SET/OUT 2021 – Edição 237 Ano 34 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Novo life center em ponto turístico de Porto Alegre oferece um complexo multiúso rodeado pela natureza

29 de setembro de 2021 | por Abrasce
BRANDED CONTENT
O Pontal Shopping busca se tornar o mais novo cartão postal e ponto turístico da cidade
Pontal Shopping, novo life center em Porto Alegre - Revista Shopping Centers

Certamente, uma ida ao shopping é muito mais do que um simples momento de compra. A visita se transformou em uma experiência de entretenimento, um ponto de encontro entre pessoas queridas e até mesmo um espaço para novas memórias inesquecíveis.

Após o período de fechamento dos estabelecimentos durante a pandemia, esse sentimento de que o shopping representa mais do que um ambiente de consumo se tornou ainda mais acentuado. Assim, o conceito de life center volta a se tornar um tópico de atenção no mercado.

Basicamente, neste modelo de construção, o shopping é mais do que lojas, mas também é integrado a restaurantes, hotéis, e até mesmo complexos de escritórios. O principal objetivo é criar um complexo multiuso em que o visitante possa encontrar tudo o que precisar, inclusive um momento de lazer.

Com isso, o projeto vai além da intenção de aquecer o comércio da cidade, mas também traz uma nova forma de vivenciar espaços inovadores da região, tanto para o entretenimento quanto para o desenvolvimento de empreendimentos e serviços.

Todas as experiências em um único lugar

Pontal Shopping, Porto Alegre - Revista Shopping Centers

Com este ponto de partida, o Pontal Shopping promete levar o conceito de life center ao próximo nível em Porto Alegre, principalmente por estar localizado em um dos principais pontos turísticos da cidade.

Integrado a um parque de 29 mil m² às margens do Guaíba, o Pontal busca oferecer experiências únicas de gastronomia, de lazer e de compras ao lado da natureza, contabilizando mais de 160 lojas divididas em 3 pisos, em um total de 27.000 m² de ABL. Além disso, o complexo contará com Hub da Saúde do Hospital Moinhos de Vento, Hotel DoubleTree By Hilton, rooftop gastronômico, centro de eventos e mais de 230 escritórios e consultórios.

Em entrevista à ABRASCE, o sócio-diretor do Pontal Shopping, Angelo Boff conta sobre a integração de todos os serviços por meio do mall, já que cada uma das estruturas conta com acesso a diferentes áreas do shopping.

“O Pontal será o ponto de conexão de todo o complexo multiúso, integrando os diferentes empreendimentos em um só local. Tudo perfeitamente conectado, garantindo acessibilidade, sinergia e alto fluxo de consumidores”, explica.

Por tudo isso, a previsão é que o Pontal conte com um fluxo de mais de 1 milhão de pessoas por mês, considerando os 6 mil hóspedes do Hotel Hilton e 40 mil funcionários e clientes dos escritórios e consultórios integrados ao shopping.

Com os grandes players do mercado de saúde, reformas e decoração, alimentação e hotelaria confirmados como parceiros do Pontal antes mesmo da finalização da obra, o projeto já prevê um sucesso entre os visitantes e empreendedores.

Além disso, a localização em uma das avenidas de maior fluxo da cidade, a revitalização da Nova Orla e a proximidade a Gramado contribuem para que o shopping se torne parte da rota turística dos visitantes de Porto Alegre.

Dessa forma, o Pontal Shopping representa uma oportunidade única aos lojistas e empreendedores que estão dispostos a embarcar em um projeto ambicioso e inovador na região Sul do país. 

Inovação e sustentabilidade

Além de valorizar os melhores aspectos da localização, o projeto do Pontal também busca usufruir das condições climáticas da região e da proximidade à natureza, principalmente o rio Guaíba. 

Em dias frios, os visitantes podem permanecer na parte interna do shopping e todo o complexo.

Angelo Boff, sócio-diretor Pontal Shopping - Revista Shopping Centers
Angelo Boff – sócio-diretor do Pontal Shopping

O Boulevard Central, por exemplo, é uma área com cobertura translúcida que atravessa o shopping de ponta a ponta, equipado com as grandes marcas presentes no mall, trazendo a luz natural do dia e a sensação de que estamos ao ar livre mesmo em tempos chuvosos.

Entretanto, o clima ensolarado torna ainda mais atraente a ideia de uma caminhada ao redor do parque cercado pelo rio, assim como compras pelo Open Mall, uma área que integra o cenário natural com as lojas térreas à céu aberto.

O projeto inovador contou com construções internacionais renomadas como referências e inspirações.


“Durante muitos anos, Porto Alegre esteve de costas para o rio. Então, inspirados em exemplos como Larcomar (Lima, Peru), Puerto Madero (Buenos Aires, Argentina), Barceloneta (Barcelona, Espanha) e os píeres de Nova Iorque (EUA), resgatamos uma área inaproveitada e criamos um novo cartão postal para a cidade”, conta Angelo.

Como a conexão ao meio ambiente é um dos grandes pilares da construção, o Pontal Shopping também assumiu responsabilidade com medidas sustentáveis e conscientes para que o projeto abraçasse a natureza ao invés de sobrepô-la.

De acordo com Angelo Boff, o empreendimento conta com o selo Aqua-HQE, uma das principais certificações internacionais de construção sustentável. Sendo assim, ele representa a redução no consumo de água, energia, CO² (dióxido de carbono) e matérias-primas nas edificações, o que aumenta a qualidade de vida dos usuários e beneficia o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região.

Aprendizados e desafios com a pandemia

Segundo Angelo, a quebra de paradigmas em um mercado tão forte e consolidado sempre é um grande desafio. “Porto Alegre é uma cidade que tem excelentes empreendimentos administrados pelos maiores especialistas do mercado. Se diferenciar dos melhores, buscando um oceano azul para navegar, nos exigiu muito estudo, amadurecimento, uma alta dose de coragem e uma grande intuição para inovar”.

Entretanto, assim como todos os empreendimentos do mercado, o Pontal Shopping tirou grandes aprendizados do período de pandemia e, principalmente, da mudança de hábitos de consumo do cliente. Mesmo que o isolamento tenha gerado um boom dos marketplaces e da experiência de compra virtual, Angelo acredita que o período em casa aproximou ainda mais o público da experiência que o life center oferece.

“O crescimento do e-commerce é um fato, e se acelerou ainda mais nessa pandemia. Mas as pessoas estão ávidas para saírem de casa e comprar em ambientes como o Pontal, pois essa experiência inovadora de compra nenhum e-commerce substitui. As pessoas perceberam que mais do que nunca precisam socializar em ambientes agradáveis, abertos, verdes e acolhedores. E essa experiência acontece porque o ambiente é realmente diferente”, explica o sócio-diretor. 

Com uma arquitetura idealizada por Manoel Dória, um dos especialistas em shoppings no país, o Pontal Shopping prevê a grande inauguração do projeto para o público em 2022.

  • GOSTOU? COMPARTILHE: