Apesar do pouco tempo no mercado, a empresa já mostrou sua eficiência
Com menos de dois anos de atividade, a NIAD começa a desenhar sua história e mostra que veio somente para somar no setor de shopping centers. Para isso, dispõe de um time de profissionais altamente eficientes e experientes com uma longa bagagem. Com mais de duas décadas de experiência neste mercado, Eduardo Borges, CEO da companhia, conta em entrevista à Revista Shopping Centers como foram os primeiros capítulos da trajetória da NIAD. Atualmente, são seis empreendimentos no portfólio em operação e há mais um greenfield em construção. Novos investimentos estão no planejamento e as expectativas para os próximos meses são positivas. Ele ainda dá detalhes sobre a iniciativa pioneira do sistema ColorADD, o alfabeto para identificação das cores para os daltônicos, implantando em um shopping administrado pela empresa. Confira!
Revista Shopping Centers – O que motivou a fundação da NIAD em 2022?
Eduardo Borges – O setor passava por grandes movimentações e fusões. Fizemos uma análise do mercado e identificamos que poderíamos oferecer soluções precisas e inovadoras dos grandes empreendimentos adaptadas aos shoppings de médio e pequeno portes, sempre priorizando os resultados. Era um recorte com grande potencial. Ainda existem muitos ativos no Brasil que podem se beneficiar com nosso modelo de gestão.
RSC – O senhor tem uma vasta experiência no setor de shopping centers. Poderia nos contar um pouco da sua trajetória?
ED – Sou engenheiro de formação, mas atuo neste setor há mais de duas décadas. Passei por grandes empreendimentos e administradoras. Fui responsável pela construção, desenvolvimento, comercialização, operação, expansão e revitalização de vários equipamentos ao longo da carreira. Nesse tempo, aprendi muito sobre essa indústria e desenvolvi uma habilidade da qual me orgulho: a facilidade de unir pessoas e a habilidade na área comercial.
RSC – Como tem sido presidir a NIAD durante esses quase dois anos?
ED – Antes de tudo, um prazer. Reunimos um time muito experiente e apaixonado pelo que faz e vivenciamos uma atmosfera positiva e de muito empenho para alcançar e superar as metas. Para mim, é gratificante ver como cada um reage nesse ambiente. Tudo isso tem refletido no contato com os clientes, nos resultados positivos conquistados e na vida de todos. Tem sido muito bom liderar uma empresa tão vibrante.
RSC – O que a NIAD traz como diferencial ao mercado de shopping centers?
ED – Posso dizer que os bons resultados são o reflexo da aplicação de ferramentas inovadoras, da expertise do time NIAD, e, mais ainda, pela proximidade que temos com cada empreendimento. Essa proximidade impacta significativamente no aumento da rentabilidade para os empreendedores, e na comercialização de lojas e de oportunidades de Mall e Mídia.
As vendas registradas nos seis empreendimentos em 2023, por exemplo, superaram R$ 1,4 bilhão, gerando um crescimento de 10,2% no acumulado do período, comparado ao ano anterior.
RSC – Hoje, quais ativos fazem parte do portfólio da companhia?
ED -Estamos em quatro estados e no Distrito Federal, administrando empreendimentos que atendem diversos perfis de lojistas e consumidores. Estão sob a gestão da NIAD: Boulevard Shopping Brasília (DF), Boulevard Shopping Londrina (PR), Boulevard Shopping Vila Velha (ES), São Gonçalo Shopping, Shopping Pátio Alcântara, Santa Cruz Shopping (RJ) e Boulevard Marília Shopping (em construção na cidade do interior de São Paulo).
RSC – A companhia investe em um greenfield, o Boulevard Marília Shopping. Poderia dar detalhes de ABL, diferenciais do ativo, data de inauguração prevista e o motivo da escolha desta localidade no interior paulista?
ED – Assumimos a administração e a comercialização do Boulevard Marília Shopping há um ano, quando estava no começo de sua construção. A localização em uma área central, com boa densidade populacional, promete atrair um bom fluxo. Ele terá um mix de lojas, serviços, entretenimento, lazer, gastronomia e cinema. Serão mais de 7 mil ㎡de ABL distribuídos em três andares de lojas e um quarto piso, onde ficará a praça de alimentação com vista panorâmica para a cidade, um dos pontos altos do projeto. O complexo contará ainda com um conjunto de salas comerciais com aproximadamente 50 ㎡,cada. A expectativa é que o shopping gere, pelo menos, 600 empregos diretos, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região. A inauguração está prevista para 2025.
RSC – Há algum projeto de expansão previsto ou mesmo planos de outro greenfied?
ED -Temos algumas negociações em andamento para expansão de um shopping no estado do Rio de Janeiro e um greenfield, que será divulgado em breve. Esse setor é muito dinâmico. Oportunidades surgem quase diariamente. Vamos divulgar as novidades de acordo com o timing de cada empreendimento.
RSC – Por ser uma empresa mais jovem, quais são os principais desafios de chegar em um mercado tão consolidado?
ED – A NIAD é uma empresa jovem, mas o time é bastante experiente. Nossos líderes são reconhecidos e ‘desejados’ pelo mercado. Temos como principal desafio manter a eficiência na gestão dos ativos, gerando rentabilidade para os empreendimentos, o que temos conseguido.
RSC – Como estão as vendas, fluxo e taxa de ocupação?
ED – Finalizamos 2023 com uma taxa de ocupação de 97,1 %. Esse número significativo mostra para o mercado que os empreendimentos já se tornaram mais rentáveis e seguros para se investir. Nossa equipe de comercialização tem focado em captar marcas que farão sentido em cada ativo para conectar os consumidores, proporcionar experiências de compras completas e gerar resultados para investidores e lojistas. No primeiro semestre de 2024, foram negociadas mais de 50 novas operações, de vários segmentos, para atender diversos perfis de público. Também temos investido na comercialização dos espaços no estacionamento para grandes eventos. Essas áreas são ativos importantes no incremento do fluxo e na potencialização das vendas. Firmamos uma parceria com a Universal Music, por exemplo, que tem possibilitado a realização de eventos grandiosos.
RSC – Atualmente, quantos empregos diretos e indiretos são gerados pela companhia e quantas lojas estão presentes nos ativos?
ED – Hoje, a NIAD administra seis empreendimentos em funcionamento, que reúnem mais de 850 lojas e geram, aproximadamente, 14 mil empregos diretos e indiretos.
RSC – Como a agenda ESG foi estruturada e quais são as principais iniciativas trabalhadas?
ED – A NIAD foi criada com um DNA Verde. Atuamos como uma bússola para guiar nossos clientes na agenda ESG e como multiplicadores de boas práticas. O balanço das ações sustentáveis realizadas em 2023 superou as expectativas. Em um ano, mais de 1.800 toneladas de resíduos foram reciclados ou receberam a destinação correta. Também implementamos o papel higiênico biodegradável nos sanitários, uma inovação que diminui a quantidade de resíduos e torna a operação dos banheiros mais eficiente. E ainda alcançamos a marca de 100% de resíduos que deixaram de ser enviados aos aterros sanitários, no Boulevard Shopping Londrina, em novembro de 2023. Nossa meta é avançar ainda mais na gestão inteligente dos resíduos e ampliar o engajamento de lojistas e consumidores na cultura sustentável.
RSC – Como está sendo implantar o sistema ColorADD nos shoppings e o que esperam de retorno com essa iniciativa inédita no Brasil?
ED -Quando tomei conhecimento sobre o ColorADD, por iniciativa do time do Shopping Pátio Alcântara, tive uma surpresa ao mesmo tempo fascinante e gratificante. Que bom saber que alguém no mundo pensou em criar um alfabeto para identificação das cores para os daltônicos, como eu. E quando soube que a NIAD seria a primeira administradora de shopping centers da América Latina a implementar esse projeto, a alegria e a responsabilidade dobraram de tamanho. Assumimos a missão de utilizar a capilaridade dos nossos equipamentos para sensibilizar o público e multiplicar a informação sobre esse alfabeto criado em Portugal, além de lançar luz sobre o Daltonismo. É um projeto que vai exigir investimento e um olhar carinhoso para incluir o alfabeto em ativações que impactem os clientes em várias oportunidades ao longo dos próximos anos. Uma iniciativa que ultrapassa as paredes dos nossos shoppings. É uma contribuição para toda a sociedade. Nossa meta é impactar 4 milhões de pessoas por mês.
RSC – Como está a expectativa da companhia para esse semestre e qual é o balanço de 2024 até o momento?
ED – Acreditamos que a força do varejo físico e o faturamento do setor de shoppings devem continuar positivos em 2024. Nossa meta é manter o ritmo de crescimento em todos os nossos shoppings, como vem sendo feito no primeiro semestre.
RSC – Por ser associado da Abrasce, como avalia o trabalho desenvolvido pela entidade?
ED – A Abrasce desempenha um papel fundamental na indústria de shopping centers do Brasil, que está entre as maiores do mundo. Além de defender os interesses do setor junto às mais diversas esferas sociais, a entidade é importante pela promoção constante de diálogos, seja em grandes congressos e feiras ou em encontros regionais. Tudo isso é essencial para manter nossa indústria de pé, viva e rentável, mesmo diante dos desafios econômicos e sociais que enfrentamos.