenimento e eventos, percebendo que o consumidor está mais interessado em viver experiências. Para trazer o que há de mais completo ao nosso cliente, também investimos na expansão e revitalização. Acreditamos que é o consumidor quem determina o mix do shopping. E as pessoas mudam o tempo todo. Por isso, é tão importante investir em pesquisas e informações para desenvolver a inteligência comercial. Temos uma grande quantidade de dados extraídos da operação, que direcionam para onde o mix deve seguir.
RSC – Há pouco mais de um ano o senhor assumiu o cargo de CEO. Como está sendo vivenciar esse momento da companhia já que sua atuação na Multiplan também é de muitos anos?
EKP – É uma grande honra e uma felicidade enorme participar dos 50 anos da companhia, dando continuidade ao legado do meu pai. A Multiplan sempre fez parte da minha vida, eu tinha nove anos quando o acompanhei na inauguração do BH Shopping, na capital mineira, e, desde então, me encantei por esse mundo. Comecei a trabalhar na companhia em 1988, há 36 anos. Eu tinha 18 anos e era estagiário. Passei por todas as áreas: engenharia, economia, administração, finanças, entre outras. Minha grande formação foi a Multiplan.
RSC – O visionário José Isaac Peres, seu pai, é admirado por todas as contribuições que fez e ainda faz para o crescimento desse setor no país. São muitas histórias, conquistas, desenvolvimento e desafios vencidos em cinco décadas. Quais são os aprendizados mais relevantes passados por ele que continuam sendo compartilhados e se tornaram pilares na companhia?
EKP – Meu pai sempre foi um visionário. Ele pensava à frente do seu tempo e conseguiu fazer uma revolução no setor de shoppings centers, antecipando as necessidades dos consumidores e criando tendências. Para nós, a qualidade e a inovação sempre foram temas prioritários. Os nossos empreendimentos são desenvolvidos para oferecer o que há de melhor no setor. Nosso objetivo é surpreender o nosso cliente a cada dia. Por isso, prezamos pelos detalhes.
RSC – O que motivou a Multiplan a investir fortemente em expansões?
EKP – A Multiplan pretende investir R$1,5 bilhão, até 2027, em expansões de sete dos seus 20 shoppings. Destas, três estão em fase de construção: ParkShoppingBarigui (PR) e DiamondMall (MG), que serão entregues ainda esse ano, e MorumbiShopping (SP), com previsão de conclusão em 2025. Parque Shopping Maceió (AL), ParkShopping (DF), JundiaíShopping (SP) e ParkShoppingSãoCaetano (SP) são as demais previstas. Com as expansões, nosso objetivo é trazer modernização aos empreendimentos e uma melhor experiência ao nosso cliente, investindo no mix de lojas, em novos espaços, segurança e comodidade.
RSC – Qual é o retorno esperado com a revitalização no NewYorkCityCenter?
EKP – A modernização realizada no NewYorkCityCenter tem o objetivo de melhorar a experiência do consumidor, oferecendo-lhe um mix mais completo e opções de lazer e gastronomia para toda a família. Inspirado no High Line de Nova Iorque, traz áreas mais verdes, arejadas e integradas aos espaços comerciais. No primeiro trimestre de 2024, a revitalização do NewYorkCityCenter já impulsionou um aumento de 42% nas vendas, quando comparado ao 1T23. Além disso, o segmento de Alimentação e Áreas Gourmet teve um crescimento de vendas de 51,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
RSC – Está nos planos da companhia investir em greenfields ou aquisições?
EKP – A Multiplan tem como foco prioritário investir nos ativos próprios, através de expansões e revitalizações. Porém, seguimos atentos a oportunidades em algumas regiões, em áreas onde o setor agro é forte e no Nordeste, por exemplo. Queremos estar em cidades onde ainda não temos presença.
RSC – O ano de 2023 foi histórico para a companhia com o lucro líquido de R$ 1 bilhão. Quais fatores foram fundamentais para chegarem a esse resultado?
EKP – Essa conquista foi fruto de uma abordagem estratégica e focada em nossos ativos ao longo do ano. Mantivemos um olhar atento às tendências, adaptando-nos rapidamente para atender às demandas do mercado e às necessidades dos consumidores. Investimos na transformação de nossos shoppings, através da mudança do mix, priorizando experiências únicas e diversificadas para os clientes, o que resultou em um aumento significativo no número de visitantes e, por conseguinte, nas receitas. Além disso, promovemos mais de mil eventos. Também realizamos revitalizações e expansões em resposta à crescente demanda comercial. Outro ponto forte foi a gestão acertada do nosso capital.
RSC – Como está o desempenho das vendas, fluxo e taxa de ocupação em 2024 e qual é a expectativa para os próximos meses?
EKP – As vendas seguem em crescimento constante. No primeiro trimestre de 2024, somou R$ 5,1 bilhões, o que representa uma alta de 10,6% vs. 1T 2023. Todos os 20 empreendimentos registraram crescimento nas vendas em comparação ao ano anterior, sendo em seis deles uma evolução acima de 15%. Já o lucro, que dobrou nos últimos cinco anos, foi 28,9% superior ao 1T 2023, chegando a R$ 267 milhões. Em relação à ocupação, o portfólio de shopping centers da Multiplan apresentou taxa média de 95,7%, 102 p.b. superior ao 1T23. O ParkShoppingBarigüi, em Curitiba (PR), foi o empreendimento que apresentou a maior taxa de ocupação do trimestre com 99,3%.
