Uma verdade é absoluta para nosso setor: nos movemos constantemente, nos transformamos e evoluímos. Não somente durante estes dois anos de enfrentamento da pandemia, mas durante toda a nossa história. Este ano, 2021, trouxe celebrações e conquistas: acompanhamos a crescente vacinação contra o coronavírus no Brasil, comemoramos os 45 anos da Abrasce, retomamos totalmente as atividades dos shoppings. Marcos que nos fizeram chegar até aqui traçando grandes planos para nosso mercado, como você vai ler na reportagem sobre a união entre a Abrasce e a ABF para promover, em 2022, o maior evento de varejo, franquias e shoppings do país e um dos maiores do mundo. Esse acordo entre gigantes traz a clareza de que a economia caminha de forma integrada e que setores mais próximos geram novas oportunidades de negócio.
Neste mesmo movimento de amplitude da economia frente a novas possibilidades, os supermercados estão cada vez mais presentes nos shoppings e somam benefícios para todos: praticidade e conveniência para consumidores, fluxo de visitantes, aumento do mix e novos negócios para os empreendimentos e, para este comércio tão presente no dia a dia de todos, o desafio de operar em um mall e abrir outras frentes para os diversos formatos do setor supermercadista – mercados, hipermercados, empórios. Todos os detalhes estão na reportagem de capa. Nessa edição, ainda destacamos as boas práticas de gestão dos shoppings reconhecidos pelo Great Place To Work, a inovação do serviço de personal shopper e as mudanças aceleradas pela pandemia neste modelo de concierge, além de outros assuntos relevantes para nosso negócio.
Boa leitura e nos vemos em 2022!