"Uma verdade que é absoluta para nosso setor: nos movemos constantemente, nos transformamos e evoluímos."
GLAUCO HUMAI
PRESIDENTE
Os eventos presenciais agora são uma realidade e, em 2022, a Abrasce já se prepara para o 17° Congresso Internacional de Shopping Centers e a Exposhopping, que serão realizados simultaneamente e integrados à ABF Franchising Expo e à ABF Week, de 22 a 25 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). A parceria inédita entre as entidades resultará no maior evento de varejo, franquias e shoppings do país e um dos maiores do mundo.
Segundo o presidente da Abrasce, Glauco Humai, essa aliança vem para gerar um novo ciclo. “É o entendimento de gigantes de que a economia caminha de forma integrada e que alguns setores necessitam de proximidade para gerarem novas oportunidades de negócios. Esses eventos beneficiam o intercâmbio entre shopping e franquias, pois os dois setores são associados e essa união vem ao encontro de conceder aos dois segmentos força e estratégia.
João, Inez, Rafael, Marta, Ademar… São 28 milhões de consumidores que vão aos supermercados, por dia, em todo o Brasil. Em 2020, o setor supermercadista faturou R$ 554 bilhões, o que equivale a 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com a 44ª edição do Ranking ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados). O crescimento se deve ao maior número de operações que, mesmo diante de um cenário de crise, aumentou sua capilaridade. São mais de 91 mil lojas, considerando mercados de vizinhança, supermercados, hipermercados, atacarejos e e-commerces, com uma área de vendas de 22,8 milhões de m2. O setor obteve o melhor índice de lucro líquido das últimas duas décadas, chegando a 2,7% de alta, superando 2019, que já havia sido o maior até então da série histórica.
"Na medida em que as cidades vão se transformando, mostrando novas centralidades, adensamentos, implantando novas avenidas e alterando a circulação das pessoas, o varejo de alimentos se apresenta para este atendimento."
CLAUDIO LUIZ ZAFFARI
DIRETOR DO GRUPO ZAFFARI
Não existe um jeito único de se fazer um shopping center, o que torna esse setor ainda mais instigante. O modelo de negócio pode ter diferentes estratégias como mostram os 601 empreendimentos existentes no país. Deste total, 272 shoppings têm administração própria e são muito representativos para a indústria, a economia e o desenvolvimento das regiões em que estão inseridos.
Com a aceleração digital dos shoppings na pandemia, novos serviços, como o de personal shopper, foram incorporados com o objetivo de atender o cliente de diversas formas e onde ele deseja. Delivery, drive-thru e vendas on-line se tornaram frequentes. Os empreendimentos também investiram em personal shoppers, que é um serviço especializado e personalizado para compras inteligentes e assertivas.
Agora esses profissionais podem ser vistos com mais frequência circulando pelos malls, não apenas buscando os produtos que o cliente deseja, mas também fazendo uma curadoria de itens para eles.
Doe sangue e salve vidas. Essa mensagem é recorrente o ano todo, mas, durante a pandemia, ganhou mais força, especialmente em regiões em que os estoques dos bancos de sangue estavam em níveis muito baixos. Muitos shoppings se envolvem com essa causa há anos, cedendo espaço para a montagem de postos de coleta.
Outros empreendimentos se engajaram na crise sanitária. Nos próximos meses, sempre há uma queda nas doações com a proximidade das férias, datas comemorativas de fim de ano e carnaval, tanto que, em 25 de novembro, se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue e são feitas diversas campanhas na última semana do mês.
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