RSC – A companhia realizou mais de mil eventos em 2023. Como eles têm refletido nos resultados? E de que forma o Multiplan Hall vem para agregar ainda mais experiência aos visitantes?
EKP – A realização de eventos com foco em entretenimento e lazer tem sido uma frente importante em todos os nossos empreendimentos, aproximando pessoas, proporcionando experiências e memórias afetivas. Os mais de mil eventos que ocorreram em 2023 tiveram impacto direto na geração de fluxo e de vendas nos shoppings.
O Barra&Brasa, festival típico – com churrasco e música – que teve duração de dois finais de semana no BarraShoppingSul, em Porto Alegre, exemplifica esse crescimento para os lojistas. Ao longo do evento, as vendas no shopping aumentaram 27,5% em relação ao mesmo período em 2022. As lojas se beneficiaram não só do crescimento do volume de vendas, mas também da exposição da marca derivada do aumento de 34,6% no fluxo de veículos. E só no primeiro trimestre deste ano, já foram realizados 321 eventos, número 24,9% superior ao do primeiro trimestre de 2023.
Os centros de eventos Multiplan Hall são mais uma frente da Multiplan para oferecer um mix completo de serviços e entretenimento aos clientes. A arquitetura dos espaços foi pensada para acomodar os mais variados formatos de eventos, desde exposições, mostras, congressos, feiras e palestras, até desfiles de moda, festas, formaturas e espetáculos de música e artes cênicas. Os espaços já receberam grandes artistas nacionais, como Roberto Carlos e Djavan, e internacionais, como o espanhol Julio Iglesias.
RSC – Os shoppings da Multiplan tiveram mudanças relevantes no mix após a pandemia? Gostaria que me contasse os segmentos que mais se destacaram nos últimos anos.
EKP – Sim. Os shoppings estão se reinventando e tornando-se, cada vez mais, espaços de experiência, convivência e bem-estar. O ano de 2023 foi marcado pela maior atividade comercial já registrada pela companhia. 584 novas lojas foram adicionadas aos empreendimentos ao longo do ano, refletindo em um turnover de mais de 80 mil m2 (9,1% da ABL total). Os segmentos de “Serviços” e “Alimentação & Áreas Gourmet” repetiram a tendência observada em 2022, apresentando o maior crescimento de Vendas nas Mesmas Lojas em 2023 (+17,1% e +10,5%, respectivamente).
E esse ano os resultados seguem positivos, o segmento de Alimentação & Áreas Gourmet manteve-se forte no primeiro trimestre: as Vendas nas Mesmas Lojas cresceram 13,7% vs. 2023, o maior aumento entre os cinco segmentos (Artigos do Lar & Escritório, Artigos Diversos, Vestuário, Serviços, Alimentação & Áreas Gourmet).
RSC – A companhia gera quantos empregos diretos e indiretos e qual é o número total de lojas?
EKP – Atualmente, a Multiplan gera cerca de 80 mil empregos diretos e indiretos e abriga 6 mil lojas em seus 20 shoppings centers.
RSC – A Inteligência Artificial tende a ganhar mais tração no varejo. Como a Multiplan tem atuado nessa frente?
EKP – A Multiplan tem seguido consistentemente sua estratégia de digitalização nos shoppings, focada em três pilares: estabelecer um canal direto com os clientes, oferecer funcionalidades para melhorar sua experiência e utilizar dados para comunicações mais relevantes. Em 2023, iniciativas como o Acesso Multi e o programa MultiVocê fortaleceram essa estratégia, proporcionando conveniência aos clientes e insights valiosos para a empresa. A inovação digital continuou gerando valor nos primeiros meses de 2024, com o aplicativo Multi impulsionando sua monetização através de parcerias. Para além da inovação digital, a Multiplan também investe em Tecnologia da Informação. Estamos usando Inteligência Artificial para otimização e digitalização dos nossos processos internos, ganhando eficiência e reduzindo custos operacionais.
RSC – Pelo fato da Multiplan ter participação bem ativa junto à Abrasce desde sua fundação, como avalia o trabalho desenvolvido pela entidade?
EKP – A Multiplan tem orgulho de fazer parte da associação e continua comprometida em colaborar com a Abrasce para o avanço sustentável e inovador do setor de shoppings centers. Desde a sua fundação, a Abrasce tem desempenhado um papel crucial na promoção de iniciativas que beneficiam não apenas os empreendedores, mas também os consumidores e a sociedade em geral. Sua atuação na defesa de interesses comuns, na disseminação de boas práticas e na promoção do setor tem sido fundamental para o crescimento e aprimoramento contínuo da indústria de shoppings no país. Além disso, também proporcionam um ambiente propício para a troca de conhecimento, networking e desenvolvimento profissional dentro da indústria.